03/06/2022
"Magué" - As Comidas do Batuque!
- Antes de falar de "Magué" é preciso deixar claro que existem as "comidas profanas" introduzidas dentro da Festa e existem os PRATOS VOTIVOS SAGRADOS, o "Magué"!
- Também é preciso deixar claro que o "Magué", dentro da Festa de Batuque, não é um almoço de domingo e nem uma churrascada com os amigos. ELE EXIGE UM CERTO DECORO, DE TODOS NÓS !!!
Pirão, canja, atã, acarajés, aves e quadrúpedes assados e enfarofados, amalá, axoxó, sarrabulho, omolokum, cangicas, doces, etc... etc... etc...
As comidas (Magué) fazem parte do Batuque e são o nosso elo de ligação com a obrigação que está arriada e com a ancestralidade.
No Batuque tradicional onde tudo tem um porque de existir, um pra que fazer e um motivo de estar ali. O "Magué" acaba sendo o agente catalizador da ligação do Sagrado com o Humano, onde o Orixá e o filho se alimentam em igual proporção, cada um com a parte que lhe cabe do que está sendo ofertado.
A canja por exemplo, é feita com as aves que através da Sacralização, uma parte delas alimentou (energizou) a obrigação e a parte que sobrou, é limpa e preparada para alimentar a todos os que participarem da festa. Ou seja tudo gira em uma perfeita sincronia onde o sagrado já revitalizado. Fortalece, revigora e alimenta o nosso Ser espiritual e físico!
Porém é preciso saber que essa sincronia tem que ser mantida e respeitada. Assim sendo, o que manda é a ordem dos Santos e não a gula ou a fome das pessoas da casa ou dos convidados!
Existe uma ordem certa para cada comida (doce ou salgada) a ser servida ou ser disponibilizada para o "público" durante a Festa.
No entanto o que assistimos e não é de hoje, são pessoas do próprio Batuque esquecendo da ordem em que as "coisas" acontecem dentro do Batuque e confundindo a Festa de Batuque com "bandejão" ou com "buffet livre" . E muitas vezes "exigindo" para ser servido com algo que ainda não está disponível naquela altura da Festa, ou então fazendo cara de nojo para essa ou aquela Comida Votiva Sagrada.
Eu já vi Batuqueiro falando que "sopa eu como em casa", "ah nem perde teu tempo me oferecendo essas galinhas duras", "mas bem capaz que eu vou comer 'isso' com as mãos" e por aí vai.
Se espera dos Batuqueiros, que eles respeitem as tradições do Batuque. E ACOMPANHEM A RODA!!!
LEMBRE-SE, O BATUQUE É FEITO DE TRADIÇÕES!
É claro que sabemos que algumas casas tem outros costumes, E RESPEITAMOS! Porém quando for visitar uma outra casa, procure saber antes quais os seus costumes e tradições, para não cometer nenhuma gafe com os Orixás e com as pessoas que lhe recebem com muito bom grado, debaixo do teto deles!
Texto: Pai Cleber de Ogum