25/12/2025
O Natal do Senhor é a celebração de um dos mistérios de nossa fé: a Encarnação do Verbo. Nele, toda a Igreja contempla o amor de Deus, que assume a condição humana para redimir a humanidade. Não se trata apenas de uma memória de um fato passado, mas de um acontecimento que une, através da mesma liturgia e do mesmo mistério, passado, presente e futuro pelo mesmo acontecimento salvífico.
Ao nascer em Belém, em pobreza e simplicidade, Jesus revela a lógica divina que se opõe a soberba do mundo. Através de sua manjedoura, em meio ao silêncio da noite, na presença dos humildes, é manifesto que a salvação é oferecida à todos, começando pelos mais pequenos. Isso se mostrou evidente quando Ele disse no sermão da montanha "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus." (Mt 5, 3). O Natal proclama que a verdadeira grandeza está na humildade, e que a glória de Deus se revela no amor que se doa.
Viver o Natal do Senhor, portanto, não se reduz a tradições externas, mas implica uma conversão interior. É permitir que Cristo nasça em nós, por meio da fé, da caridade, da humildade e da vida sacramental. Assim, o Natal torna-se fonte de renovação espiritual e compromisso concreto com o Evangelho, para que, iluminados pela luz que vence as trevas, possamos glorificar a Deus em todas as coisas.