02/11/2022
Os pais de santo
CUIABÁ/MT - Airton dos Santos, rivalizava em prestígio e importância com o famoso Dandí, do antigo bairro Do Terceiro, o pai de santo mais conhecido e requisitado de Cuiabá, na arte das atividades afro-brasileiras [Macumba].
[Airton dos Santos, 82, o mais antigo pai de santo do Estado de Mato Grosso, nascido em 19 de maio de 1938, começou suas atividades de pai de santo antes de completar 20 anos. Numa época em que essa religião africana não era tolerada pela sociedade cuiabana predominantemente cristã.
Também conhecido como Airton de Oxóssi, tornou-se pai de santo na cidade do Rio de Janeiro, em um terreiro no bairro da Tijuca, no ano de 1980 "Mas em Cuiabá foi preparado pelo saudoso Dandí, no antigo bairro Do Terceiro, no ano de 1952", esclareceu.
Pai Airton explicou que, ao longo de quatro décadas de sacerdócio na Umbanda, viajou bastante, para participar de Congressos e Encontros fora de Mato Grosso. "Já fui até para a Argentina, Bolívia e Uruguai", sempre na busca do aprimoramento espiritual.
Até os anos da década de 1960 era proibido qualquer tipo de espiritismo. Agora é tudo moderno, tem terreiro que tem ar-condicionado, como as igrejas evangélicas.
Pai Airton atende todas as quartas-feiras a partir de 22h00, na Rua Fenelon Muller, 196, no bairro Dom Aquino, na sede da Federação Umbandista de Mato Grosso. Pai Airton explica que atende uma vez por dia para que "não torne vício" e "sem cobrar nada", porque, cobrar é errado.] Parte de entrevista concedida por Airton dos Santos ao site RDNews no dia 04 de novembro de 2016.
No bairro Dom Aquino, existia outros pais de santo também muito conhecidos. Mário Preto, que atendeu por mais de 30 anos na Rua Conego Ferreira Mendes, esquina com a Rua Pedro Dorileo. Jair Congueiro que tinha terreiro num local conhecido como Brejinho, atualmente, parte do bairro São Mateus. Curioso na vida deste homem que o tornou mais conhecido até que a sua própria atividade umbandista, era o fato de que ele vivia com sete mulheres diferentes, todas em duas ou três casas num mesmo terreno.
E havia também José Augusto dos Santos, que foi morador na rua Pimenta Bueno, bairro Barcelos e servidor de carreira do antigo DERMAT. Zé Augusto, surpreendeu aos colegas no final do ano de 1987 ou 1988, quando entrou em férias e ao retornar dessas férias, já contava com mais de dez anos de serviço publico estadual, pediu demissão do órgão estadual para dedicar-se à profissão de pai de santo.
Ele já estava atuando a algum tempo nessa atividade e nessas férias ele foi para a Bahia, onde tornou-se pai de santo e pediu demissão do DERMAT para dedicar-se apenas à atividade de sacerdote da Umbanda. Ficou tristemente famoso, quando saiu nas páginas da revista Veja e, foi mostrado no programa Fantástico, da Rede Globo, sendo preso por violação de túmulos e acusação de ter sido responsável pelo desaparecimento de uma pessoa. Nessa prisão de Zé Augusto, surgiram comentários de que várias pessoas conhecidas da sociedade cuiabana, políticos, inclusive, um ex-governador, seriam clientes seu. Ficou pouco tempo preso.
[As fotos de Airton e de Dandí, são de divulgação na internet. As demais, local onde onde funciona o terreiro de Airton (FUMT); imóvel onde funcionou terreiro de Mario Preto e Casa onde viveu Jair Congueiro, são do acervo particular de Joacir Hermes] de