Ylê Axé Oxalá Olokun & Yemanjá Sessun

Ylê Axé Oxalá Olokun & Yemanjá Sessun Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Ylê Axé Oxalá Olokun & Yemanjá Sessun, Organização religiosa, Doutor Jorge Da Costa, 684, Gravataí.

12/09/2022
04/10/2020

A OCUPAÇÃO NO BATUQUE

PORQUE DEVEMOS GUARDAR SEGREDOS DE NOSSOS IRMÃOS ?

Porque as pessoas não podem saber que se ocupam?

Que o santo chega!
Quem é cavalo de santo!

Cada casa, cada pai ou mãe de santo conta uma história e quando não sabem ao menos uma história são categóricos em dizer: não pode e pronto não pergunta mais!

Em nossa Nação Rio Grandense, o santo é tratado também como uma divindade de luz maior e poder absoluto, porém as pessoas não se portam com humildade perante aos mesmos, claro que nem todas agem assim, mas uma grande porcentagem age desta forma egoísta.
Para explicar um pouco mais sobre este assunto temos que voltar um pouco no tempo e buscar a pureza que nossa religião era á um tempo atrás, e que hoje resta muito pouco.

Os antigos acreditavam que a chegada de um santo na terra era motivo de festa e os adoravam como se fosse divindades, o que realmente são.
As possessões dada de um santo ao individuo era total, ou seja, a pessoa realmente entrava em transe profundo e absoluto, sem controle nenhum de seus movimentos e ações feitas no ritual, essa manifestação era muito forte ao ponto de ter certos cuidados para que ao subir ou for embora, a pessoa pudesse voltar ao seu estado normal sem nenhum prejuízo físico ou psicológico, e muitos não sabiam o que tinha acontecido, ou mesmo que tinham se ocupado de santo.
O cuidado era maior, a devoção era maior, o respeito era total e a veracidade da possessão era plena, pois o santo conseguia mudar o relógio da percepção da pessoa ocupada e ela simplesmente não se dava conta que havia sido tomada pela força de seu orixá independente do tempo que ele ficava em seu corpo.
O segredo surgiu pelo respeito que as pessoas tinham pelo orixá que se manifestava de forma bruta e suave ao mesmo tempo, mostrando veracidade nas palavras, danças e gestos feitos no ritual.

Os próprios orixás em possessão nos aparelhos pediam aos filhos e pessoas envolvidas nos rituais que não contassem suas chegadas, visando manter a fé e a devoção da pessoa escolhida.
A obrigação de nação consiste em ligações: Ocutá, casa do santo representando a natureza, Ferramentas, armas do mesmo para defesa simbolizando a matéria, o Axorô, sangue de animal, simbolizando vida sacrifício, Ori, cabeça da pessoa , simbolizando a vida de quem vai se guiar, cuidar e trabalhar a partir daquele momento.

A confirmação maior de todas essas ligações é dada, quando o orixá em questão manifesta na pessoa em obrigação.
Mesmo o fato não acontecendo não nos permite dizer que a obrigação não houve resposta ou não foi confirmada, na verdade existem também outras formas de saber se a obrigação foi bem aceita pelo orixá e se vai beneficiar a pessoa em questão.

Ex: Búzios.

Mas voltando ao assunto inicial, os orixás no mundo já pediam que não divulgassem suas chegadas, por que sabiam que de uma forma ou de outra, isso afetaria em médio ou em longo prazo a fé das pessoas manifestadas do mesmo.
E para continuar chegando e dando seus Axés a todos, precisa de um aparelho, corpo limpo.
O corpo limpo para orixá não se trata de sujeira material, mas sim de sujeira espiritual aquela que afeta sua fé.
A fé é a crença naquilo que não se vê e não se tem como provar, mas sentimos de alguma forma e isso faz com que as coisas se tornem menos difícil.

Acreditar na obrigação pura, nas ligações que compõem uma obrigação, nos rituais que fazem parte da mesma, sem querer ou desejar ser o santo, mas sim cultuá-lo, isso é ter fé, isso é ter o corpo limpo para uma aproximação maior do orixá na pessoa.
Não se pode divulgar isso, por que simplesmente o fato de saber que se ocupa afetará de imediato a pureza estabelecida pelo santo para então fazer sua chegada.

A pessoa que conta, também terá o mesmo destino, por que se trata de uma pessoa impura no meio, e terá as conseqüências.

Hoje os batuques não são mais como eram antigamente, mas os santos ainda são os mesmos, se estão mais bonitos foi por que o pai de santo o doutrinou assim desta forma, se este mais bem vestido foi por que a pessoa investiu no melhor tecido, se esta apagadinho, é porque criamos expectativas conforme a roupa, se não nos surpreende mais, é por que hoje somos mais exigentes, mas acredite o santo ainda é o mesmo.

Avalie seu comportamento nos batuque e veja quem mudou!

Antes o santo quando chegava era aplaudido ou no mínimo louvado com sua saudação, e isso se dava independentemente de trajes ou nomes, mas pelo simples fato da chegada.
Faziam filas e mais filas de pessoas para tomar axé com o santo, quando partia as pessoas se emocionavam com a saída do santo, suas palavras eram esperadas com fervor e podiam ser qualquer coisa: *saúde, prosperidade, paz, amor, união*. Acatávamos com toda fé do mundo, adorávamos um batuque.
Na hora da foriba, aplaudíamos o ritual, era lindo, bebíamos o atâ, comiam a canja, e o amalá tudo era com muito respeito, esperava-mos a hora da canjica era sagrada.
A balança era o ponto alto do batuque quem não participava queria ver de todo jeito, a reza do Alá, dançar para iemanjá era motivo de honra.
Tinha uma época que ninguém podia sair antes do ecó do batuque era errado podia atrair coisas ruins e muitos tinham o compromisso de ficar até o fim, e quem viesse no primeiro batuque tinha por obrigação comparecer no segundo.

Quem mudou?
O que mudou?

Não importa forma que é feito, como são apresentados, de que maneira dançam a roupa que não brilha as rezas que não danço as pessoas que não gosto, as comidas que não como, a marca de refrigerante que não bebo o banco duro que estou sentado, o fulano que é mais paparicado.
O que de fato faço eu aqui, no meio de tanta gente, mas sou eu muito diferente?
Gosto ou sou obrigado? Sorrio mas não estou feliz? Acredito só se me provarem!

É esse tipo de atitude descompensada e sem nexo que produzem os JOIO que temos hoje, e ensinam história sem fundamentos sobre ocupação, por que ao explicar a verdade atingiriam em seus próprios pés.

Gladis Ligorio

Abençoados os que possuem Orixá e os que o tem sem pedir. Porque Orixá não se pede, não se compra, nem se vende...Orixá ...
16/04/2020

Abençoados os que possuem Orixá e os que o tem sem pedir. Porque Orixá não se pede, não se compra, nem se vende...Orixá a gente sente!

Boa noite!

Claudia Krindges

Gratidão 💙🙏⚓
15/04/2020

Gratidão 💙🙏⚓

Bom dia à todos.
05/12/2019

Bom dia à todos.

Como sempre, eles sabiam muito bem oque estavam fazendo 💙⚓🕊
22/07/2019

Como sempre, eles sabiam muito bem oque estavam fazendo 💙⚓🕊

Bom dia à todos!Origem do Dia mundial do cigano. É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril...
08/04/2019

Bom dia à todos!
Origem do Dia mundial do cigano. É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, pois foi nessa data que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

💙Salve o povo cigano, Optcha !💙

Bom dia !Ótimo inicio de semana à todos.
08/04/2019

Bom dia !
Ótimo inicio de semana à todos.

Bom finalzinho de domingo.
07/04/2019

Bom finalzinho de domingo.

Endereço

Doutor Jorge Da Costa, 684
Gravataí, RS

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ylê Axé Oxalá Olokun & Yemanjá Sessun posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar