08/01/2026
” Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. Lucas 17:20,21
Além de ensinar sobre outros perigos que corrompem ainda mais o já naturalmente enganoso e desesperadamente corrupto coração humano, Jesus também nos alerta para o erro na busca de glória e reconhecimento terrenos.
Seguir a Jesus é outro padrão de existir. O reino dEle não é desse mundo e só pode ser discernido por quem nega a si mesmo e toma a própria cruz e decide dar toda a razão para Deus.
Nossa mentalidade mudou. A fonte do nosso jeito de pensar e querer é Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida.
É tudo diferente.
Somos novas criaturas, não mais movidos pelos valores do mundo.
Andamos aqui na Terra na consciência da eternidade, realçando a nossa nova identidade de filhos de Deus.
Quanto àquela velha e obstinada ambição por notoriedade e influência, a sede por honrarias e a insistente vontade de ser o maior ou o melhor no Seu Reino, o próprio Jesus disse:
“Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês;” Mateus 20:26,27
No Reino de Deus, a honra é somente para Deus. Isso não nos destrói. Ao contrário, nos faz viver com abundância de vida.
Em alguns ambientes religiosos, esse engano é ainda mais perigoso, pois em muitos desses lugares, a verdade costuma ser jeitosamente distorcida para que pessoas ocupem a posição de glória e honra que são devidas somente a Deus.
“Como podem crer, vocês que aceitam glória uns dos outros e não procuram a glória que vem do Deus único?” João 5:44
A falsa religião incentiva o culto à imagem, à perfomance e a busca por posições mais elevadas nas pirâmides de poder e controle, com suas hierarquias, patentes e ranqueamentos.
Nada a ver com o Reino de Jesus, que não é desse mundo.
Quem anda no Evangelho discerne essas sutilezas e não se impressiona mais com essas coisas
Honramos a Deus servindo, sobretudo, aos de condição humilde, e não bajulando quem supostamente pode nos favorecer.
Ninguém é salvo pela importância que tem.
Só Cristo salva.
Somente Ele é digno de glória e honra.
Toda carne é pura vaidade.
Não andamos mais dominados pela necessidade de sermos vistos e aprovados pela plateia da existência.
Somos gratos pelo que vemos todos os dias na criação feita por Deus e no modo em que somos acolhidos por Ele na pessoa e obra de Jesus Cristo.
Se alguém se diz salvo, mas não anda em humildade e quebrantamento, agradecido por ter recebido tudo de graça e ainda se considera ou quer ser superior a alguém e contribui para fortalecer a cultura de um ambiente assim, na verdade ainda não entendeu nada do Evangelho de Jesus Cristo que ensina:
“A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mateus 23:9-12
No Reino dEle, os últimos serão os primeiros.
Até que ponto estamos dispostos a servir em amor sem estarmos em evidência, a adorar sem querer ser adorado, a louvar sem querer ser louvado, a servir sem necessidade de reconhecimento, sem luz e palco para que apenas Jesus Cristo brilhe?