Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento - Tattwa Santa Família

Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento - Tattwa Santa Família Centro de Irradiação Mental aberto ao público com reuniões às segundas-feiras das 20:00 hrs às 21:00hrs, mais informações entre em contato conosco.

13/05/2023

Signif**ado de Esotérico adjetivo.

Que pode ser entendido ou compreendido por poucas pessoas; hermético.
[Por Extensão] Que é ensinado a um grupo restrito e fechado de pessoas.
Refere-se à doutrina ou prática que se fundamenta em saberes sobrenaturais.
[Filosofia] Dizia-se do ensino que, na antiguidade grega, se destinava a um grupo seleto, geralmente especializado, de discípulos.
Etimologia (origem da palavra esotérico). Do grego esoterikós.

https://www.youtube.com/watch?v=LDf5qQdEaIgVem,Te direi em segredoAonde leva esta dança.Vê como as partículas do arE os ...
01/03/2023

https://www.youtube.com/watch?v=LDf5qQdEaIg

Vem,
Te direi em segredo
Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar
E os grãos de areia do deserto
Giram desnorteados.

Cada átomo
Feliz ou miserável,
Gira apaixonado
Em torno do sol.

Ninguém fala para si mesmo em voz alta.
Já que todos somos um,
falemos desse outro modo.

Os pés e as mãos conhecem o desejo da alma
Fechemos pois a boca e conversemos através da alma
Só a alma conhece o destino de tudo, passo a passo.

Vem, se te interessas, posso mostrar-te.

Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
e mais tarde, animal.
Como pode isto ser segredo para ti?

Finalmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.

Não durmas,
senta com teus pares

A escuridão oculta a água da vida.
Não te apresses, vasculha o escuro.
Os viajantes noturnos estão plenos de luz;
não te afastes pois da companhia de teus pares.

Faltam-te pés para viajar?
Viaja dentro de ti mesmo,
e reflete, como a mina de rubis,
os raios de sol para fora de ti.

A viagem conduzirá a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro.

Sofreste em excesso
por tua ignorância,
carregaste teus trapos
para um lado e para outro,
agora f**a aqui.

Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.

Oh, dia, levanta! Os átomos dançam,
As almas, loucas de êxtase dançam.
A abóbada celeste, por causa deste Ser, dança,
Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança.
Ontem à noite, confidencialmente, eu disse a um velho sábio:
- Não me esconda nada dos segredos do mundo!
Muito docemente, ele me disse ao ouvido:
- Chut! Podemos compreender, mas não exprimir!

Quero fugir a cem léguas da razão,
Quero da presença do bem e do mal me liberar.
Detrás do véu existe tanta beleza: lá está meu ser.
Quero me enamorar de mim mesmo, ó vós que não sabeis!

Eu soube enfim que o amor está ligado a mim.
E eu agarro esta cabeleira de mil tranças.
Embora ontem à noite eu estivesse bêbado da taça,
Hoje, eu sou tal, que a taça se embebeda de mim.

Ele chegou... Chegou aquele que nunca partiu;
Esta água nunca faltou a este riacho
Ele é a substância do almíscar e nós o seu perfume,
Alguma vez se viu o almíscar separado de seu cheiro?

Se busco meu coração, o encontro em teu quintal,
Se busco minha alma, não a vejo a não ser nos cachos de teu cabelo.
Se bebo água, quando estou sedento
Vejo na água o reflexo do teu rosto.

Sou medido, ao medir teu amor.
Sou levado, ao levar teu amor.
Não posso comer de dia nem dormir de noite.
Para ser teu amigo
Tornei-me meu próprio inimigo.

Teu amor me tirou de mim.
De ti, preciso de ti
Noite e dia, eu queimo por ti.
De ti, preciso de ti.

Não posso dormir quando estou contigo
por causa de teu amor.
Não posso dormir quando estou sem ti
por causa de meu pranto e gemidos.
Passo as duas noites acordado
mas, que diferença entre uma e outra!

Não temos nada além do amor.
Não temos antes, princípio nem fim.
A alma grita e geme dentro de nós:
- Louco, é assim o amor.
Colhe-me, colhe-me, colhe-me!
À noite, pedi a um velho sábio
que me contasse todos os segredos do universo.
Ele murmurou lentamente em meu ouvido:
- Isto não se pode dizer, isto se aprende.

A fé da religião do Amor é diferente.
A embriaguez do vinho do Amor é diferente.
Tudo que aprendes na escola é diferente.
Tudo que aprendes do Amor é diferente.

- Vem ao jardim na primavera, disseste.
- Aqui estão todas as belezas, o vinho e a luz.
Que posso fazer com tudo isso sem ti?
E, se estás aqui, para que preciso disso?

"Te direi em Segredo", de Rumi, é mais um vídeo feito sobre os poemas recitados por Roberto Crema e musicado por Marcus Viana.Além de Rumi, estão também pre...

28/02/2023

Dei tudo a Deus. Nada mais há que eu possa dar. E já compreendi que o único propósito da vida é conhecer Deus. Muita gente pode duvidar que encontrar Deus seja o objetivo da vida, mas todos podem aceitar a ideia de que o propósito da vida é encontrar a felicidade. Eu afirmo que Deus é a Felicidade. Ele é a Bem-aventurança. Ele é o Amor, é a Alegria que nunca deixará sua alma. Então, por que não trata de adquirir essa Felicidade? Ninguém pode dá-la a você. Você mesmo deve cultivá-la, continuamente. As forças da natureza estão constantemente tentando proporcionar-lhe os prazeres do mundo, mas as satisfações transitórias só terminam em tristeza e amargura. Mesmo a pessoa mais privilegiada, aquela que parece ter tudo, pode não ser feliz. E as coisas terrenas nunca o satisfarão por muito tempo. Elas proporcionam apenas paz e contentamento falsos. O mundo inteiro está mergulhado no caos, em consequência dos desejos ambiciosos. A ganância cria as guerras. Apenas a ganância.

Paramahansa Yogananda,
A Eterna Busca do Homem.

https://www.youtube.com/watch?v=qyj-3P8_UmQ&list=RDEMMCzYE3hVCYtlXVXrlqHmdgPense no que vai dizer antes de abrir a boca....
27/02/2023

https://www.youtube.com/watch?v=qyj-3P8_UmQ&list=RDEMMCzYE3hVCYtlXVXrlqHmdg

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia. Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi. Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas. Se se identif**a com o êxito, terá êxito. Se se identif**a com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos. Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída. Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO. Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação. Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe. Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas. O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles. Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio. Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente. Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.

Leitura e Adaptação: Padrinho Zé Ricardo.Vídeo. Anildo Abreu Gostou do conteúdo , curta e ative as notif**ações Musica de fundo : Lex van Someren OM Initiat...

https://www.youtube.com/watch?v=9NomNEugyMIDentro deste mundo há outro mundoimpermeável às palavras.Nele, nem a vida tem...
25/02/2023

https://www.youtube.com/watch?v=9NomNEugyMI

Dentro deste mundo há outro mundo
impermeável às palavras.
Nele, nem a vida teme a morte,
nem a primavera dá lugar ao outono.

Histórias e lendas surgem dos tetos e paredes,
até mesmo as rochas e árvores exalam poesia.
Aqui, a coruja transforma-se em pavão,
o lobo, em belo pastor.

Para mudar a paisagem,
basta mudar o que sentes;
E se queres passear por esses lugares,
basta expressar o desejo.

Fixa o olhar no deserto de espinhos.
– Já é agora um jardim florido!
Vês aquele bloco de pedra no chão?
– Já se move e dele surge a mina de rubis!

Lava tuas mãos e teu rosto
nas águas deste lugar,
que aqui te preparam um fausto banquete.
Aqui, todo o ser gera um anjo;
e quando me veem subindo aos céus
os cadáveres retornam à vida.

Decerto vistes as árvores crescendo da terra,
mas quem há de ter visto o nascimento do Paraíso?
Viste também as águas dos mares e dos rios,
mas quem há de ter visto nascer
de uma única gota d’água
uma centúria de guerreiros?

Quem haveria de imaginar essa morada,
esse céu, esse jardim do paraíso?
Tu, que lês este poema, traduze-o.
Diz a todos o que aprendeste
sobre este lugar.

Rumi foi talvez o maior poeta e filósofo árabe de todos os tempos. Ao lado de Omar Khayam e Kalil Gibran, ele forma um imenso universo de beleza e poesia.Reu...

22/02/2023

"Quanto mais se eleva e purif**a o seu ser, mais sensível será a tudo quanto o rodear, quer pertença ao mundo visível, quer ao invisível, convertendo-se de dia para dia, em necessidade absoluta do seu modo de ser o elevar-se para tudo quanto é absolutamente generoso, puro, belo e sublime. " (Prentice Mulford, em NOSSAS FORÇAS MENTAIS, capítulo "A Prece Através dos Tempos")

25/01/2023

ENSINAMENTOS DE SWAMI VIVEKANANDA

“Afirmem-se no Ser, só então poderão amar verdadeiramente o mundo. Mantenham-se em uma posição muito, muito alta. Conhecendo a nossa natureza universal devemos contemplar, com perfeita tranquilidade, todo o panorama do mundo.

Todos os prazeres, dos sentidos e da mente, são fugidios. Dentro de nós está o único e verdadeiro prazer, sem conexão, que não depende de nada. É perfeitamente livre, é bem-aventurança.

Quanto mais interior é nossa felicidade, mais espirituais somos. O prazer do Eu superior é o que o mundo chama de religião.

O universo interno, o real, é infinitamente maior do que o externo, que é somente uma insignif**ante projeção do verdadeiro universo. Este mundo não é verdadeiro, nem ilusório, é a sombra da verdade.

A criação é infinita, sem princípio, sem fim. É uma incessante ondulação em um lago infinito. No entanto, há profundidades não alcançadas, e outras onde o equilíbrio foi recobrado, mas a onda sempre se expande. A luta por recobrar o equilíbrio é eterna.

Efetuamos nosso melhor trabalho e exercemos nossa maior influência quando nos esquecemos completamente do eu. Todos os grandes gênios sabem disso.

Devemos nos entregar ao único e divino Ator, e deixar que Ele atue. Não temos outra coisa a fazer, senão afastarmo-nos e deixar que Deus atue. Quando mais nos afastarmos, mais nos aproximamos de Deus.”

(Ensinamentos proferidos por Swami Vivekananda durante um retiro realizado com seus discípulos em Thousand Island Park – USA, selecionados do livro “Seleções”.)

HEI DE VENCERHei de vencer primeiramente as minhas imperfeições, para poder achar-me em condições de vencer os obstáculo...
25/12/2022

HEI DE VENCER

Hei de vencer primeiramente as minhas imperfeições, para poder achar-me em condições de vencer os obstáculos que se apresentarem.
Elevando os meus pensamentos puros e vibrando bons sentimentos, estarei construindo.
Invocando os poderes da FÉ, não só poderei salvar-me como estarei salvando os que acorrem a mim.
Despindo-me dos sentimentos de inveja, ciúme e vingança, estarei em condições de sentir que realmente, DEUS se manifesta através de mim.
Estabelecendo em mim a convicção do 'HEI DE VENCER', estarei forçosamente despertando as forças adormecidas da minha mente.
Vigoroso será meu caráter, se, em todas as minhas ações, eu colocar em foco na minha sã consciência.
Exercitando continuadamente a minha mente com vibrações positivas, verei com surpresa que minha força de vontade tornar-se-á firme e inquebrantável.
Não será possível a minha emancipação espiritual, sem que eu esteja livre de complexos atormentadores.
Caminhando a passos curtos e firmes, eu terei mais possibilidade de chegar à meta final, do que se fizesse uso de passos largos e irrefletidos.
Estendendo minhas mãos num gesto elegante e afetuoso, outras mãos também me serão oferecidas; desta união nascerá a fraternidade universal.
Repetindo sempre 'HEI DE VENCER' - removerei com facilidade, tudo aquilo que antes se me afigurava impossível.

Transcrito da revista 'O PENSAMENTO' de Março de 1954.

Copiado da publicação da página oficial do Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento

“AutoControle“Pobre do homem que não é senhor de si mesmo”.Você deve vestir-se assim, disse um.É nessa hora que deves ac...
20/12/2022

“AutoControle

“Pobre do homem que não é senhor de si mesmo”.

Você deve vestir-se assim, disse um.
É nessa hora que deves acordar, disse outro.
Desse jeito é que se come, alguém afirmou.
Não devias beber assim, outrem concluiu.
Deverias crer em D’us desse jeito, um teólogo finalizou.

E assim, o homem foi levado a viver a vida usando como crivo o outro e não a si próprio.

As pessoas não sabem como devem viver a própria vida, mas tem certeza como o outro deveria viver a dele.

De todos os conhecimentos ocultos que o Iniciado deveria se apegar, este é o mais indicado, o Auto-Controle, é com ele que se toma atitudes assertivas e acertadas no eixo central, no Fio da Navalha, e isso não quer dizer que ele não cometerá erros, quer dizer que se os erros acontecerem ele saberá que a culpa deles ocorrerem é sua e não colocará o peso de seus erros nos outros, terá então a balança em suas mãos, e poderá equilibrar os lados.

Pitágoras certa vez afirmou que um homem jamais deve carregar o fardo de outro homem, pode no máximo ajudá-lo a erguer.

Então, o outro é alguém financeiramente melhor que você próprio, talvez, ou então, que tenha mais idade, ou até mesmo, que tenha alguma espécie de autoridade sobre você.
Faça o teste filosófico, a pessoa que acredita que manda na sua vida é justamente aquela da qual você não pode discordar sem que isso se torne uma discussão.

E então, quando essa discussão vem, ela é cheia de ataques, de gritos, de risadas e velhacarias.

É aqui que conhecemos o Inferno Psicológico, algo que muitas mulheres vivem em seus relacionamentos tóxicos, onde não podem jamais discordar de seus maridos. Ou onde filhos não podem discordar de seus pais, ou maridos de esposas, subordinados de chefes, etc. etc. etc.

Lembremos então, que o sábio se faz ouvir pelo que tem a dizer e não pela altura de sua voz, quanto mais alto alguém estiver falando, tanto menor é sua sabedoria e seu conhecimento.

Recordemos que, dinheiro não é símbolo de sabedoria, algumas pessoas acreditam que por terem dinheiro são infalíveis, que tudo quanto pensam é coroado de grande inteligência e sendo assim, não podem ser contraditas, é o caso do esposo que mantém a casa, ou do chefe que não permite a criatividade no ambiente de trabalho, até mesmo entre amigos, aquele que está sempre certo em tudo, porque logrou sucesso no setor financeiro.
Cabe a nós não pegarmos a diametral oposta a essas pessoas, tendo para com elas raivas ou mágoas. Vale lembrar que ela é apenas uma pessoa, falível, e sendo assim, se não concordar com ela em algo, isso é direito inalienável seu, de SER quem você quiser SER e defender o que quiser defender. Logo, mesmo que a pressão da influência dessa pessoa seja forte, liberte-se disso, pelo autocontrole, nos ensina a Torah que jamais devemos concordar com alguém por causa de seu dinheiro.

E na briga, não iluda-se, todos os seus erros lhe serão mostrados, de imediato, dirão e farão coisas para lhe atingir, e aqui, é onde entra o Verdadeiro Domínio.
Responder de volta é fraqueza, o Silêncio Jamais é Passivo, ele é Ativo, pois exige muito mais f**ar em silêncio do responder na mesma moeda. Contra atacar é o instinto animal mais básico, o de defesa. Mas somos murados, Masmorras Fundas aos Nosso Vícios e Altos Templos as Nossas Virtudes e nenhum dos dois pode ser tocado pelo profano...

Sendo assim, como nos sugere aquela carta do Tarot, aquele símbolo alquímico, dominemos a Força, segurando o Leão pela Boca...

Mantém o Silêncio, isso não vai estourar em você... Deixe que o outro afogue-se no mar da sua ignorância, você, tome vosso Remo Moral e vá para o Porto Seguro da tua Calma...

Homini Lumen Est...

Fiat Pax In Virtute Tua; Virtute Tua Fiat Me Pax In,

Non Nobis, Domine
Non Nobis,
Sed Nomini Tuo da Gloriam

P.P.”

17/12/2022

CRISTO, O MENSAGEIRO
- Swami Vivekananda

“...Cristo não teve outro objetivo na vida, nenhum outro pensamento senão que era um Espírito, desencarnado, desligado do corpo e liberado. Não somente isto, mas, em sua visão maravilhosa, descobriu que todo homem e mulher, judeu ou gentil, rico ou pobre, santo ou pecador era, como ele, a encarnação do mesmo Espírito imortal. Por conseguinte, o único objetivo de sua vida foi chamar aqueles que se deram conta de sua natureza espiritual. Ele disse: ‘Abandonem esses sonhos supersticiosos de que vocês são inferiores e de que são pobres. Não pensem que são pisoteados e tiranizados como se fossem escravos; porque em seu interior há algo que nunca é tiranizado, que nunca é pisoteado ou atribulado, e que nunca morre. Vocês todos são filhos de Deus, Espírito imortal’. ‘Saibam, que o reino dos céus está dentro de vocês’. ‘Eu e meu Pai somos um’. Coloquem-se de pé e digam somente: ‘Eu sou o Filho de Deus’, e no fundo de seus corações sentirão que: ‘Eu e meu Pai somos um’. Isso foi o que disse Jesus de Nazaré. Ele nunca falou deste mundo, nem desta vida, e nunca tratou desses assuntos. O que ele fez foi tomar este mundo como é, empurrou e o fez avançar até o ponto em que alcançou a resplandecente luz de Deus, para que todos possam realizar sua natureza espiritual, e para que a morte seja vencida e a miséria desvanecida.

Tenho lido as diferentes histórias que se escreveram sobre Cristo; conheço o que os eruditos escreveram, a crítica levantada, e sei que tudo isso foi feito com muito cuidado. Não estou aqui para discutir se os relatos sobre a vida de Cristo é histórica. Não importa, em absoluto, se o Novo Testamento foi escrito anos após o seu nascimento; tampouco me importa quanto daquela vida é verdade. Mas existe algo nesses ensinamentos que necessitamos imitar. É necessário imitar a verdade porque ela é um fato. Não se pode imitar o que nunca existiu e o que jamais foi experimentado. Mas deve ter havido um fato, um tremendo poder que desceu, uma maravilhosa manifestação de poder espiritual; disso, precisamente, é que eu falo. Existiu, portanto não tenho medo das críticas dos eruditos. Se eu, como oriental, tenho que adorar a Jesus de Nazaré, só me resta um caminho; tenho que adorá-lo como Deus e nada mais. Alguém pode me dizer que não tenho direito de adorá-lo desta maneira? Se não posso fazer com que ele desça ao meu próprio nível, só posso lhe oferecer respeito como a um grande homem, então, por que adorá-lo? Nossas Escrituras dizem: ‘Esses grandes filhos da Luz, que manifestaram a Luz, e eles mesmos sendo Luz, ao serem adorados unem-se a nós e chegamos a ser um com eles’.

O homem percebe Deus de três maneiras. No princípio temos o homem inculto, cujo intelecto encontra-se ainda pouco desenvolvido, que acredita num Deus que vive em algum céu distante, sentado em um trono como um grande juiz. Acredita que Ele seja como o fogo, e tem medo dele. Esta crença é necessária e não há nada de mal nela. Vocês devem se recordar que a humanidade não vai do erro à verdade, senão da verdade menor à verdade maior. Vamos supor que partindo daqui, viajemos na direção do sol. Daqui o sol parece ser pequeno, mas se nos aproximarmos dele um milhão de quilômetros, o sol parecerá maior, e assim sucessivamente a cada etapa que nos aproximarmos dele. Suponham que se tenha tirado vinte mil fotografias do sol de diferentes pontos; com toda a certeza elas serão diferentes uma das outras, mas não se pode negar que cada uma delas é uma fotografia do mesmo sol. O mesmo ocorre com as diferentes formas de religião, sejam elas elevadas ou não, são simplesmente diferentes etapas na direção do eterno estado de luz, que é Deus. Cada religião representa um ponto de vista mais ou menos elevado, e esta é toda a diferença.

Por conseguinte, as religiões das massas, que não costumam pensar, acreditam e sempre acreditaram em um Deus que está fora do universo, que mora em um céu e dali governa, castiga aos maus e premia aos bons, etc. À medida que o homem avança espiritualmente, começa a compreender que Deus é onipresente, que está em todas as partes, que não é um Deus distante, que é a alma de todas as almas. Da mesma maneira que minha alma move meu corpo, assim também Deus é quem move minha alma. Alma dentro de outra alma. Uns poucos indivíduos que se desenvolveram o suficiente e que são puros, vão mais além e, por fim, encontram Deus. Como disse o Novo Testamento: ‘Bem-aventurados sejam os puros de coração, porque eles verão a Deus’. No final da jornada descobrem que eles e o Pai são um.

Observem que essas três etapas são ensinadas pelo grande Instrutor no Novo Testamento. Para o homem comum ele ensinou esta oração: ‘Pai nosso que está nos céus, santif**ado seja seu nome, etc.’. Pregação singela, pregação infantil. Esta oração é chamada de oração comum porque está dedicada às almas simples. Para um círculo mais elevado, para aqueles que avançaram um pouco mais, ele deu este ensinamento: ‘Eu estou em meu Pai, vocês em mim, e eu estou em vocês’. Recordem-se disso? Logo, quando os judeus perguntaram-lhe quem ele era, declarou que ele e seu Pai eram um e os judeus consideraram isto uma blasfêmia. O que ele quis dizer? O mesmo que disseram os antigos profetas: ‘Vocês são deuses e todos são filhos do Altíssimo’. Observem aqui as mesmas três etapas. Percebam que se deve começar com o mais fácil até que se esteja preparado para a etapa final.

O Mensageiro veio para mostrar o caminho; que o espírito não está nas formas; que não se pode conhecer Deus por meio dos muitos, incômodos e complicados problemas de filosofia. Seria melhor não ter nenhuma cultura e jamais ter lido um livro em sua vida. Porque isso não é necessário para a sua salvação – como tampouco são a riqueza, a posição, o poder, nem sequer a cultura – uma só coisa é necessária, pureza; Bem-aventurados sejam os puros de coração, porque o espírito é puro; e não poderia ser de outra forma porque é de Deus que tudo procede. Segundo a linguagem da Bíblia, ‘É o alento de Deus’. Na linguagem do Alcorão, ‘É a alma de Deus’. Alguém ousaria dizer que o espírito de Deus pode ser impuro? Podemos dizer que Deus tem sido coberto pelo pó e impureza através dos tempos, por causa de nossas boas e más ações. Ações incorretas, não verdadeiras, têm coberto o espírito com o pó da ignorância por séculos. Mas, basta limpar o pó e a sujeira para que o espírito brilhe novamente. ‘Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus’. ‘O reino dos céus está dentro de vocês’...”. -

(Texto extraído de uma conferência proferida por Swami Vivekananda em Los Angeles, Califórnia, em 1900)

“Prosperidade é o que todos os homens e todas as mulheres estão procurando. Ela é o impulso da inteligência amorfa dentr...
11/12/2022

“Prosperidade é o que todos os homens e todas as mulheres estão procurando. Ela é o impulso da inteligência amorfa dentro deles por uma expressão mais plena. O desejo de prosperar é inerente em toda a natureza; é o impulso fundamental do universo.” Wallace Delois Wattles

Endereço

Rua Rocha Pombo-777-Juvevê
Curitiba, PR
80530-290

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento - Tattwa Santa Família posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria