Foi construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938. Por volta do ano de 1700 foi erguida uma capela de taipa nas proximidades do local da atual catedral. O local era originalmente chamado de Praça do Conselho e só muito depois de Praça da Catedral ou Praça da Sé. Outras três igrejas foram construídas no mesmo local, cada uma
em substituição a outra. A última dessas construções permaneceu como Catedral até ser demolida em 1938 por oferecer risco de desabamento. Em razão da reconstrução da Matriz de São José a Catedral provisória passou a ser a Igreja do Rosário no período de 1821 a 1854. Portanto, em 11 de setembro de 1938 na antiga Sé, foi celebrada, por Dom Manoel, a última missa, após a qual as imagens foram transladadas para a Igreja do Rosário. A razão da demolição como já foi mencionada, realmente era convincente: uma forte rachadura nas bases da construção levou os engenheiros da época a darem o grito de perigo. Já estando demolida a antiga Sé, a nova Catedral teve sua pedra fundamental lançada no adro da antiga Sé, a 15 de agosto de 1939 pelo Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel da Silva Gomes, data consagrada à Nossa Senhora da Assunção, na presença das mais altas autoridades civis, militares, eclesiásticas, religiosas, do povo de Fortaleza e da imprensa. Desse modo, a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi construída no local da antiga Igreja da Sé cujo início das obras foi autorizado pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Manoel da Silva Gomes que se tornou o idealizador da nova Catedral. A obra demorou 40 anos para ser concluída. Apresenta-se em concreto aparente, estilo gótico-romano, e inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então Cardeal Arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider. Tem capacidade para acolher 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. Sua arquitetura tem o projeto assinado pelo arquiteto francês George Mounier numa referência à catedral de Colônia (Alemanha). O Templo destaca-se pela sua imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. No período da construção da Catedral atual que é a terceira maior e uma das mais belas catedrais do Brasil (só perdendo para o Rio de Janeiro e Aparecida do Norte), muitos se empenharam: bispos, clero, governantes, empresários e o povo em geral. Várias comissões foram formadas com o objetivo de angariar fundos, como foi o caso da campanha da Papeleta Amarela. Já a Cripta da Catedral foi projetada pelo engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona e foi inaugurada em 1962, homenageando seis santos que morreram jovens: São Domingos Sávio, São Pancrácio (patrono da juventude alemã), São Tarcísio, Santa Maria Goretti, Santa Inês e Santa Luzia. Por esta razão, o então Arcebispo de Fortaleza Dom Antônio de Almeida Lustosa dedicou a Cripta aos jovens adolescentes, colocando suas imagens em seis respectivos altares. Em 2007 a Catedral Metropolitana de Fortaleza passou por uma profunda reforma na parte interna do prédio, com verificação da estrutura, renovação e a inclusão de novos elementos decorativos, nova iluminação, manutenção dos vitrais, colocação do forro acústico e outras inovações. Foram construídas as capelas do Santíssimo Sacramento, da Pia Batismal, de São José (que é padroeiro do Ceará e da Paróquia da Catedral) e também a capela de Nossa Senhora da Assunção (que é padroeira da cidade de Fortaleza). A Cripta foi reinaugurada em 09 de julho de 2011, após um ano e quatro meses de intensa reforma de rara beleza em que foi colocado um piso de granito, uma nova iluminação, um sistema de ar condicionado e construído o presbitério, o altar e o ambão. A Cripta permite acomodar 200 pessoas sentadas. Vale destacar que no altar central da Cripta está a belíssima imagem de Jesus adolescente, de braços abertos, expressando o acolhimento a todos os que visitam a Igreja. Encontramos ainda na Cripta a Capela da Ressurreição onde estão sepultados vários bispos e padres. Por fim, em 12 de agosto de 2011 foi inaugurada a nova iluminação externa da Catedral, feita com lâmpadas de LED e também conta com um carrilhão de sinos eletrônicos. Todo esse conjunto torna a Catedral um monumento histórico e de beleza ímpar.