23/04/2025
Ogum é o Orixá da Lei, mas não das leis criadas pelos Homens. Ogum rege a Lei Divina, aquela que não está escrita em papel, e sim impressa em nosso subconsciente, na memória ancestral que carregamos em nossa essência espiritual. Somos ensinados (em sua maioria) sobre o bem e o mal, sobre o certo e o errado, e dentro da espiritualidade temos a oportunidade de aprender sobre as Leis Divinas — sobre o princípio do merecimento, sobre colhermos aquilo que plantamos — e Ogum está em tudo isso.
Além disso, Ogum é o caminho, é o Senhor dos Caminhos, aquele que nos protege e nos dá direção! Conhecido em sua personificação como o Grande General, o Senhor das Batalhas, aquele que, com sua espada e seu escudo, luta incansavelmente abrindo os caminhos de seus filhos e filhas de fé. Como disse, Ogum está em tudo e está para todos nós, nos dando amparo, proteção e coragem.
Na filosofia Africana, especialmente entre os povos Iorubás, Ogum representa o princípio da transformação. Ele é aquele que rompe os ciclos de estagnação, que nos impulsiona a seguir em frente com coragem, ação e responsabilidade. Ogum é o arquétipo do Fazer, da Ação Reta e do movimento em direção ao crescimento. Sua força é vital para enfrentarmos os desafios da existência com firmeza, sempre em conexão com o axé que nos sustenta.
Na Umbanda, Ogum se apresenta como aquele que corta o mal com sua espada sagrada, que desfaz feitiços, quebra demandas e protege os terreiros. Ele é aquele que caminha à frente, abrindo as estradas espirituais e materiais, garantindo que cada um de nós possa cumprir sua missão com dignidade e coragem. Ogum, é também expressão da fé guerreira, da disciplina, da luta por justiça e da ordem espiritual. É aquele que executa a vontade divina, que age sem hesitação para defender seus filhos e filhas.
Ele é o elo entre o Orum e o Ayê, entre o espiritual e o concreto, nos ensinando que fé sem ação é incompleta. Ele nos lembra que, mesmo na espiritualidade, é preciso lutar, não com violência, mas com firmeza, coragem e retidão.
Ogum é, portanto, força, caminho, proteção e lei. É a espada da verdade, o escudo da justiça, o aço que transforma e guia.
No dia 23 de abril Celebramos Ogum, reverenciando sua força, sua luz e sua presença constante em nossa caminhada. Ogum Iê, meu Pai! Ogunhê! Patakori Ogum!