19/04/2023
Um índio americano Apache se ajoelha para beijar a mão do Papa João XXIII (Angelo Guiseppe Roncalli) durante uma audiência da delegação Apache no Vaticano em Roma, Itália, em 16 de maio de 1961.
Pra quem sabe História, essa foto chega a ser divertida. Os espanhóis estavam evangelizando aquela região da seguinte maneira: os franciscanos convertiam "pueblo" por "pueblo" (ou seja, todos os índios sedentários), e o Exército espanhol passava a proteger os "pueblos" dos ataques dos índios nômades (dentre os quais os mais selvagens eram os apaches). Assim, construía-se uma edificação que era ao mesmo tempo uma igreja & um forte ao lado, com uma muiralha para no caso de ataques de nômades os índios sedentários pudessem correr para dentro. É o que funcionou no Medievo europeu, e tbm funcionava direitinho lá.
O problema maior, todavia, é que era praticamente impossível evangelizar os nômades, pq eles matavam todo mundo que não fosse parente deles e chegasse perto, além de não esquentarem lugar. Isso havia se tornado um problema muito mais grave nas décadas imediatamente anteriores, pq os nômades haviam aprendido a montar cavalos (que haviam fugido de povoações ao Sul e vagavam selvagens pelo deserto). Na verdade, eles eram melhores cavaleiros que os espanhóis, tendo desenvolvidos técnicas avançadíssimas, como atacar pendurados do lado do cavalo, usando-o de escudo, etc.
Como a região era muito esparsamente povoada, depois da independência o governo mexicano, herdeiro do espanhol, fez a maior besteira da História deste hemisfério: convidou descendentes de ingleses dos novíssimos Estados Unidos para mudar-se para lá, com as condições imprescindíveis de converter-se ao catolicismo, não ter escravos e jurar lealdade ao governo mexicano.
Os caras foram, aos magotes, mas mentiram. Não se converteram porcariíssima nenhuma, levaram escravos e começaram a escravizar os índios sedentários católicos. Evidentemente, lealdade zero para com o governo mexicano, que tão generosamente os havia convidado.
O que acabou acontecendo foi que os anglos declararam guerra ao governo mexicano e estabeleceram a República do Texas, que acabou sendo absorvida pelos EUA, passando então a "limpar" o território, numa política genocida que custou a vida da imensa maioria dos índios católicos (alguém acha que "Gerônimo" é um nome de pagão, por exemplo?) e de praticamente todos os índios nômades. Destes só os últimos, quando perderam sua fonte de alimentação com a extinção criminosa do búfalo, levada a cabo pelo governo americano exatamente com a intenção de matar os índios nômades de fome, foram aprisionados em reservas a centenas de quilômetros dos lugares que lhes eram importantes.
Aí a gente vê um índio apache beijando a mão do Santo Padre, e - conhecendo a História - pensa "ah, se os antepassados dele tivessem tido o tirocínio de fazer isso antes, seus descendentes estariam ainda por ali aos milhões"...
Por Carlos Ramalhete