22/01/2026
Relato de Vida e Superação
Aos doze anos de idade, no início da minha adolescência, já cursando a sexta série, em razão de graves problemas familiares, fui obrigado a abandonar os estudos para cuidar dos quatro irmãos mais novos.
Eu e minha irmã, dois anos mais nova do que eu, passamos a trabalhar para garantir a sobrevivência da família. Ela trabalhava para comprar roupas, e eu para assegurar a alimentação dos menores. Não foi fácil. Passamos por muitas necessidades, privações e dores que marcaram profundamente nossa história.
Houve momentos em que eu me afastava para chorar à beira de um riacho, debaixo de um bambuzal, tamanha era a angústia. Nossa luta foi grande, e, naquele tempo, não conseguíamos enxergar um futuro promissor. Ainda assim, vencemos — todos nós.
Reiniciei meus estudos aos 23 anos. Aos 27, formei-me em Técnico em Contabilidade; aos 34 anos, em Ciências Econômicas; e, aos 64 anos, conquistei o título de Bacharel em Direito — prova de que nunca é tarde para recomeçar.
Ao longo da minha trajetória profissional, atuei como Policial Militar, Coordenador Financeiro e Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Curitiba. Com muita honra, sou pastor, vocação que exerço com temor e responsabilidade. Aos 66 anos, alcancei mais uma vitória ao ser aprovado em primeiro lugar no concurso de Residente Jurídico da Advocacia-Geral do Município.
Minha história demonstra que as dificuldades da vida não impedem uma pessoa de ser honesta, de trilhar um caminho digno e viver longe da criminalidade. Hoje, todos os meus irmãos possuem suas casas próprias e são trabalhadores honestos, o que muito me orgulha.
Sou oriundo de uma pequena cidade do interior chamada Uraí, embora tenha sido registrado em Curitiba, cidade onde vivi a maior parte da minha vida. Atualmente, resido em Caxias do Sul – RS.
Sou casado com Carmem Langner de Oliveira, uma mulher por quem tenho profunda estima, companheira fiel em todos os momentos da minha vida. Juntos, somos Pastor e Missionária-Presidentes da IGREJA EVANGÉLICA CAMINHO PARA CANAÃ, conduzidos por um lema que resume nossa fé e nossa história:
“Tudo pode ser mudado através da oração.”