Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros

Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros A Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros foi fundada em 1990 trabalha pelo fo

20/09/2023
09/09/2023
A FENUCAB, Federação Nacional de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro, vem a público esclarecer que repudia todo e qualquer t...
07/09/2023

A FENUCAB, Federação Nacional de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro, vem a público esclarecer que repudia todo e qualquer tipo de crime contra a pessoa humana.
Temos na ética, moral e respeito o tripé que norteia nossas ações e de nossos associados.
Esta semana a prisão de um Pai de Santo que supostamente teria abusado física e sexualmente de mulheres que frequentavam sua casa de axé, repercutiu em todas as mídias. A FENUCAB quer esclarecer o referido Pai de Santo e sua casa não são e nunca foram filiados a Federação.
O que não podemos admitir é a intensão de alguns em colocar todos os Pais e Mães de Santo sérios no mesmo patamar, como se todos fossem usurpadores e abusadores. Jamais poderemos admitir tal relação.
A conduta do referido Pai de Santo está sendo investigada pela polícia e o mesmo deverá responder à justiça pelos seus atos.
Esta semana foi um Pai de Santo, mas poderia ser o líder religioso de qualquer denominação e isso não torna os demais criminosos da mesma estirpe.
Esse caso serve de alerta para todos nós. O seu Pai de Santo é federado? Participa da FENUCAB? Seu terreiro tem estatuto? Existe uma organização documentada?
A FENUCAB tem trabalhado incansavelmente para organizar e dar legalidade aos terreiros e com isso ganharemos todos nós.
O axé não pode ser condenado pela ação de uma única pessoa, não há justiça nisso. Desta forma queremos salientar que não compactuamos com a balburdia, com o abuso de poder de quem quer que seja.
Que a justiça encontre as respostas para este caso e traga à luz a verdade. Se forem comprovados os abusos que o culpado seja punido, mas f**a o alerta sobre que casa estamos frequentando.
A FENUCAB está aqui pronta para receber aqueles que querem legalizar suas atividades, sempre primando pela ética, pela moral e pelo respeito.

Junior de Xangô, Presidente da Fenucab

A FENUCAB – Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros Federação Nacional de Cultos Afro Bras...
12/07/2023

A FENUCAB – Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros Federação Nacional de Cultos Afro Brasileiros, vem a público informar que o processo que questionava a diretoria da entidade eleita democraticamente em 2015, foi concluído, dando a atual diretoria da Federação a legitimidade de continuar realizando seus trabalhos.
Desde 2015 havia na Justiça um processo onde o Sr. Aécio Montezuma questionava a eleição da atual diretoria. Causa perdida pelo mesmo que neste período não conseguiu provar nenhuma de suas alegações.
Desta forma a diretoria da FENUCAB, na pessoa de seu Presidente, Júnior Cesar Gonçalves, Pai Junior De Xangô Gonçalves, ressalta todos os compromissos assumidos quando eleito Presidente da entidade e se coloca a disposição mais do que nunca de cada irmão de terreiro, para continuar trabalhando em prol do crescimento, fortalecimento e reconhecimento dos povos de axé.
A vitória na Justiça era certa, uma vez que a denúncia havia sido feita baseada em atos infundados, mentirosos e medíocres.
A justiça foi feita, agora é continuar nosso trabalho, que não é nosso, mas de todos os povos de terreiro. O Brasil ganha com esta decisão e o futuro agora será de crescimento, já que divididos perdemos todos. Agora vamos seguir em frente, como gostaria nosso fundador Pai Ayrton Domingos dos Santos a quem dedicamos essa vitória.
Temos muito trabalho pela frente e contamos com todos para que possamos crescer e colocar as Religiões de Matrizes Africanas no seu devido lugar com toda honra e toda glória.
Eu, Pai Júnior de Xangô, honro a vida de cada pessoa que neste tempo todo continuou acreditando em nosso trabalho e colaborando com as ações da FENUCAB.
Pai Ayrton Santos está feliz nesse momento, afinal em vida ele sempre pregou a paz, o amor, a união e o trabalho.
Gratidão a todos.

13/11/2022

Hoje o sol brilhou forte em nossa cidade.
Um brilho diferente do que já estamos tão acostumados a enfrentar.
Uma luz que resplandeceu, exacerbou.
Uma luz que veio iluminar o caminho de Pai Airton Domingos dos Santos.
O homem que fundou a Fenucab e dedicou sua vida aos cultos de matrizes africanas nos deixou nessa ensolarada manhã de domingo.
Foram quase 80 anos de dedicação a nossa religião.
Um baluarte, um guia, um norte para todos nós.
Hoje chora a Fenucab, chora a Umbanda, chora o Candomblé. Choramos todos que conhecíamos Pai Airton.
Um homem forte, determinado, amoroso, extremamente dedicado a tudo aquilo que acreditava.
Deixa um legado de amor, paz e alegria.
Seu sorriso fácil jamais será esquecido. A sua dedicação aos seus guias jamais será comparada. Pai Airton parte deixando um legado e um vazio enorme em nossos corações.
Não é uma despedida, somente um até breve. Afinal sabemos que vamos nos reencontrar. Saudades eternas 🖤

Os pais de santoCUIABÁ/MT - Airton dos Santos, rivalizava em prestígio e importância com o famoso Dandí, do antigo bairr...
02/11/2022

Os pais de santo
CUIABÁ/MT - Airton dos Santos, rivalizava em prestígio e importância com o famoso Dandí, do antigo bairro Do Terceiro, o pai de santo mais conhecido e requisitado de Cuiabá, na arte das atividades afro-brasileiras [Macumba].

[Airton dos Santos, 82, o mais antigo pai de santo do Estado de Mato Grosso, nascido em 19 de maio de 1938, começou suas atividades de pai de santo antes de completar 20 anos. Numa época em que essa religião africana não era tolerada pela sociedade cuiabana predominantemente cristã.

Também conhecido como Airton de Oxóssi, tornou-se pai de santo na cidade do Rio de Janeiro, em um terreiro no bairro da Tijuca, no ano de 1980 "Mas em Cuiabá foi preparado pelo saudoso Dandí, no antigo bairro Do Terceiro, no ano de 1952", esclareceu.

Pai Airton explicou que, ao longo de quatro décadas de sacerdócio na Umbanda, viajou bastante, para participar de Congressos e Encontros fora de Mato Grosso. "Já fui até para a Argentina, Bolívia e Uruguai", sempre na busca do aprimoramento espiritual.

Até os anos da década de 1960 era proibido qualquer tipo de espiritismo. Agora é tudo moderno, tem terreiro que tem ar-condicionado, como as igrejas evangélicas.

Pai Airton atende todas as quartas-feiras a partir de 22h00, na Rua Fenelon Muller, 196, no bairro Dom Aquino, na sede da Federação Umbandista de Mato Grosso. Pai Airton explica que atende uma vez por dia para que "não torne vício" e "sem cobrar nada", porque, cobrar é errado.] Parte de entrevista concedida por Airton dos Santos ao site RDNews no dia 04 de novembro de 2016.

No bairro Dom Aquino, existia outros pais de santo também muito conhecidos. Mário Preto, que atendeu por mais de 30 anos na Rua Conego Ferreira Mendes, esquina com a Rua Pedro Dorileo. Jair Congueiro que tinha terreiro num local conhecido como Brejinho, atualmente, parte do bairro São Mateus. Curioso na vida deste homem que o tornou mais conhecido até que a sua própria atividade umbandista, era o fato de que ele vivia com sete mulheres diferentes, todas em duas ou três casas num mesmo terreno.

E havia também José Augusto dos Santos, que foi morador na rua Pimenta Bueno, bairro Barcelos e servidor de carreira do antigo DERMAT. Zé Augusto, surpreendeu aos colegas no final do ano de 1987 ou 1988, quando entrou em férias e ao retornar dessas férias, já contava com mais de dez anos de serviço publico estadual, pediu demissão do órgão estadual para dedicar-se à profissão de pai de santo.

Ele já estava atuando a algum tempo nessa atividade e nessas férias ele foi para a Bahia, onde tornou-se pai de santo e pediu demissão do DERMAT para dedicar-se apenas à atividade de sacerdote da Umbanda. Ficou tristemente famoso, quando saiu nas páginas da revista Veja e, foi mostrado no programa Fantástico, da Rede Globo, sendo preso por violação de túmulos e acusação de ter sido responsável pelo desaparecimento de uma pessoa. Nessa prisão de Zé Augusto, surgiram comentários de que várias pessoas conhecidas da sociedade cuiabana, políticos, inclusive, um ex-governador, seriam clientes seu. Ficou pouco tempo preso.

[As fotos de Airton e de Dandí, são de divulgação na internet. As demais, local onde onde funciona o terreiro de Airton (FUMT); imóvel onde funcionou terreiro de Mario Preto e Casa onde viveu Jair Congueiro, são do acervo particular de Joacir Hermes] de

Boa tarde amigos Paz e Bem através do pedido do Presidente da Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro ...
15/09/2022

Boa tarde amigos Paz e Bem através do pedido do Presidente da Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros Pai Junior De Xangô Gonçalves em parceria do Sargento Vidal conseguimos o nosso tão sonhado local para profetizar a nossa Fé que estamos há 2 anos através de muita luta e persistência o povo de axé de mato grosso tem a nossa representatividade ativa através da nossa Federação.
Mais um Projeto nosso o "Santuário dos Orixás" está se tornando realidade.

Convido aos povos de Matrizes africanas, candomblecistas, umbandistas, espiritualistas a conhecer o nosso trabalho, e a nossa luta para conseguir esse espaço para os adeptos poderem profetizar a sua fé de forma tranquila sem, sofrer qualquer retaliação.

O espaço atenderá não só a baixada cuiabana, será um local de visitação e acolherá toda e qualquer pessoa da Religião, bem como também aos simpatizantes. Será um local de fé, de acolhimento e de liberdade de expressão.

Deus é um só, vamos respeitar a forma de louvar de cada um.

E não se esqueçam, dia 02 de outubro vote 👇

✅️ Vote SARGENTO VIDAL
1️⃣5️⃣4️⃣4️⃣
O Federal da Causa Animal 🐕🐈






Sargento Vidal shared a post on Instagram: "Paz e Bem meus amigos! Mais um Projeto nosso o "Santuário dos Orixás" está se tornando realidade. Convido aos povos de Matrizes africanas, candomblecistas, umbandistas, espiritualistas a conhecer o nosso trabalho, e a nossa luta para conseguir esse espa...

Visita ao Instituto do Pai Fabricio
27/08/2022

Visita ao Instituto do Pai Fabricio

Endereço

Cuiabá, MT
78050600

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 17:00

Telefone

+5565981537866

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fenucab - Federação Nacional De Umbanda E Dos Cultos Afro Brasileiros posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar