Ilê Eléèjìgbó ojú tí Ọya Viva Deus Neto

Ilê Eléèjìgbó ojú tí Ọya Viva Deus Neto Centro religioso de candomblé, nação Angola. Raiz Viva Deus.

Hoje completo meus 16 anos de iniciado ao Sagrado, onde passei por muitos momentos alegres, tristes, de cansaço e dificu...
30/05/2026

Hoje completo meus 16 anos de iniciado ao Sagrado, onde passei por muitos momentos alegres, tristes, de cansaço e dificuldades. Não foi uma trajetória fácil, e sei que nunca vai ser, pois a missão para com o Sagrado vem de algo que vai muito além do querer e do aparecer.
O Sagrado demanda que você abaixe a cabeça para aprender, que tenha humildade, amor, carinho e propósito. Sem essas bases, não é possível seguir essa linda missão que eu aceitei para minha vida.
Hoje lidero minha casa com amor e respeito ao Sagrado e àquilo que eles me guiam, buscando sempre agir de forma honesta, responsável e fiel aos ensinamentos que recebi ao longo desses anos.
Essa data me traz muitas lembranças. Lembranças de promessas, de pessoas, de filhos e de momentos que ajudaram a construir o sacerdote que sou hoje. Pessoas que nem sempre vão entender aquilo que nós, como sacerdotes, carregamos ou as decisões que precisamos tomar em determinados momentos. Muitas vezes precisamos deixá-los aprender por si próprios, porque cultuar o Sagrado demanda prioridade, decisões, responsabilidades e, por vezes, dores. Mas também traz alegrias e recompensas que muitos não conseguem enxergar, pois sempre esperam que elas venham das pessoas, sem perceber que o Sagrado está constantemente nos impulsionando, sustentando e mostrando os caminhos que devemos seguir. Ao longo dessa caminhada tive pessoas com quem aprendi e pessoas que eu também ensinei. Pessoas que me ajudaram a ser o sacerdote que sou hoje, mostrando que algumas realmente somam e caminham conosco, enquanto outras deixam importantes aprendizados. Cada uma delas teve sua importância na minha história e na construção da minha fé. E as promessas... muitas foram quebradas. Mas sei que o Sagrado é vivo e sempre me mostra até onde o ser humano pode ir. Quando mais precisei, vi panelinhas sendo criadas por pessoas a quem confiei minha vida além do Sagrado, pessoas que iniciei hoje nem o humbe de reconhecer e me chamar de pai me chamam, aqueles que deixei ensinarem hoje vão contra esses mesmo ensinamentos. Vi pessoas acreditarem que eu precisava ser forte o tempo todo, como se nunca pudesse falhar, me cansar ou errar.
⬇️⬇️

Eu Tata Ojalemin, na qualidade de sacerdote de Candomblé, torno público o presente comunicado à comunidade, aos filhos e...
09/04/2026

Eu Tata Ojalemin, na qualidade de sacerdote de Candomblé, torno público o presente comunicado à comunidade, aos filhos e filhas de santo e a todos que acompanham esta casa. Em momento anterior, foi realizada reunião formal com a participação de diversos membros, devidamente registrada em ata, na qual houve concordância coletiva quanto à aquisição de um terreno destinado à construção da sede do Ilê. A decisão foi incentivada, apoiada e assumida pelos presentes.
Com base nesse compromisso coletivo, foram tomadas providências concretas para viabilizar tal projeto. Entretanto, após a efetivação do compromisso, parte expressiva dos envolvidos não cumpriu com o que foi acordado, omitindo-se de responsabilidades previamente assumidas. Tal conduta gerou prejuízo financeiro significativo, recaindo de forma injusta e desproporcional sobre este sacerdote.
Diante desse cenário e de toda a pressão gerada, este sacerdote atravessou um período de desgaste emocional significativo. Ainda assim, agindo com responsabilidade espiritual, e em situações pontuais em que não me encontrava em condições ideais para realizar atendimentos, orientei, de forma ética, que determinados atendimentos naquele momento fossem realizados por outro sacerdote de minha confiança, visando não prejudicar ninguém. É importante deixar claro que tal postura não configura abandono de função, mas sim compromisso com a seriedade e com a correta condução espiritual.
Posteriormente, tornou-se necessária a adoção de uma postura mais firme na condução da casa, com o restabelecimento da ordem, da disciplina e do respeito à hierarquia, princípios inegociáveis dentro do Candomblé. Em razão dessas medidas, alguns filhos e filhas de santo optaram por se afastar. Contudo, é necessário registrar que, após o desligamento, vêm sendo propagadas inverdades a respeito da minha conduta sacerdotal, incluindo alegações de que este sacerdote teria deixado de prestar assistência espiritual ou interrompido seus atendimentos.

⬇️⬇️⬇️⬇️

Odoya💙🙏Viva a rainha, mãe de todos os oris🤍       🇦🇴
02/02/2026

Odoya💙🙏

Viva a rainha, mãe de todos os oris🤍

🇦🇴

O Ilê Eleejigbo oju ti Oya junto com o Ilê Dandalunda e Ogum.🙏24/01/2026- Neste dia comemoramos mais uma saida de muzenz...
30/01/2026

O Ilê Eleejigbo oju ti Oya junto com o Ilê Dandalunda e Ogum.🙏

24/01/2026- Neste dia comemoramos mais uma saida de muzenza de Nkisse Luango.
Foram dias de muito esforço, dedicação e muito asè onde os nkisses se mostraram mais e mais presentes em nossi Ilê.

Eu Tàtá Ojalemin gostaria de agradecer a todos que tiveram presente em nosso Ajô, agradecer a familia da iniciada por confia-la as minhas mãos e agradecer a todos os filhos que ajudou nessa obrigação!!

Agradecer mais uma vez a Makota Tumbalade por sempre estar ao meu lado, e por aceitar ser madrinha de orunko.

Que tateto Lungo abençoe a todos!!! MUKUIU🙏❤️

Hoje minha filha você começa a ser conhecida no mundo espiritual como:

OBÁÌNLÉFUN🤍🐢🕊

21/01/2026

Boa noite a todos! Esse é o resultado da nossa rifa de Natal. Parabéns aos ganhadores e muito obrigado a todos que participaram! 🙏🏻✨

Os ganhadores:

1° Prêmio: Doyanilê
2° Prêmio: Ideji
3° Prêmio: Obaybô

20/12/2025- Quero agradecer ao meu filho  por vestir Tateto Telekompensu e meu irmão  por vestir tateto Gongobila  😍🏹🐠💙💛...
23/12/2025

20/12/2025- Quero agradecer ao meu filho por vestir Tateto Telekompensu e meu irmão por vestir tateto Gongobila

😍🏹🐠💙💛🍃👑🍃🎣 🇦🇴🦚 💙🏹🦚👳‍♀️💛

20/12/2025- O Ilê Eleejigbo oju ti Oya  juntamente com o Ilê Dandalunda e Ogum  realizou mais uma saida de Tàtá Kambono ...
22/12/2025

20/12/2025- O Ilê Eleejigbo oju ti Oya juntamente com o Ilê Dandalunda e Ogum realizou mais uma saida de Tàtá Kambono D' Gongobila e Muzenza D' Bamburucema!!

Mameto Matamba escolheu nosso Tàtá para ser seu, e como de confiança ela lhe deu uma responsabilidade enorme com ela acompanhada de amor e fé te dando o cargo de TÀTÁ MUXIKI❤️

Agradeço a nossa Makota Tumbalade por estar conosco em mais uma iniciação e sempre ser o braço direito de Matamba e Nkassuté Lemba!! Asè mãe, zambi Naquetessa!!🙏

Foram dias de alegrias, realizações e de muito amor. Mas também foram dias cansativos e corridos para os filhos que pode participar desse momento e agradeço a todos meus filhos!!

Agradeço aos irmãos e amigos que estiveram presentes nesse lindo Ajô, mukuiu!!

Hoje meus filhos voces morrem para vida e renascem para o sagrado como:

TATA KAMBONO

GÌTÁ OKÃNNÏGBÊ🦚💚

MUZENZA

LOYÁ GNÌTÁ🦋🌪

19/12/2025- o Ile Eleejigbo Oju Ti Oya juntamente com o Ilê Dandalunda e Ogum realizou as primeiras saídas do Muzenza de...
22/12/2025

19/12/2025- o Ile Eleejigbo Oju Ti Oya juntamente com o Ilê Dandalunda e Ogum realizou as primeiras saídas do Muzenza de Bamburucema.

E para constatar esse momento maravilhoso quero agradecer aos nossos irmãos e amigos .alakoro .gomes

Mukuiu!!!🌪🦋🙏

🇦🇴 🌪🎋🐃🦋

30/11/2025

Resultado da Rifa Solidária Mulheres de Asé Eleejigbó!
Parabéns aos ganhadores e muito obrigada a todos que participaram ✨🙏🏻

30/10/2025

NOTA DE REPÚDIO!!

🇦🇴

Endereço

Rua Antônio Mantovani, 1127
Cambé, PR
86183-520

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Eléèjìgbó ojú tí Ọya Viva Deus Neto posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilê Eléèjìgbó ojú tí Ọya Viva Deus Neto:

Compartilhar