Seminário Teológico Convívio Emaús

Seminário Teológico Convívio Emaús O Correio do Povo de 28 de agosto de 1971 noticiava: “Criação de um Curso de Teologia foi o que decidiu o Episcopado catarinense”. Ao mesmo tempo, Pe.

Esse desejo já era alimentado por Dom Afonso Niehues (Arcebispo de Florianópolis entre 1967 e 1991) desde 1968 e mesmo solicitado pelo Estado, por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os estudos teológicos foram realizados, até então, em São Leopoldo e Viamão (RS) e, depois, em Curitiba (PR). Em sintonia do Concílio Vaticano II, se percebeu a necessidade de um curso de Teologia n

o Estado, adaptado à realidade catarinense. A intenção do Regional Sul-IV era dupla: acompanhar os candidatos ao presbiterado de maneira mais próxima e ser presença colaboradora no ensino da Teologia. Com iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis, teve início a construção de um pequeno edifício de dois andares, simples, inaugurado em 30 de março de 1973. Tinha 14 quartos e demais dependências. Recebeu o nome simbólico de Convívio Emaús, sugerido pelo Pe. Paulo Bratti, primeiro diretor do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC. Numa de suas salas celebrou-se a Missa inaugural, presidida por Dom Afonso, e foi ministrada a primeira aula do antigo Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), com a presença de seminaristas de Florianópolis, Lages e Tubarão, totalizando 13 alunos. Paulo Bratti entrou em contato com a UFSC para celebrar convênio para uso de salas da Universidade, que acolheram o curso de Teologia de 1973 a 1993. Durante esse tempo, os padres responsáveis pela formação dos seminaristas eram os professores do Instituto Teológico. Mudanças

Em 1975, a Arquidiocese percebeu a necessidade de um novo prédio para a formação dos seminaristas. Essa construção serviu a esses fins até 1991 e hoje abriga o Regional Sul-IV da CNBB e o Tribunal Eclesiástico. Durante esse período, o Convívio foi tido como extensão do ITESC e alugado para estudantes. Em 1979 foi inaugurada a antiga sede do ITESC, hoje Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) que ao mesmo tempo era a residência dos seminaristas catarinenses, exceto os florianopolitanos. A obra foi em grande parte custeada com o dinheiro da venda do Paulinum, antigo seminário do Regional Sul-IV em Curitiba, adquirido em 1965. Em 1988 as dioceses retiraram seus estudantes das dependências do ITESC e cada uma providenciou a construção de seu Seminário, onde estão até hoje. Essa mudança permitiu aos seminaristas de cada diocese maior entrosamento entre si e também distinção entre o ambiente acadêmico e a casa de formação. Durante esse período alguns seminaristas optaram por residir em periferias próximas ao espaço da formação acadêmica. Com a posse de Dom Eusébio Scheid (Arcebispo entre 1991 e 2001) foi aos poucos tomando corpo a ideia de aumentar o Convívio Emaús, que, com a construção de mais dois andares, recebeu os seminaristas da Arquidiocese. Com projeto arquitetônico de uma engenheira de São José dos Campos (SP), teve como mestre de obras o Diácono Manoel Vidal Pereira. No segundo semestre de 1992, o edifício passou a ser ocupado pelos estudantes de Teologia de Florianópolis, tendo como reitor Pe. João Francisco Salm e diretor espiritual Pe. Pedro Adolino Martendal. Desde 01 de janeiro de 2009, o seminário tem como reitor o Pe. Vânio da Silva.

Ontem à noite, vivemos um momento muito especial em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús.  Quem...
27/05/2026

Ontem à noite, vivemos um momento muito especial em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús. Quem convidou os presentes e partilhou seu testemunho vocacional foi o seminarista Wellinton Schmoeller Mees, de Águas Mornas.

A celebração foi presidida pelo Pe. José Vitor, com a presença do Diác. Luiz Paulo de Campos e do Pe. Valter, que nos ajudaram a rezar pelas vocações da Igreja, para que muitos desejem seguir o Senhor na vida sacerdotal, religiosa, consagrada e leiga.

“Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Agradecemos a todos que participaram, rezaram e colaboraram para que essa noite fosse tão abençoada. Que Deus continue guiando e fortalecendo as vocações de nossa comunidade!

Hoje o Seminário Teológico Convívio Emaús rende graças a Deus pela vida do Pe. Valter Maurício Goedert. 🎉🙏  Como é grand...
22/05/2026

Hoje o Seminário Teológico Convívio Emaús rende graças a Deus pela vida do Pe. Valter Maurício Goedert. 🎉🙏

Como é grande a riqueza de podermos morar com ele, conviver de perto com seu testemunho simples, firme e fraterno. Na rotina do seminário, nos pequenos gestos do dia a dia, ele nos evangeliza com a sua disponibilidade, seu cuidado com cada pessoa, seu amor à Igreja e sua entrega silenciosa ao ministério. Pe. Valter é para nós do Convívio é também um pai espiritual e companheiro de caminhada, que nos ajuda a olhar para a vocação com mais seriedade, alegria e esperança. Sua presença entre nós é sinal concreto da ternura de Deus, que nos acompanha, corrige, anima e fortalece no seguimento de Jesus.

Como comunidade do Seminário Teológico Convívio Emaús, agradecemos por sua vida, por sua presença no meio de nós e por todo o bem que Deus realiza através dele. Que o Senhor o conserve com saúde, paz e coragem; que Maria o cubra com seu manto; e que o Espírito Santo continue o guiando e sustentando em sua missão. Parabéns, Pe. Valter! Sua vida é um dom para nossa casa e para toda a Igreja. 🎂✨

A FACASC realizou a Jornada Teológica sobre Transumanismo e Inteligência Artificial, um momento muito rico de estudo e r...
21/05/2026

A FACASC realizou a Jornada Teológica sobre Transumanismo e Inteligência Artificial, um momento muito rico de estudo e reflexão sobre os desafios que as novas tecnologias trazem para a fé cristã e para a dignidade da pessoa humana. Inserida na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, a Jornada procurou olhar para esse mundo marcado pela inteligência artificial e pelo desejo de “superar” os limites humanos à luz do Evangelho e da tradição da Igreja. 📚✨

A abertura foi marcada por uma Celebração Ecumênica pela Unidade Cristã, conduzida pelo Pe. Osmar Debatin, com a presença do Pastor Dr. Renatus Porat, responsável pela Comunidade Luterana da Trindade, e do Arquimandrita Mons. André Sperandio, reitor paroquial da Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau de Florianópolis. Em clima de simplicidade e fraternidade, rezamos juntos pedindo a graça da unidade e do diálogo entre as Igrejas, diante dos desafios do nosso tempo. 🕊️

As palestras foram conduzidas pelo Pe. Dr. Arnaldo Rodrigues, Assessor de Comunicação da CNBB, que abordou o tema do transumanismo e da inteligência artificial de maneira clara e provocadora. Ele ajudou a perceber os riscos de uma tecnologia sem ética, os impactos sobre a visão cristã de pessoa e a responsabilidade da Igreja em estar presente nesse mundo digital sem perder o olhar humano, a compaixão e a centralidade de Cristo. 🎓

A missa de encerramento coroou a Jornada em ação de graças, presidida pelo Pe. Rafael Aléx Lima da Silva,, com a presença de Pe. Kelvin Borges Konz, Pe. Antonio Marcos Machado Madeira (Secretário Executivo da CNBB Sul 4), Pe. José Vitor Fernandes Azevedo, Pe. Valter Maurício Goedert e Pe. Dr. Arnaldo Rodrigues. Tudo o que foi estudado e rezado foi colocado nas mãos de Deus, pedindo que nossas comunidades saibam lidar com as novas tecnologias sem perder o coração evangélico do cuidado e da proximidade. ✝️

Após a missa, os alunos ainda realizaram um workshop explicativo sobre o livro “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, a pedido do Pe. Arnaldo. Esse momento ajudou a aprofundar a relação entre comunicação, formação de opinião e responsabilidade ética, mostrando como a fé e o pensamento crítico caminham juntos.

Ontem tivemos a alegria de celebrar nossa Missa Vocacional, que realizamos todas as terças-feiras no Seminário Teológico...
20/05/2026

Ontem tivemos a alegria de celebrar nossa Missa Vocacional, que realizamos todas as terças-feiras no Seminário Teológico Convívio Emaús. A celebração foi presidida pelo Pe. José Vitor e concelebrada pelo Pe. Valter; juntos, eles nos conduziram em oração pelas vocações de nossa Igreja.

Que o Senhor continue acendendo no coração de muitos o desejo de segui-Lo com maior entrega, seja na vida sacerdotal, religiosa, consagrada ou leiga. “Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).

Agradecemos a todos que estiveram conosco, rezaram e colaboraram para que esta noite fosse tão abençoada. Que Deus continue iluminando e fortalecendo as vocações em nossa comunidade!

Ontem, tivemos a alegria de celebrar mais uma Missa Vocacional aqui no Seminário Teológico Convívio Emaús — sempre às te...
13/05/2026

Ontem, tivemos a alegria de celebrar mais uma Missa Vocacional aqui no Seminário Teológico Convívio Emaús — sempre às terças-feiras!Os convidados desta vez ficaram por conta do seminarista Ezequiel Gonçalves Cipriano, que acolheu com carinho todos que vieram rezar conosco.

A celebração foi presidida pelo Pe. Mário Agustín Pedrozo Olazar e concelebrada pelo Pe. Valter Maurício Goedert. Que a presença deles e de todos os participantes encha nossos corações de esperança e fortaleça o chamado de cada um!

Após a missa, como de costume, tivemos um momento de partilha fraterna, onde cada um trouxe algo para dividir — não só comida, mas também sorrisos, histórias e amizade.Que Deus abençoe a todos que participaram e continue chamando novas vocações! 🙏✨

Ontem, vivemos uma noite de muita graça e alegria em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús, e qu...
06/05/2026

Ontem, vivemos uma noite de muita graça e alegria em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús, e queremos partilhar um pouco desse momento com você. Com grande gratidão a Deus, acolhemos a presença do bispo diocesano de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, que celebrou conosco seus 10 anos de episcopado, testemunhando seu “sim” generoso à Igreja e ao povo de Deus.

Também estiveram conosco o Pe. Willian Fernandes, o Pe. Mário Agostin, da Diocese de Blumenau, e o nosso querido Pe. Valter, que juntos enriqueceram ainda mais esta celebração vocacional. Durante a missa, rendemos graças pelas vocações na Igreja e rezamos para que o Senhor continue chamando muitos homens e mulheres a O seguirem com coragem e amor, nas diversas formas de vida: sacerdotal, matrimonial e leiga.

Tivemos ainda a alegria de celebrar as Bodas de Antimônio dos avós do seminarista Wellinton, o senhor Mário e dona Ilsa, que completaram 53 anos de matrimônio, belo testemunho de fidelidade, perseverança e amor cristão.

Também festejamos com carinho o aniversário do seminarista Lucas Vieira, agradecendo a Deus pelo dom da sua vida e vocação.Que o Senhor da messe continue enviando operários para a sua messe (cf. Mt 9,38) e sustente, com sua graça, todos aqueles que já responderam ao chamado e os que ainda estão discernindo sua vocação.

Hoje agradecemos a Deus pela vida do nosso irmão seminarista Lucas Vieira, um dom para a Paróquia São Sebastião, de Tiju...
02/05/2026

Hoje agradecemos a Deus pela vida do nosso irmão seminarista Lucas Vieira, um dom para a Paróquia São Sebastião, de Tijucas, para o Seminário Teológico Convívio Emaús e para toda a nossa Igreja.

Sua entrega, sua alegria no serviço e seu desejo sincero de seguir Jesus mais de perto são sinais vivos da ação de Deus em seu coração. Em comunhão, rezamos por ele com as palavras da Escritura: “O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sua face sobre ti e te seja favorável! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6,24-26)

Lucas, conte sempre com nossas orações, amizade e apoio nesta caminhada vocacional. Que este tempo seja cheio de graça, perseverança e amor ao chamado que Deus lhe fez. Feliz aniversário, Lucas! Seminário Teológico Convívio Emaús 🙏

Ontem à noite, vivemos um momento muito especial em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús.  A ce...
29/04/2026

Ontem à noite, vivemos um momento muito especial em nossa Missa Vocacional, no Seminário Teológico Convívio Emaús.

A celebração foi presidida pelo Pe. José Vitor, com a presença do Diác. Luiz Paulo de Campos e do Pe. Valter, que, juntos, nos ajudaram a rezar pelas vocações da nossa Igreja. Que o Senhor continue despertando em muitos corações o desejo de segui-Lo mais de perto, na vida sacerdotal, religiosa, consagrada e leiga.

"Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9,38). Agradecemos a todos que estiveram conosco, rezaram e colaboraram para que essa noite fosse tão abençoada. Que Deus continue guiando e fortalecendo as vocações da nossa comunidade!

28/04/2026

Hoje, o Seminário Teológico Bom Pastor, em comunhão com o Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe, os Missionários do Sagrado Coração (MSC), os Freis Capuchinhos e nós, do Seminário Teológico Convívio Emaús, celebrou o seu padroeiro, o Bom Pastor, em sua casa de formativa.

Tivemos também a alegria de contar com a presença do Pe. Osmar, representando o corpo docente da FACASC, juntamente com os reitores de todos os seminários presentes.

Nossa gratidão especial ao Movimento Serra, que, sob a coordenação de Elaine Albuquerque, do distrito 107-SC, preparou com carinho um lindo e saboroso jantar para todos e a casa formativa por nos acolher. Foi uma noite de profunda fraternidade, gratidão e renovação da vocação, marcada pela alegria de caminharmos juntos, unidos como Igreja em nosso Regional Sul 4.

23/04/2026

Hoje é dia de TBT da nossa Formação Pastoral Missionária que aconteceu na última quinta-feira, com as palestrantes Maria Glória e Sílvia, como parte da formação dos seminaristas do Seminário Teológico Convívio Emaús.

Inspirados nos Grupos Bíblicos em Família, fomos chamados a fortalecer a “Igreja nas casas”, renovando nosso compromisso com a missão, com o anúncio da Palavra e com a vida pastoral em nossas comunidades.

Endereço

Rua Deputado Antônio Edu Vieira, Pantanal/1690
Florianópolis, SC
88040-001

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Seminário Teológico Convívio Emaús posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar