Ílè Áláketù Ásé Èwè K'olè Mì

Ílè Áláketù Ásé Èwè K'olè Mì Fundada no ano de 2020, nação ketu dirigido pelo Babalorisà Rodrigo T’Osaniyn. Instagram

Tudo com muito amor, respeito e liturgia. Odu Eta
14/11/2024

Tudo com muito amor, respeito e liturgia.

Odu Eta

Lindo festejo! O  Ílè Áláketù Ásé Èwè K'olè Mì está de parabéns, Obrigado a meu babalorisá José Mauro Guimaraes DE Jesus...
05/11/2024

Lindo festejo! O Ílè Áláketù Ásé Èwè K'olè Mì está de parabéns, Obrigado a meu babalorisá José Mauro Guimaraes DE Jesus, meus irmão, minha família de Asé, meus filhos, convidados ilustres que tiveram na minha casa. Tudo muito lindo

Não existe amor maior!
01/11/2023

Não existe amor maior!

27/04/2023
15/01/2023
Grande amigo da egbé Alagbê Alexandre.
15/01/2023

Grande amigo da egbé Alagbê Alexandre.

Grande mestre…
15/01/2023

Grande mestre…

Sobra postura!
15/01/2023

Sobra postura!

Grande festejo!
13/01/2023

Grande festejo!

Uma antiga história Nàgó, conta que um grupo de pessoas de uma cidade resolveu tramar contra “Olasi”, eles falaram que q...
06/01/2023

Uma antiga história Nàgó, conta que um grupo de pessoas de uma cidade resolveu tramar contra “Olasi”, eles falaram que quando Olasi saísse da sua fazenda eles iriam roubá-lo e bater nele. Essas pessoas tinham grande inveja de Olasi, pois ele tinha grande facilidade em cultivar a terra.

Quando Olasi ficou sabendo da intenção dos seus inimigos, resolveu consultar Ifá, o grande Deus do Oráculo. Ifá disse à Olasi que ele deveria permanecer em sua fazenda por um longo período, cuidando das coisas da terra e que não retornasse à cidade, num período mínimo de um ano. Assim Olasi fez. Nesse período, as pessoas da cidade próxima a fazenda de Olási começaram a passar por grandes dificuldades. As mulheres não engravidavam mais… Os homens não conseguiam trazer alimentos para casa… Toda a cidade ficou em caos.

Nesse período, Olási ficou plantando tudo o que conseguia, criando dessa forma, uma grande produção. Na fazenda de Olasi havia de um tudo. Inhame, milho, feijão, Obì, tudo em abundância. Mas ninguém da cidade desfrutava de toda essa fartura, pois Olasi não retornou mais à cidade.

Prestes de completar um ano, um ancião da cidade consultou Ifá para saber o que a população deveria fazer para que tudo voltasse ao normal. Por meio do jogo, ele descobriu que tudo o que estava acontecendo foi em razão da traição que algumas pessoas da cidade iriam fazer à Olasi. Ifá disse ao ancião, que ele deveria reunir todas as pessoas da cidade e que juntos, eles deveriam ir à fazenda (Oko) de Olási, levando bebidas, tambores e tocando flautas. Quando lá chegassem deveriam pedir perdão à Olasi, pedindo que ele regressasse à cidade.

No outro dia, o ancião reuniu a população da cidade e comunicou o recado de Ifá. Todos foram tocando tambores até a fazenda, quando lá chegaram ficaram maravilhados com tanta fartura, com tantos inhames, com tanto milho. Quando Olasi foi recebê-los eles começaram à gritar: “Òrìsà Oko!!! Òrìsá Oko!!! Òrìsà Oko!!!” (Deus da Fazenda, Deus da Fazenda, Deus da Fazenda).

28/02/2022

Malandro da estrada e sua fiel escudeira Maria Navalha…

Vocês estão vendo aquela casa pequenina, lá no alto da colina?

É uma casa de malandro, Maria Navalha e Zé Pilintra. 🎼🎶🎼🎶



















Endereço

Rua Aiala, Cidade Parque Paulista, Duque De Caxias/
Duque De Caxias, RJ
25261-160

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ílè Áláketù Ásé Èwè K'olè Mì posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria