Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan

Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan Página Oficial do Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan

A família "Odé Ajagunan " está  de LUTO. 😢"É com imenso pesar que em respeito ao felecimento de mogba Sidnei homem de ax...
16/09/2025

A família "Odé Ajagunan " está de LUTO. 😢

"É com imenso pesar que em respeito ao felecimento de mogba Sidnei homem de axé, força e dedicação, que deixou sua marca no candomblé, sempre honrando a tradição e cultivando o respeito pelos orixás.

Por esse motivo, em sinal de luto e respeito à sua memória, informamos o cancelamento do candomblé do Olugbajé.

Mogbá Sidnei foi não apenas um pilar dentro da religião, mas também um grande amigo do Axé Ajagunan, sempre presente, leal e dedicado à irmandade que construiu com tanto amor.

Que seu legado de fé, amizade e devoção continue vivo em cada um de nós.
Que Sàngó o receba com honra e que sua luz siga iluminando nossos caminhos."
Texto Ogan Júlio César

É  com imenso prazer que a família "Ilé Alaketú Odé Asé Ajagunan ", na pessoa do  Babalorisá Ton d'Òsògiyan Convida à To...
07/06/2025

É com imenso prazer que a família "Ilé Alaketú Odé Asé Ajagunan ", na pessoa do Babalorisá Ton d'Òsògiyan Convida à Todos amigos,familiares e simpatizantes para juntos Louvarmos OGUM e OXÓSSI! 🗡✨️🏹
Sejam todos bem-vindos!!!

Hoje o "Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan "   Lamenta a triste partida do nosso querido amigo e conselheiro pai Beto D’Akeran...
13/05/2025

Hoje o "Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan " Lamenta a triste partida do nosso querido amigo e conselheiro pai Beto D’Akeran que Olorun o receba de braços abertos ,,,,
Que seja recebido nesta sua última caminhada com todas as Honras e Alegrias que merece!
Descanse em Paz!🙏🏿

Contamos com a presença de todos os amigos e irmãos de fé!Sejam todos bem-vindos!!!
30/10/2024

Contamos com a presença de todos os amigos e irmãos de fé!
Sejam todos bem-vindos!!!

Que nossa quinta-feira seja abençoada por Oxóssi com caça gorda e fartura em nossas mesas e nossas vidas! Que Ossain nos...
26/09/2024

Que nossa quinta-feira seja abençoada por Oxóssi com caça gorda e fartura em nossas mesas e nossas vidas!
Que Ossain nos abençõe com saúde, sabedoria e paz!
🏹🌿🏹🌴🏹🌱
Estamos em Função do Olubajé,
Atotô....

Reflexão....🤔

O filho de santo diz:
"Eu peço, rezo, canto e louvo, e nada, nenhuma resposta! Faço tudo: dou flores, comidas e velas, mas nunca tenho uma resposta. Penso em desistir, mudar de religião ou não crer em mais nada."
Em Aruanda a espiritualidade está pensando:

"Para que tantas velas acesas se sua FÉ está apagada?
Como tanto se pede, mas nunca se agradece?
Por que desistir se, sem fé, nenhuma religião lhe ajudará?"
A espíritiualidade não precisa ser compreendido, pois eles trabalham das mais inusitadas formas.
Eles apenas esperam que CONFIEMOS em nós mesmos, para que a ajuda deles faça efeito.

A espíritiualidade nos responde:
"Queres força?
Trarei a oportunidade de você aprender a ser forte!
Queres emprego?
Trarei a oportunidade de você correr atrás e conquistar seus objetivos!
Querer amor?
Trarei a oportunidade de você aprender a amar a si e aos outros!"

Cultuar Orixá não é receber de bandeja tudo pronto, perfeito. Cultuar Orixá é aprender a viver a vida como ela é...
com altos e baixos, dores e alegrias, perdas e vitórias, usando todos os ensinamentos e oportunidades dos Orixás em nossas vidas.

Não é uma vida fácil, mas é verdadeira!
Para refletir. .."

Texto: autoria desconhecida/pág Religião Respeito e Humildade

Muito Asé à Todos!
Ìlé Alaketú Odé Asé Ajagunan

Que os Orixás Ibejis,encha de alegrias ,gratidão ,fé e esperança nossos corações e nossas vidas!!!Ibejieróóó...💞🕊🍭🍎O rit...
22/09/2024

Que os Orixás Ibejis,encha de alegrias ,gratidão ,fé e esperança nossos corações e nossas vidas!!!

Ibejieróóó...💞🕊🍭🍎

O ritual de Ìmótótó e Osé

"Esse ritual ficou mais conhecido como Osé.
Mas "Osé " é nome do sabão preto especial da costa da África.
"Ìmótótó " quer dizer ;limpeza, higiene.
Ossé é o ritual de limpeza feito em todos os igbas ,pejís ...e no Ílé Asé .
Nas casas de candomblé tradicional e suas afiliadas , esse ritual faz parte do calendário anual ,pra que todos os filhos(as ) do ÌLÉ tenham responsabilidade e saibam da importância ,e renovem o comprometimento com seu Orixá e a Casa.
Deve ser feito com muito respeito e reverência a Orunmilá;
primeiro esfria-se o corpo, toma-se banho de ervas, reza-se, pedindo à benção. Tradicionalmente, canta-se ao realizar o osé: - Ossé é um ajô ô oruo, Babá axé.
Mentalizando as boas coisas que tem-se alcançado e nas que pretende-se alcançar. Tudo é lavado com sabão de coco ,
palha da costa, e água da terra, ou do poço, banho de folhas, ou de acordo com as exigências de cada Orixá.
Com o passar do tempo, alguns costumes foram perdido, mas independente da forma como é realizado, independente do aprendizado que pode divergir de Casa para Casa,o Ossé é um ato muito importante, pois traduz-se em uma entrega humilde e no zelo e carinho do iniciado para com o seu Orixá.
É um momento de reflexão e conversa com o divino,de gratidão, de respeito...de fé."

Texto:Internet

Muito asé à todos!
Ilé Alaketú Odé Asé Ajagunan

Que Exú e Omulú nos proporcione uma semana  abençoada  com; caminhos abertos e prósperos,saúde, sabedoria e muito Asé......
02/09/2024

Que Exú e Omulú nos proporcione uma semana abençoada com; caminhos abertos e prósperos,saúde, sabedoria e muito Asé...🙏🏿

Laroyêê, Atotôôô!!!!👑

OPANIJÉ – O TOQUE SAGRADO

Opanijé é um toque e ao mesmo tempo uma dança sagrada, entoado pelo som dos atabaques e dançada pelo Orixá Obaluaye, que representa a trajetórias dos humanos no planeta terra, até a sua passagem triunfal para o mundo dos mortos.
Pode ser tocado para a divisão de um conjunto de comida ritual chamada Olubajé, quando todos em silencio recebem sua porção, e os crentes aproveitam este momento para pedir saúde e longevidade.
O Orisá dança numa representação simbólica, mostrando sua ligação com os mortos Ikú e o seu domínio sobre a terra. Sua dança é dramática, deslocando-se para a direita e esquerda mostrando as duas faces das mãos, referindo-se a vida e a morte, a saúde e a doença, o dia e a noite, o direito e o esquerdo, a dualidade, ambivalência, a impermanência e o movimento de todas as coisas. Depois com as mão espalmadas reafirma que é só aguardar para presenciar esta mudança que será inevitável.
Apontando o seu dedo indicador sobre a palma da mão, salienta que é uma questão de tempo, pois tudo está escrito na linha da vida e assim será. Com o mesmo dedo aponta para o céu e para a terra reafirmando o seu domínio sobre eles, em seguida aponta para ouvido, olho e boca, expressando que nada acontece sem que ele escute, veja e em silencio permanecerá.
Lentamente dobra os joelhos, desce até o chão e descreve a sentença de todos, abrindo a sepultura, colocando o corpo sem vida e cobrindo-o com seu elemento mais precioso, a terra, em seguida pega seu Sasará (objeto que traz a vida), se levanta e triunfa sobre a verdade absoluta, recebendo e acolhendo a alma do seus filhos, que agora sobre o seu domínio conhecerá a vida pós morte.
Assim encerra a dança deste grande Orisá amado por muitos e respeitado por todos.
Atotô (nós te respeitamos).🙏🏿

Texto: Baba Lokanfu, Toluaye

Muito asé à todos!!!
Ilé Alaketú Odé Asé Ajagunan

🙌🏾
Esperamos contar com a presença de todos amigos e irmãos pra celebrarmos juntos o Olugbajé...🙏🏽

TOQUE  de  EXÚ Hoje 12/08 a partir das 19 horas. A família "Odé Ajagunan" ,Convida vocês para participarem hoje  de uma ...
12/08/2024

TOQUE de EXÚ
Hoje 12/08 a partir das 19 horas.

A família "Odé Ajagunan" ,
Convida vocês para participarem hoje de uma Gira de Exú e Pomba gira.
Vamos louvar o povo da rua,que sempre caminha ao nosso lado!
Serão todos bem-vindos!
Nosso endereço,
Rua Antônio Faustino dos Santos,
493 jd. Sta Lúcia, Carapicuíba.
Em frente ao ginásio de esportes AirtonSena.
Contamos com a presença de todos!!!

Segunda-feira vamos pedir as bênçãos de Exú e Omulú em nossos caminhos e em nossas vidas!!!Que as palhas sagradas de Omu...
12/08/2024

Segunda-feira vamos pedir as bênçãos de Exú e Omulú em nossos caminhos e em nossas vidas!!!
Que as palhas sagradas de Omulú nos cubra curando as mazelas do corpo e da alma.
Exú seja nossa companhia e nosso guia por caminhos de fé e prosperidade!!!
Laroyê, Atotô!!!

Muito Asé à Todos!
Ílé Alaketú Odé Asé Ajagunan

Que Xangô nos abençõe com positividade, justiça e paz!E que os bons ventos de Oyá  nesta quarta-feira nos traga alegrias...
24/07/2024

Que Xangô nos abençõe com positividade, justiça e paz!
E que os bons ventos de Oyá nesta quarta-feira nos traga alegrias, fé e humildade!
🐢 🔥 🦋 ⚡
Kaô Kabiecilê, Epahey Oyá!!!

"Só levanta pra ensinar quem sentou pra aprender"...

"Então atravessei o mariwo...
um mundo novo, cheio de dúvidas e incertezas.
Tomei banho frio, rezei na madrugada.
Fui tomado por uma força que eu não conhecia,
Atravessei o mariwo... deitei, rezei, chorei, sorri.
Atravessei o mariwo… fui cuidado, fui amado
fui gerado, ali renascendo; naquele momento eramos os mais novos que existiam ali (meu Dofono e eu).
Fui protegido, fui orientado pelos mais velhos.
O tempo foi passando, fui crescendo, aprendendo...
Amando, e fui cuidando de alguém também.
Aprendi com os mais velhos,
com os mais novos, então percebi que tudo é um ciclo.
Hoje já me vejo na posição de ajudar e ensinar o mais novo, quem está nascendo quem está ganhando tempo no santo.
Atravessei o mariwo, levantei da enin, ganhei direitos e com ele os deveres… sigo aprendendo, vou dividindo.
Enquanto minha cabeça for ao chão para o mais velho é sinal de que ainda tenho tempo no Ayê de aprender e ensinar.
Gratidão a mão que me iniciou,
Gratidão a mão que hoje cuida de mim.
E assim vou estar onde o Orisà determinar.
Mojuba meus mais velhos por tanta dedicação,
Mojuba ao mais novo que em minha mão confia...
Adúpé Orisà !"

Texto : Asé Queiróz/pág . Candomblé Sagrado

Muito Asé à todos!
Ìlé Alaketú Odé Asé Ajagunan

Endereço

Carapicuíba, SP
06321-001

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Alaketú Odé Aşé Ajagunan posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria