Conquista Espírita - Casa Ass. São Vicente de Paulo

Conquista Espírita - Casa Ass. São Vicente de Paulo Este é um canal de comunicação para divulgarmos o Espiritismo de Conquista - MG através da Moci

29/04/2026

Reunião Pública - 29/04/2026. - Conquista/MG

24 de abril dia de São Vicente de PauloNa data de hoje a Casa Assistencial São Vicente de Paulo de Conquista, Minas Gera...
25/04/2026

24 de abril dia de São Vicente de Paulo

Na data de hoje a Casa Assistencial São Vicente de Paulo de Conquista, Minas Gerais, celebra o nascimento daquele que inspirou toda a obra de caridade Vicentina: São Vicente de Paulo. Nascido em 1581, na França, Vicente dedicou sua vida ao serviço dos Pobres e à promoção da dignidade humana, tornando-se um dos maiores exemplos de amor ao próximo e fé em ação.

Seguindo a tradição da Casa encetada por Maria Cantora, todos os anos nesta data, sempre as 17 horas, após preces de gratidão e agradecimentos aos que deram seus préstimos à causa espirita, são distribuídos especialmente às crianças os famosos "Pãezinhos de São Vicente. Uma bênção!

Mensagem transcrita do Livro Além das recordações
Medium: Emmanuel Alves da Silva
Espírito: Maria Cantora

- Meus filhinhos, que as bênçãos de Jesus estejam entre todos na paz de nosso protetor maior. Aqui se edifica uma casa que terá o amor como guia, capaz de lhes tornar mais lúcidos em suas ações na obra da caridade, em prol dos que buscam a paz em seu espírito.

Espíritas, meus irmãos, a doutrina será conquistada pelo amor que nela vocês empenharem, em forma de exemplo e trabalho no bem. O Cristo é por nós, não devemos afastar-nos do caminho luminar que nos glorificará no reino dos céus. O bom servidor saberá sempre o que é capaz de fazer com a ferramenta colocada em suas mãos, como o bom lavrador. Zelar pela árvore que ora planta é dever de todos os cultivadores da verdade. Transformar a amargura da vida em força renovadora é sempre o objetivo para aquele que sabe cultivar o amor e a fé em Deus. Tenhamos a brandura, a serenidade, o amor e a fé em Deus. Os pobres de amor buscam nas casas de oração o alimento para as suas almas. E todos nós sabemos que o altar da casa de oração deve ser o vosso coração.
Filhos e filhas de minha alma, vamos servir e amar sempre.

Minha dileta filha, tenha coragem! Vamos construir em torno do Evangelho de Jesus a fé retratada pelo sacrifício de nosso Senhor, em que a cruz foi seu paradeiro na Terra e seu testemunho de luz.
Sacrifique suas mazelas, para que sua obra se exalte em nome de nosso Senhor Jesus e sua Santa Mãe.

Assim caminhemos para a glória dos céus.
Sempre seu servo, Vicente de Paulo
Mensagem psicofônica recebida pelo Sinhô Mariano, na reunião de inauguração do Centro São Vicente de Paulo).

24/04/2026
22/04/2026

Reunião Pública - 22/04/2026. - Conquista/MG

Dr. Inácio FerreiraPor Carlos BaccelliEm 15 de abril de 1904 nascia em Uberaba o Dr. Inácio Ferreira!!!Reproduzimos aqui...
15/04/2026

Dr. Inácio Ferreira
Por Carlos Baccelli

Em 15 de abril de 1904 nascia em Uberaba o Dr. Inácio Ferreira!!!

Reproduzimos aqui parte de entrevista concedida a Elias Barbosa, em 1970:

1 – Como foi, Dr. Inácio, que o senhor se tornou espírita?

Pela recusa de vários médicos em atender a responsabilidade do funcionamento do Sanatório Espírita de Uberaba, na década de trinta – perante as autoridades e a sociedade – pelo prejuízo que poderia acarretar as suas clínicas, aceitei o convite, com decisão e desprendimento. Não conhecia e nada entendia do Espiritismo.

Na véspera da inauguração do Sanatório, recebi de Maria Modesto Cravo, então diretora administrativa, dois livros com a dedicatória do Dr. Bezerra de Menezes. O primeiro, O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec e o segundo, Código Penal Brasileiro, aos quais pouco liguei.

Somente um ano mais tarde, após inúmeras observações de casos maravilhosos de cura no Sanatório, sem que minha ciência materialista e minha terapêutica para isso contribuíssem, tive a curiosidade despertada para aqueles dois códigos, o Divino e o humano.

Lendo o primeiro, deparei com os conhecimentos vedados pela cortina materialista que vieram à tona do raciocínio, como despertos pelo passado de outras reencarnações. Revolvi as demais obras espíritas como espécie de recordação.

Desperto, com a leitura e a experiência, até então, procurei ver e sentir, mais de perto os trabalhos de curas e doutrinações, rendendo-me à maravilha da Terceira Revelação, entregando-me de corpo e alma, ao estudo, experiências e consequentes resultados através de artigos, conferências e livros.

Livros escritos quando encarnado:

Dos livros que escreveu, seis lidam diretamente com a questão da medicina e suas relações com o Espiritismo: Tens Razão (1942), dedicado exclusivamente ao combate das acusações médicas de ser o Espiritismo um agente desencadeador da loucura; Novos Rumos à Medicina I e II (1945-1948), nos quais discute e exemplifica com muitos relatos de casos clínicos a proposta espírita de tratamento para a loucura; Espiritismo e Medicina (1941), Psiquiatria em face da Reencarnação (1940) e Peregrinos da Vida (1982).

Desencarnado Dr. Inácio trem mais de 50 obras publicadas! Entre elas:
Na Próxima Dimensão, Fundação Emmanuel, Carta do Dr. Inácio aos Espíritas, Reencarnação no Mundo Espiritual, Saúde Mental à Luz do Evangelho, Espírito é gente!, Transgênero, Espiritismo Livre, A 2a. Morte de Odilon entre outros!

Lista completa no link: http://www.saberemudar.com.br/index.php?
Entrevista retirada do site:
https://www.feparana.com.br/topico/?topico=2581
Livros do Dr. Inácio Ferreira disponíveis nos sites:
LEEPP: https://www.leepplojavirtual.com.br/
Didier: https://www.editoradidier.com.br/

15/04/2026

Reunião pública - 15/04/2026.

08/04/2026

Reunião pública - 08/04/2026.
Firmino Libório Leal

01/04/2026

Reunião pública - 01/04/2026.

Maria Cantora: exemplo de Fé, Amor e CaridadeDia 30 de março, segunda-feira, a Doutrina Espirita comemora o aniversário ...
28/03/2026

Maria Cantora: exemplo de Fé, Amor e Caridade

Dia 30 de março, segunda-feira, a Doutrina Espirita comemora o aniversário de Maria da Conceição Martins, Maria Cantora. Por não termos a certeza da data do seu natalício, comemora-se nesta data, ocasião em que ocorreu o seu desencarne ocorrido em 30 de março do recuado ano de 1978.

Em uma das obras literárias e mediúnicas psicografadas pelo médium Emmnauel Alves da Silva, encontramos o seguinte dialogo entre Cantora e sua fiel escudeira, senhora Maria Cuiabana: Dona Maria Cantora! Em que ano a senhora nasceu? Eu nasci, quando surgia a Lei do Ventre Livre! Pois bem, a Lei do Ventre Livre surgiu em setembro de1871. Diante do exposto, particularmente, considero o ano de 1871 como ano de nascimento daquela que veio ao mundo para semear, caridade, acolhimento, fé e amor.

Na nossa concepção Maria da Conceição Martins, Maria Cantora viveu 107 anos, dos quais, 38 foram dedicados a Conquista, pois, ela aqui aportou em 1940, fincando profundas e benfazejas raízes.

Paulatinamente o nome de Maria Cantora, está sendo restaurado dignamente em Conquista, em Minas Grais e por que não afirmar no Brasil e até no estrangeiro.

São frutos do seu abnegado, tenaz e laborioso trabalho: a abençoada gleba deixada por ela onde hoje situa-se a Casa Assistencial São Vicente de Paulo; a nomenclatura do Cantinho de Luz Maria Cantora no bairro Otávio Elias, o “Centrinho” como é carinhosamente chamando, que foi reaberto recentemente, o qual foi fundado por Cantora no Inicio da década de 1940. Além disso, sua casa de morada foi totalmente revitalizada tornando um verdadeiro memorial alusivo a sua laboriosa existência.

Culminando com esse feliz acontecimento ressaltamos que a população conquistense através de força de Lei denominou a pracinha defronte a Casa Assistencial São Vicente de Paulo de “Praça Maria Cantora” onde existe ali, singelo memorial e o busto daquela que foi na sua existência terrena exemplo dos preceitos emanadas do Cristo de Deus.

No “Centrinho” bem como na casa de Cantora, estão contidos os utensílios de trabalho utilizados na sua fecunda lida espiritual de 1940 até 1978, ano do seu desencarne. Ali, estão expostos: sua cadeira favorita, moringas, bancos, cadeiras e a mesa que tanto lhe serviu de suporte e apoio, utensílios domésticos e acervo literário espirita. Tudo isso, é fruto do apreço, carinho, respeito e zelo dos valorosos irmãos que lhe sucederam, mantendo os singelos utensílios incólumes e preservados.

Epilogo
Os centros espíritas são uma espécie de janelas abertas para o céu e têm como missão o estudo e a prática da Doutrina dos Imortais. Neles, iluminam-se os espíritos, aprendendo, na convivência fraternal, a experiência da solidariedade, do trabalho e da tolerância, a fim de poderem avançar no rumo da plenitude. Assim sendo, acreditamos que a obra encetada por Cantora é exemplo de Fé, Amor e Caridade.
*Escritor, pesquisador, criador de conteúdos, historiador, jornalista

25/03/2026

Reunião pública - 25/03/2026.

18/03/2026

Reunião pública - 18/03/2026.
Firmino Libório Leal

Cejusc de Conquista faz doação de brinquedos a Casa Assistencial São Vicente de PauloO Centro Judiciário de Solução de C...
18/03/2026

Cejusc de Conquista faz doação de brinquedos a Casa Assistencial São Vicente de Paulo

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Conquista, no Triângulo Mineiro, arrecadou vários itens – entre brinquedos, jogos educativos. As doações foram destinadas à Casa Assistencial São Vicente de Paulo, instituição que acolhe, educa e evangeliza crianças e adolescentes do município. A entrega das doações ocorreu dia 18/03.

Fortalecimento da cidadania
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Conquista, Dr. Nilson de Pádua Ribeiro Junior , destacou a relevância da ação para a comunidade: “O Projeto contribui para o fortalecimento da cidadania, um dos pilares do Cejusc, além de aproximar o cidadão do Poder Judiciário. A campanha atual teve como escopo contribuir com as crianças e adolescentes da Comarca, levando a elas um pouco de carinho e atenção.”

Ele ressaltou ainda o engajamento da comunidade jurídica: “Participaram da campanha, servidores da Justiça que contribuíram de maneira muito significativa para o êxito da iniciativa.”

O Cejusc
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

Dr. Nilson de Pádua Ribeiro Junior Juiz de Direito da Comarca de Conquista, bem como os serventuários da Justiça, foram recepcionados pela Diretoria da Casa Assistencial São Vicente de Paulo.

A Sra. Elina em nome da diretoria fez uso da palavra enaltecendo a Ação e gradecendo a todos envolvidos. Em Seguida Emmanuel Aves da Silva após frisar a importância da campanha, proferiu uma prece em agradecimento.

Endereço

Rua Nicolau Abdão Amui, 555
Conquista, MG
38195-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conquista Espírita - Casa Ass. São Vicente de Paulo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar