Grupo Espirita O Bom Samaritano Fartura sp

Grupo Espirita O Bom Samaritano Fartura sp Fora da caridade não ha salvação!!

🚨 O Bazar Solidário que qconteceria neste sábado, 16/05, foi cancelado. Mas não se preocupe: já temos uma nova data marc...
14/05/2026

🚨 O Bazar Solidário que qconteceria neste sábado, 16/05, foi cancelado.
Mas não se preocupe: já temos uma nova data marcada para reunir solidariedade, alegria e boas energias! ✨️
🗓 13/06 - segundo sábado de junho.
Será um dia de união com roupas, brinquedos e muito amor compartilhado.
Venha participar e espalhar luz com a gente 🙏🏼✨️
🛐 Casa Espírita O Bom Samaritano
Rua Vicente Trindade, 80 no Centro de Fartura - SP
https://www.instagram.com/p/DYTHDvdnYy0/?igsh=MzFibG1xZXdwM3R3

30/04/2026

Bom diaaaaaaaaaa🌹🍁🌹
Dica de hoje: "hostilidade"
Por que somos hostis com as pessoas que mais amamos???

Somos muito amáveis e gentis com as pessoas de fora, mas com as pessoas que convivem conosco somos grosseiros, mal educados, mal humorados e muitas vezes até agredimos com palavras e atitudes hostis???

Precisamos mudar nossa maneira de viver e tratar todas as pessoas com amabilidade e respeito!!! Ninguém gosta de ser mal tratado!!! Nós não gostamos...

Hoje, vamos ouvir mais e impor menos!!! Elogiar mais e calar nossas críticas que não ajudam em nada... Só por hoje vamos conviver melhor com todas as pessoas, não vamos nos irritar por pequenas coisas que só prejudicam nosso relacionamento com a nossa família e amigos!!!

Vamos ter mais paciência, ser mais tolerantes!!! Vamos tratar todas as pessoas com amor e respeito!!!

Assim como nos habituamos com a hostilidade, podemos criar hábitos bons com todos!!! Ser mais simpáticos e amigos no nosso lar!!! Sorrir mais, tirar do nosso semblante a "cara feia"!!! E trocarmos pelo bom humor!!!

Com certeza seremos mais felizes e faremos nossos familiares mais felizes também!!!

F**a a dica de hoje!!! Vamos ser mais alegres e felizes!!!
⭐⭐⭐
Autor desconhecido

Foto: saí verde

22/04/2026

No "Livro dos Espíritos", a pedra angular da codificação feita por Allan Kardec, a definição de alma é apresentada de forma transformadora. Para o Espiritismo é estrutural para entender a nossa existência.

✨​A Alma: O Espírito em Jornada

​Você já sentiu que habita um corpo, mas que não é o corpo? Segundo o Livro dos Espíritos, essa intuição tem nome e lógica.

A definição fundamental é simples: a alma é um Espírito encarnado.

​1. A Diferença entre Espírito e Alma
​Para Kardec, a distinção é puramente de estado:

​Espírito: É o ser inteligente da criação, individualizado e imortal, quando está no plano espiritual (o "mundo normal" dos Espíritos).

​Alma: É esse mesmo Espírito quando está ligado a um corpo físico. É o hóspede temporário da matéria.

​2. O Elo Invisível: O Perispírito

​Como algo puramente imaterial se liga à carne?
A alma não flutua solta no corpo. Ela utiliza o perispírito, um envelope semimaterial que serve de traço de união entre a inteligência espiritual e a matéria densa. É através dele que a alma sente as sensações do corpo e transmite sua vontade ao mundo físico.

​3. Por que estamos aqui?
​A alma não habita o corpo por acaso ou castigo. A encarnação é uma ferramenta de progresso. No estado de alma (encarnada), o Espírito passa por provas e expiações que aceleram seu desenvolvimento intelectual e moral.

​"A alma tem suas faculdades próprias; mas essas faculdades só podem manifestar-se pelos órgãos do corpo." (Questão 369)

​4. O que acontece na "morte"?

Quando o corpo falece, o elo se rompe e a "alma" volta a ser, tecnicamente, apenas "Espírito". Ela leva consigo todas as conquistas, memórias e virtudes adquiridas na Terra, mas deixa para trás as limitações biológicas.

​Você é um Espírito imortal que, neste exato momento, atende pelo nome de "alma". Sua passagem pela matéria é um estágio acadêmico em uma universidade infinita, onde o objetivo final é a perfeição e a felicidade plena.
​Ao fechar os olhos hoje, lembre-se: você não tem uma alma. Você é a alma, e o corpo é apenas a sua ferramenta de trabalho.🙌

22/04/2026
22/04/2026

O GIGANTE DEITADO (Chico Xavier)

Nascido em Ituiutaba (MG), em 1 de novembro de 1939 e tendo desencarnado em 25 de novembro de 1989, a vida do médium Jerônimo Mendonça foi um exemplo de superação de limites. Totalmente paralítico há mais de trinta anos, sem mover nem o pescoço, cego há mais de vinte anos, com artrite reumatóide que lhe dava dores terríveis no peito e em todo o corpo, era levado por mãos amigas por todo o Brasil a fora para proferir palestras. Foi tão grande o seu exemplo que foi apelidado “O Gigante Deitado” pelos amigos e pela imprensa.
Houve uma época, em meados de 1960, quando ainda enxergava, que Jerônimo quase desencarnou de uma hemorragia acentuada das vias urinárias. Estava internado num hospital de Ituiutaba, quando o médico amigo chamou seus companheiros espíritas que ali estavam e lhes disse que o caso não tinha solução. A hemorragia não cedia e ele ia desencarnar.
- Doutor, será que podemos pelo menos levá-lo até Uberaba para despedir-se de Chico Xavier? Eles são tão amigos!
- Só se for de avião. De carro ele morre no meio do caminho.
Um de seus amigos tinha avião. Levaram-no para Uberaba. O lençol que o cobria era branco e quando chegaram a Uberaba estava vermelho tinto de sangue. Chegaram na Comunhão Espírita onde Chico trabalhava, mas ele não estava naquela hora, participava de trabalho de peregrinação; visita fraterna, levando pão e o Evangelho aos pobres e doentes.
Ao chegar, vendo o amigo vermelho de sangue, disse Chico:
- Olha só quem está nos visitando! O Jerônimo! Está parecendo uma rosa vermelha! Vamos todos dar um beijo nessa rosa, mas com muito cuidado para ela não se despetalar!
Um a um, os companheiros passavam e lhe davam um suave beijo no rosto. Ele sentia a vibração de energia fluídica que recebia em cada beijo. Finalmente, Chico deu-lhe um beijo, colocando a mão no seu abdômen e assim permanecendo por alguns minutos. Era a sensação de um choque de alta voltagem saindo da mão de Chico, o que Jerônimo percebeu. A hemorragia parou.
Ele, que fraco, havia ido ali se despedir para desencarnar, acabou fazendo a explanação Evangélica da noite á pedido de Chico. Em seguida, veio a seguinte explicação:
- Você sabe o porquê desta hemorragia, Jerônimo?
- Não, Chico.
- Foi porque você aceitou o “coitadinho”. Coitadinho do Jerônimo, coitadinho… Você desenvolveu a autopiedade, começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo. O seu pensamento negativo, fluidicamente interferiu no seu corpo físico, gerando a lesão. Doravante Jerônimo! Vença o coitadinho. Tenha bom ânimo, alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você!

Jerônimo sobreviveu quase trinta anos após a hemorragia “fatal”. Venceu o “coitadinho”.

18/04/2026
18/04/2026

Aconteceu em 1960... Chico decidiu levar a mensagem do Espiritismo para além das fronteiras do Brasil. Acompanhado de Waldo Vieira, ele viajou para os Estados Unidos e, em seguida, para a Inglaterra. Chico fazia com o mesmo ímpeto dos antigos discípulos cristãos, como Paulo de Tarso e Barnabé, que saíram pelo mundo para espalhar a semente do Evangelho.

Durante essa jornada internacional, o médium, que mal havia concluído o ensino primário, produziu uma série impressionante de mensagens psicografadas perfeitamente em inglês. Esses textos acabaram compondo o livro *Entre Irmãos de Outras Terras*, publicado pela Federação Espírita Brasileira.

Nos Estados Unidos, Chico passou por Nova York e depois seguiu para a Carolina do Norte, onde ficou hospedado por cerca de quatro meses na casa do casal Salim Haddad. Nessa mesma época, um jovem médico brasileiro, o Dr. Eurípedes Tahan Vieira — que anos mais tarde se tornaria o médico pessoal de Chico em Uberaba —, estava morando no país, revalidando seu diploma e exercendo a medicina.

Certo dia, os dois caminhavam juntos por uma movimentada rua no centro de Nova York. Chico ainda não era a figura mundialmente conhecida que se tornaria nas décadas seguintes, mas algo extraordinário aconteceu. Um homem desconhecido, que falava espanhol, parou de repente na calçada, olhou para Chico e, tocando o ombro do médium com profunda aflição, fez um apelo desesperado:

— Eu preciso muito do senhor. Minha mulher está passando mal.

O homem era porto-riquenho e, de alguma forma inexplicável, sentiu que aquele brasileiro caminhando pela rua era a única pessoa capaz de ajudá-lo. O Dr. Eurípedes ficou bastante receoso com a abordagem daquele estranho no meio de Nova York, mas Chico, sereno como sempre, pediu ao médico que anotasse o endereço do rapaz.

No dia seguinte, cumprindo a promessa, os dois foram até a casa do porto-riquenho. Ao entrarem no quarto, depararam-se com uma cena de grande sofrimento: a esposa do homem estava em um estado de obsessão severa, contorcendo-se de dor e angústia sobre a cama.

Chico, mantendo a calma, pediu ao marido que colocasse uma vasilha com água sobre um móvel do quarto. Em seguida, ele se aproximou da mulher e começou a aplicar-lhe um passe espiritual. Imediatamente, um fenômeno físico lindíssimo, que Oswaldo de Castro testemunhou várias vezes na presença de Chico, aconteceu: a água transparente da vasilha tornou-se subitamente leitosa e o quarto inteiro ficou impregnado com um perfume maravilhoso de flores.

O alívio foi instantâneo. A mulher parou de se debater e ficou completamente restabelecida. Chico então sentou-se ao lado dela e começou a conversar, amparando-a e orientando-a. O detalhe que deixou o Dr. Eurípedes boquiaberto foi o idioma: o diálogo inteiro fluiu em um castelhano absolutamente perfeito.

Quando os dois saíram da casa e voltaram para a rua, o médico, ainda atônito com o que acabara de presenciar, virou-se para o amigo e exclamou:

— Que negócio é esse, Chico? Desde quando você fala espanhol fluente?

Com a humildade que era a sua marca registrada, Chico sorriu e revelou o segredo por trás do fenômeno da xenoglossia:

— Não fui eu quem falou, Eurípedes. Foi a avó dela que falou por mim...
_________________
Essa história foi contada na obra Notáveis Casos de Chico Xavier, por Oswaldo de Castro

18/04/2026

QUAL O VÍNCULO DOS PAIS COM OS FILHOS ANTES DE REENCARNAR?

No grande teatro da vida, os laços que unem pais e filhos são tecidos muito antes do primeiro encontro físico, em fios de luz e aprendizado que atravessam as eras. Antes mesmo de um espírito reencarnar em uma família, já existe uma conexão profunda, uma história compartilhada com aquelas almas que o receberão. Não há acasos nos reencontros familiares; há propósitos, afinidades e, por vezes, necessidades de reajuste.

Esses vínculos pré-existentes são diversos como as estrelas no céu. Podem ser laços de imensa afinidade, almas que já vibraram juntas em sintonia de amor e companheirismo em outras jornadas, e que agora se reúnem para fortalecer ainda mais essa conexão, aprofundando o aprendizado mútuo no seio familiar. A chegada de um filho, neste caso, é a celebração de um amor que já florescia no jardim da eternidade.

Por outro lado, a reencarnação também pode ser um convite à reconciliação. Espíritos que tiveram desavenças no passado, que carregam mágoas, ressentimentos ou débitos mútuos, podem ser atraídos para o mesmo núcleo familiar. O que antes foi conflito, agora se apresenta como oportunidade de cura. Pais podem receber como filhos aqueles a quem precisam reparar faltas passadas, ou com quem assumiram o compromisso de auxiliar em sua evolução. Aquele que foi adversário pode renascer como irmão, filho ou pai, não por castigo, mas por uma lei maior de amor que busca transformar antigas sombras em luz.

A família, portanto, é a primeira e mais fundamental escola de relacionamento humano. O objetivo da reencarnação em conjunto é sempre o aprimoramento, a harmonização. É aprender a amar, a perdoar, a cooperar. As relações fáceis nos convidam a expandir o amor; as relações desafiadoras nos conclamam a construir o amor onde ele ainda parece ausente, dissolvendo mágoas com compreensão e paciência.

A responsabilidade dos pais é imensa e sagrada. É cuidar, amparar, guiar o espírito que lhes foi confiado, ajudando-o a ser melhor, a encontrar seu caminho. Essa missão deve ser cumprida com amor, diálogo e respeito. Quando a relação se mostra mais difícil, talvez ecoando dissonâncias passadas, é aí que o amor, a tolerância e o perdão precisam ser ainda mais presentes e intensos. Educar com amorosidade é a chave para desfazer as sombras do passado e construir pontes de luz para o futuro, transformando cada desafio em um degrau na escada da evolução conjunta.

Facebook Instagram e YouTube:
Tik Tok:
*********
Gratidão luz e paz a todos!

18/04/2026

Bom diaaaaaaaaaa!!!

Dica de hoje:
Ter bom humor...
O mau humor constante se torna um vício que devemos extirpar da nossa vida, pois nos faz infelizes e também as pessoas que nos rodeiam!

É normal ficarmos de mau humor de vez em quando, mas vivermos sempre carrancudos, de mal com a vida, dando coices e pontapés em todas as pessoas com palavras grosseiras nos tornam pessoas insuportáveis!!!

Vamos hoje começar a criar bons hábitos começando nosso dia com um bom diaaaaaaaaaa!!!

Com um sorriso, com alegria de viver e nos esforçarmos para sermos boa companhia, pessoas bem humoradas e bem amadas...
Podemos mudar!!! Devemos mudar de atitude com as pessoas que convivem conosco diariamente!!!

E quando vier o mal humor, vamos nos recolher, fazer uma prece, ler uma página edificante, cantar ou ouvir uma música boa e sorrir, afinal ninguém é obrigado a aguentar o nosso mal humor!!! Nem mesmo nós...rsrs
🌟🌟🌟
Autor desconhecido

Foto: Peixe Frito Pavonino

17/04/2026

Tem gente que é assim...
Sorriso... Quando o coração quer chorar.
Choro... Quando a voz quer calar...
Olhar... Quando o medo quer nos cegar.
Tem gente que é assim...
De todas as Estações...
Aquece nos dias de inverno...
Tá lá quando o Outono chega...
É claridade no Verão
É perfume pra alma na primavera.
Tem gente que é assim...
Sossego na tempestade.
Calmaria na ventania...
Lenitivo na hora da dor.
Tem gente que é assim...
Explica sem "dar satisfação."
Fala com exatidão...
Desarma qualquer má intenção.
Tem gente que é assim...
Fala com o olhar...
Sorri com a alma...
Sente com o coração...
Tem gente que é assim...
"É gente... Que Ama gente."
Scheilla Lobato

Feliz dia ‼️

Endereço

Vicente Trindade 80 Centro
Fartura, SP
18870000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 20:00 - 21:00
Quinta-feira 19:00 - 20:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Grupo Espirita O Bom Samaritano Fartura sp posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar