13/09/2020
Em agradecimento a todos pelas manifestações em homenagem ao meu Companheiro Fabiano Ribeiro, me dedico este momento a elucidar um pouco sobre os fatos ocorridos que culminaram ao desencarne desta pessoa que me dediquei desde o dia que o conheci.
Muitas pessoas me perguntaram espantadas sobre o que aconteceu, muitos espantados pois não sabiam o que havia ocorrido e muito menos que nosso Fabiano havia falecido. Pois bem...
No dia 20 de Julho de 2019, Fabiano havia se queixado de dois caroços que haviam surgido no seu pescoço do lado esquerdo. Pensando ser apenas uma ingua, iniciamos uma bateria de exames, comecando pelos hemogramas, Ultrassonografias, etc.
No dia 02/08/2019, minha sogra Eurides Ferreira, chega a Cuiaba para nos ajudar naquela batalha que só estava começando. Seguimos realizando diversos exames, os quais nunca acusavam nada. Seguimos uma longa jornada juntos, mas a doença não era descoberta e sintomas de fraqueza e mal estar persistiam.
No dia 12/08/2019, uma infectologista solicita a Biopsia, que foi realizada através via Punção, sendo retirada um líquido das glândulas dele, sem anestesia. Ali começava um desespero, pois não há nada pior que vc se sentir impotente diante da dor da pessoa que está ao seu lado. Então foi passado antibioticos para serem tomados na de forma EV (direto na Veia Arterial) de 12 em 12 horas, e nada resolvia. Iniciou-se um percurso casa hospital, e todo um desenrolar de ânimos que não dá para descrever.
No dia 26 saiu o resultado da Biopsia sugerindo a exerese do nódulo. No dia 27/08/2019, fomos apresentar o resultado dessa Biopsia ao Infectologista, que sugeriu uma internacao imediata do Fabiano para realizar essa cirurgia. Foram longos dias...
Exames e mais exames realizados, antibióticos e mais antibióticos(Rocefin, Tazocin, Cefalecina, Amicacina), eu acompanhava o prontuário dele, dia e noite.
Mas Fabiano era muito ansioso, e devido a falta do Cigarro, essa ansiedade passou a ser nossa inimiga número 1. Foi então que ele passou a relutar com as medicações, e dizia que queria ir embora. Os médicos necessitaram prescrever Diazepan IM (Intra Muscular) para conseguir mantê-lo calmo e tomando as medicações na Veia.
Dai então ele passou a não mais querer comer, a não mais sentir fome, então pedi aos médicos que passassem uma sonda naso gástrica nele, por que ele não podia ficar sem se alimentar tomando a quantidade de medicações que estava tomando.
Mas para passar essa Sonda, o paciente precisa estar acordado, ele não podia estar sedado, foi então que, para meu desespero, ele não deixou, pois reclamava que machucava, então suspendemos naquele momento. Passei então a verificar um modo de passar essa sonda nasogastrica com sedação para que ele não sofresse. Foi então que consegui marcar uma Endoscopia Digestiva no Hospital do Câncer no dia 09/09/2019 às 09 hs.
No dia 07/09/19, Fabiano entrou no Centro Cirúrgico para realizar a Exerese do Nódulo exatos 11:30 da manhã.
Naquele momento uma sensação de vazio se instaurava na minha pessoa.
No dia 09/09/2019 fomos ao Hospital do Câncer de Ambulância, e através da Máquina de Endoscopia e com a sedação 50%, conseguimos passar a Sonda Nasogástrica, sem Fabiano sofrer.
Nesse mesmo dia, as 16 hs Fabiano começou a apresentar a Oxigenação baixa, com números de 92 a 93, sendo que o ideal é ficar entre 97 e 100.
O Batimento Cardíaco passou a acelerar, chegando a 118 e 120.
Tivemos que desce-lo para o Box para ficar em observação. Ficou dia 09 e 10 em Observação aguardando vaga para a UTI. Eu só sai do lado dele no dia 11, pois no lugar que ele ficava não podia ficar ninguém como acompanhante.
Foram severos dias dormindo em uma cadeira de fio, dormindo 3 horas por dia. Mas agradeço muito a Deus, pois fui muito acolhido pelo hospital, por toda equipe de enfermagem e por toda a coordenação, pois eu não poderia ficar lá dentro como acompanhante, mas em nenhum dia fui barrado, graças a Deus primeiramente, e às 7 linhas da Umbanda, que me deram força e amparo para aguentar firme. Fui ao inferno vivo e voltei diversas vezes, pois em alguns minutos, nos são roubados a esperança e a fé. Por diversas vezes chorei na frente dele, por diversas vezes ele acordou e me pegou chorando, pois a pressão era muito grande. Nas últimas palavras dele, me agradeceu por estar em sua vida.
Senti como se alguém tirasse uma foto de mim com Flash bem no meu olho, clareou tudo, depois minha vista escureceu. Passou um filme na minha cabeça! Mas mesmo destruído, eu estava ali.
Devido ao uso excessivo do cigarro, e um enfisema pulmonar, seu pulmão estava comprometido e debilitado, acarretando assim a evolução de três paradas cardiorrespiratorias, que resultou em seu óbito no dia 12/09/2019 às 11:45 hs.
Me queima o peito falar sobre isso até hoje, pois, as cenas estão gravadas na minha memória. O Trocar fralda, dar Banho, pentear o cabelo, passar hidratante nos pés. Foram muitas emoções!
Mas enfim, acredito que Deus preparou isso para minha evolução espiritual. Hoje só tenho a agradecer!
Talvez se fosse hoje, não teria a chance de ter feito tudo que fiz para ele e com ele, pois acho eu nem entraria no hospital, devido ao COVID-19. Tudo aconteceu na hora certa!
Muito obrigado a todos, e aqueles que não sabiam de nada e vieram conversar comigo no messenger, desculpe alguma coisa.
Me chamo Carlos Eduardo Metran e desejo a todos um excelente domingo!