Paróquia São Vicente de Paulo

Paróquia São Vicente de Paulo http://www.svicentecampos.com.br/index.php Capela Santa Rita de Cássia
(Pq Prazeres):
Domingos, às 9h30. Giovanni Fernandes Ribeiro.

Horários de Missa:

Matriz:
Domingos, às 7h30 e às 19h
Quintas, às 18h (Adoração ao Santíssimo Sacramento) logo após, Missa às 19h. Capela São João Batista (Usina São João):
Sábados, às 17h30
Capela São Jorge (Pq São Jorge):
Sábados, às 19h. Histórico:

— 2010
No dia 13 de outubro, a Capela São Vicente de Paulo é erigida Quase-Paróquia pelo bispo Dom Roberto Gomes Guimarães, tendo como Administra

dor Paroquial o Pe. Passaram a compor a Quase-Paróquia as capelas São João Batista, na Usina São João; Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres; São Jorge, no Parque São Jorge; Nossa Senhora do Carmo, no Residencial Lapa I; e Santo Antônio de Santana Galvão, no Parque Santa Rita (“Casinhas”). Após a criação da Quase-Paróquia, são implantadas a Pastoral da Criança e a Conferência Vicentina. A comunidade passa a ter dois horários de Missa Dominical - às 07h30 e às 19h30 -, além de Missa na Quinta-Feira, às 19h30, com adoração ao Santíssimo Sacramento.
— 2011
No dia 13 de Outubro, no 1º aniversário de Quase-Paróquia, foi realizado o lançamento do novo Projeto Arquitetônico da Igreja Matriz, realizado pela engenheira Ana Paula Ribeiro Sarmet Moreira Smiderle.

— 2012
O muro frontal é reformado, e o lateral, que dá para Rua Maria Santana, é demolido. Um novo muro é construído na referida lateral, reposicionado, tomando posse de parte do terreno da igreja que antes estava abandonado. A inauguração do novo muro foi no domingo, dia 15 de abril, após a missa das 07h30;
No segundo semestre o projeto estrutural da construção da Igreja Matriz, realizado pelo engenheiro Luiz Gabriel Sarmet Moreira Smiderle, é finalizado;
No dia 26 de setembro é dado o alvará de execução da obra pela Prefeitura de Campos.

— 2013
No dia 14 de maio os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, o ícone de Nossa Senhora e a Cruz visitaram nossa Igreja Matriz;
A construção da Igreja Matriz (antes construção da capela) é retomada,conforme novo projeto, no dia 04 de junho. No dia 15 de dezembro foi sorteado um carro, um Celta 0 km, em prol das obras da Igreja Matriz.
— 2014
No dia 15 de outubro foi deferido o pedido para criação da nova paróquia, São Vicente de Paulo, pelo Conselho Presbiteral da Diocese. O dia 13 de novembro foi escolhido para a Santa Missa de ereção da nova Paróquia. A data já estava agendada pelo bispo para a Crisma.

Na Catedral do Santíssimo Salvador, foi celebrada, na tarde deste  domingo (28), a Santa Missa de Encerramento do Ano Ju...
28/12/2025

Na Catedral do Santíssimo Salvador, foi celebrada, na tarde deste domingo (28), a Santa Missa de Encerramento do Ano Jubilar, que foi presidida pelo Reverendissimo Senhor Bispo, Dom Francisco Ferreria Paz.

A Celebração Eucarística, lotada de fiéis e coincidiu com o Dia da Sagrada Família, contou com a presença maciça do clero diocesano, que ajudaram a concelebrar, dentre eles o Padre Lenilson e o Diácono Permanente, João Batista, ambos de nossa paróquia.

Fotos: Pascom

28/12/2025

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, convida fiéis a participar da Santa Missa de encerramento do Ano Jubilar da Esperança. A celebração será neste domingo (28/12), às 16h na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

25/12/2025

Na noite de ontem, durante a solene Santa Missa do Natal do Senhor, a comunidade reuniu-se para celebrar, com fé profunda e jubilosa alegria, o mistério do Nascimento do Salvador, Jesus Cristo.

A celebração foi marcada pela oração, pela ação de graças e pela esperança renovada que o Santo Natal nos oferece, recordando que Deus, em sua infinita misericórdia, faz-se próximo e caminha com o seu povo.

Ao final da celebração, em clima de intensa alegria natalina, o padre, visivelmente jubiloso, dirigiu-se à assembleia e concedeu a todos os fiéis a paz de Cristo, sinal do amor que nasce em Belém e permanece vivo no coração da Igreja.

Desejamos a todos um santo e abençoado Natal.❤️

Celebramos o mistério da Encarnação, o nascimento do Salvador, e, unidos como comunidade, elevamos a Deus nossa gratidão...
24/12/2025

Celebramos o mistério da Encarnação, o nascimento do Salvador, e, unidos como comunidade, elevamos a Deus nossa gratidão pelos dons e bênçãos recebidos ao longo deste ano.

22/12/2025

Após a Santa Missa de ontem, em comunhão com a comunidade paroquial, realizou-se a solene inauguração dos vitrais de artes sacras, concebidos e confeccionados pelo Padre Lenílson, com a valiosa ajuda dos paroquianos. Foi um momento singular, profundamente marcado pela beleza, pela fé e pela ação de graças.

Cada janela, composta por aproximadamente 12 m² de vidro, é fruto de meses de trabalho paciente, dedicado e silencioso, hoje transfigurado em luz, cor e oração. Com profunda gratidão, a comunidade teve a honra de contemplar e celebrar a inauguração dos vitrais da fachada paroquial, que passam a anunciar, por meio da arte sacra, a presença do divino e o zelo amoroso pela Casa do Senhor.

Elevamos, ainda, um sincero e respeitoso agradecimento a cada paroquiano que, com generosidade e espírito de comunhão, contribuiu para a Campanha dos Vitrais, tornando possível a concretização deste sonho coletivo. A obra segue em seu caminho final, aguardando ainda a instalação da cruz — sinal maior da nossa fé — que coroará e completará este testemunho de amor, devoção e esperança.

Paróquia inaugura novos vitrais e fachada!!Obra do próprio padre Lenilson com paroquianos será apresentada na noite dest...
20/12/2025

Paróquia inaugura novos vitrais e fachada!!

Obra do próprio padre Lenilson com paroquianos será apresentada na noite deste domingo, 21/12.

A comunidade paroquial de São Vicente de Paulo preparou um presente para o Senhor Jesus na celebração do seu nascimento. Neste último domingo do Advento, 21/12, após a Santa Missa das 19h, será inaugurada a nova fachada da igreja matriz, com os vitrais retratando o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, além da iluminação artística.

A confecção dos vitrais foi obra das mesmas mãos que consagram o pão e o vinho para a comunidade. No ateliê montado para esse fim, o padre Lenilson Alves dos Santos contou com a colaboração de três paroquianos – Beatriz, Marquinhos e Carlos Augusto – e do seu irmão Paulo Cesar.

O tema dos vitrais se refere à força do amor, dos corações humanizados e sagrados que se doam ao próximo. Essa é a base da caridade vivenciada e anunciada por São Vicente de Paulo, nosso padroeiro e nossa inspiração – explica o sacerdote.

O minucioso trabalho da concepção e confecção dessas obras de arte sacra já tinha legado à comunidade dois vitrais laterais (retratando São Vicente de Paulo e o lava-pés) e um grande vitral frontal (representando a pessoa do Espírito Santo), situado sobre a porta principal do templo.

É tudo feito com muito carinho —, conta padre Lenilson, convidando todos a participar da inauguração com o espírito de quem faz uma verdadeira oferta ao Senhor.

Na noite desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, foi realizado o último Terço dos Homens na Capela Santa Rita de Cássia,...
17/12/2025

Na noite desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, foi realizado o último Terço dos Homens na Capela Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres. Conforme aviso feito no domingo passado, os familiares dos membros foram convidados para participar.

Além do Terço Mariano, foram feitas as orações a São José, a São Vicente de Paulo e a Santa Rita de Cássia. Foram cantadas a Consagração a Nossa Senhora, o Hino do Terço dos Homens e a Música "Tua Família " do Anjos de Resgate. Houve, também, a meditação do Santo Evangelho do dia.

Aos membros ativos, o Coordenador, Maurício Magro, reforçou a mensagem para todos perseverarem e continuarem a participar no ano que vem.

14/12/2025

Na confraternização anual de nossa paróquia, no Sitio Rancho Feliz, celebramos o dom da vida do Senhor Salvador, pai da Ministra Extraordinária da Distrda Sagrada Comunhão Eucarística Juçara Neves, que completou 75 anos de vida.

Registros da nossa confraternização paroquial no sítio Rancho Feliz.
14/12/2025

Registros da nossa confraternização paroquial no sítio Rancho Feliz.

Primeiros registros da nossa confraternização paroquial no sítio Rancho Feliz.
14/12/2025

Primeiros registros da nossa confraternização paroquial no sítio Rancho Feliz.

No calendário litúrgico da Igreja Católica, o Terceiro Domingo do Advento, conhecido como Domingo Gaudete, destaca-se pe...
14/12/2025

No calendário litúrgico da Igreja Católica, o Terceiro Domingo do Advento, conhecido como Domingo Gaudete, destaca-se pelo uso da cor rosa e por um tom mais alegre em meio ao tempo de preparação para o Natal. Celebrado a duas semanas do nascimento de Jesus Cristo, esse domingo representa uma pausa de esperança no clima mais sóbrio do Advento, tradicionalmente marcado pelo roxo.

O nome Gaudete vem do latim e significa “Alegrai-vos”, expressão retirada da antífona de entrada da Missa, inspirada na Carta de São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). A passagem resume o espírito da celebração: a proximidade do Natal é motivo de alegria, pois a vinda do Salvador já se encontra iminente.

A cor rosa, utilizada nos paramentos litúrgicos quando disponíveis, simboliza exatamente essa transição entre a expectativa e a alegria. Ela resulta da mistura do roxo, sinal de preparação e penitência, com o branco, cor da festa e da luz, indicando que a espera continua, mas já iluminada pela certeza da salvação.

Do ponto de vista pastoral, o Domingo Gaudete recorda aos fiéis que a alegria cristã não está ligada apenas a sentimentos passageiros, mas à confiança na promessa de Deus. Mesmo em contextos de sofrimento, dificuldades pessoais ou luto, a liturgia aponta para uma esperança que se fundamenta na fé e na certeza da presença de Cristo.

Assim, o Terceiro Domingo do Advento reafirma o sentido profundo da preparação natalina: mais do que aguardar uma data, a Igreja convida os cristãos a renovarem a esperança e a alegria diante da proximidade do Senhor, que vem ao encontro da humanidade.

Endereço

Campos Dos Goytacazes, RJ
28080-185

Horário de Funcionamento

Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
19:30 - 20:30
Sexta-feira 08:00 - 17:00
Sábado 08:00 - 12:00
Domingo 07:30 - 09:30
19:30 - 21:30

Telefone

(22) 3052-2072

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Paróquia São Vicente de Paulo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Paróquia São Vicente de Paulo:

Compartilhar

Categoria