23/05/2026
Àtúnwáyé - reencarnação
Todos nós somos ESPÍRITOS, nosso local de origem é o ọ̀run, plano espiritual, lá vivemos dentro do nosso ẸGBẸ́ Ọ̀RUN (comunidade espiritual). A experiência da reencarnação é importante, mas, na visão Yorùbá não é uma lei. Nesses 29 anos de iniciado na Religião Tradicional Yorùbá, já conversei com vários sacerdotes sobre, todos foram unânimes na resposta, só volta ao ayé quem precisa, ou seja, quem não cumpriu com a sua missão e não se tornou um ancestral.
A cultura Yorùbá não romantiza esse processo, ele não é tratado como algo que podemos banalizar.
Justamente por um motivo, só volta para o ayé quem falou na missão, não podemos naturalizar a falha nem o erro.
Além do fato, de que, para o espírito esse processe é de muito sofrimento e angústia.
É o mesmo que morrer, mas, ao contrário.
Observo muitos colocando conceitos do kardecismo na religião dos Òrìṣà, isso é um equívoco.
Pensando nisso, eu convoco você que leu esse texto a ficar atento às redes do CASA DA BOA SORTE, pois em breve iremos divulgar um vídeo muito importante sobre esse tema, com a profundidade que ele merece.
Até lá.
Ire o