08/07/2017
"QUAL O MOMENTO CERTO DE SE INICIAR NA RELIGIÃO?
ONDE FAZER, O QUE FAZER? SERÁ ESSE O MEU ORIXÁ CERTO?"
São essas as dúvidas que latejam na cabeça de quem está para se
iniciar no Africanismo e, acreditem, elas são pequenas em vista das que surgirão nessa sua caminhada espiritual. Como eu digo, fé não se ensina, apenas se orienta. E é para isso que os Sacerdotes existem, para encaminhar e orientar filhos dos Orixás, como se seus fossem. Cada um tem seu momento certo de conhecer o mistério do Orixá e não existe regra geral, pois somos únicos. Para alguns, isso acontece até mesmo antes de nascer e para outros, o tempo certo só chega na maturidade.
Hoje existe um número grande de Casas de Santo e a dúvida "onde se iniciar" é ainda maior que nos tempos de outrora.
Mesmo que o Orixá te indique o lugar, a escolha é sua, afinal temos livre arbítrio. Mas para ajudar na sua escolha, sugiro que você visite Ylês, sem compromisso, observe as instalações, as pessoas que lá circulam, a organização da casa, o modo como as pessoas são tratadas, leia cartazes (isso indica gerenciamento do local), observe pormenores, mas apenas observe. Quando se sentir seguro num lugar, tenha uma conversa franca com o zelador e firme um contrato verbal, baseado no comprometimento e na verdade mútua,
pois CONFIAR nessa pessoa, vai ser essencial para sua vida religiosa. Ele é quem vai responder pela sua vida espiritual, essa que é alicerce para as demais áreas de nossa vida (profissional, afetiva, financeira, saúde...).
É através de seus oráculos sagrados, que ele vai revelar quem são seus Orixás. Não se atire de corpo e alma, na primeira casa que vc encontrar ou na mais bonita. Isso não é garantia de sucesso ou ascensão social. Vc que está nesse momento, saiba que todos nós passamos por isso e que Orixá é maravilhoso. Entretanto, a religião é feita por pessoas e saiba que a convivência não é fácil, a disputa de atenção é latente, mas como em todo lugar, vc vai precisar conquistar seu espaço e se adaptar às normas da casa.
Só não esqueça de PENSAR COM SUA PRÓPRIA CABEÇA e não aceitar atitudes que diminuam vc ou o explore financeiramente.
Todo Ylê tem seus próprios custos e os filhos costumam se cotizar, para ajudar a manter a organização e funcionamento da casa. Infelizmente, algumas pessoas inescrupulosas usam cargos religiosos para gerar medo, coação, chantagens emocionais e outros artifícios para se darem bem e explorar pessoas.
Por isso, sugiro que se conheça bem a casa que se queira pertencer. ;) Orixá nenhum gosta de ver filho seu sendo mal-tratado, humilhado ou explorado. Pense bem e não desista de Orixá, pois Ele nunca vai desistir de vc! Boa sorte!