29/03/2024
A Quinta-feira Santa é o último dia da Quaresma e o primeiro dia do Tríduo Pascal, o período litúrgico mais curto da Igreja. A Quaresma termina no início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, que nos leva a orar e refletir sobre a última noite da vida de Cristo, antes de Sua morte na Sexta-feira Santa e ressurreição no Domingo de Páscoa.Na missa da Quinta-Feira Santa, recordamos a instituição da Santa Eucaristia, onde Jesus se faz alimento com o seu corpo e seu sangue. Jesus realiza a última ceia com os seus discípulos, ato que recordamos em toda Missa, Ele nos deixou a memória de Seu Corpo e Sangue e continua presente no meio de nós, por meio do seu espírito.
Antes de realizar a última ceia com os seus discípulos, Jesus realiza o rito do Lava Pés, Ele se abaixa e se coloca a serviço do outro, ensinando aos discípulos que eles devem fazer a mesma coisa. Pedro, como sempre questionador, diz a Jesus que então ele deveria lavar não somente os pés, mas o corpo inteiro. Jesus diz que quem já tomou banho, não precisa banhar-se de novo, pois já está todo limpo. Jesus sinaliza, ainda, que nem todos estão limpos, pois sabia quem iria entregá-lo. Podia estar limpo por fora, mas não por dentro.
Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus ensina o amor ao próximo e que os discípulos deveriam fazer a mesma coisa uns com os outros. Jesus ensina, ainda, que eles devem dar o exemplo para todas as pessoas, ou seja, para eles ensinarem o amor aos outros, eles têm antes que viver esse amor. Com essa atitude, mostra que o Mestre não é maior do que os servos, e que deve se colocar em condição igual e não superior. Todos são iguais aos olhos de Deus.
Hoje, ainda, é um dia de festa na Igreja, mesmo sendo Quinta-Feira Santa, pois pela manhã os sacerdotes renovaram as suas promessas sacerdotais e aconteceu a benção dos santos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma. Agora à noite, uma outra grande festa para a Igreja que é a instituição da Eucaristia. Depois dessa grande festa, a Igreja entra num silêncio e celebra com fé e piedade a paixão e morte de Jesus. No Sábado Santo à noite uma grande alegria toma conta novamente da Igreja, com a celebração da Vigília Pascal.