28/05/2026
Hoje meu coração transborda gratidão.
Gratidão aos Alabês da Fortaleza por terem conduzido com tanto amor, respeito e axé o batuque de 20 anos de Oxum Pandá Dioní.
Obrigada Andrei Dos Reis Matos, Marcos Pinho, Robinho de Odé
Em especial a Franciele Scoppel de Oya, lembro como se fosse ontem a primeira vez que pisei em uma casa de nação. Fiquei encantada pela batida do tambor, pelo toque, pela energia… e principalmente pela voz daquela menina tão pequena que já encantava a todos. Ao ritmo do teu tambor, os Orixás dançavam, e ali eu entendi que existiam sentimentos que palavras não conseguiam explicar.
Hoje vejo a Alabê Fran de Oyá: uma mulher madura, segura, dona de uma fé inabalável, capaz de transmitir carinho, respeito e amor aos Orixás em cada toque do seu tambor.
Fran, obrigada não somente por ter conduzido de maneira impecável o batuque de 20 anos de Dioní, mas por todos esses anos em que tive a honra de te ver conduzindo obrigações, xirês e batuques de forma tão linda. Há quase 8 anos te conheço, e acompanhar tua caminhada é uma das coisas mais bonitas que a religião me proporcionou.
Tenho orgulho de ser tua irmã, tua amiga, tua parceira de quarto de santo nos batuques. Se tu pudesse te enxergar pelos meus olhos… veria cada passo teu, cada amadurecimento, cada tijolinho que foi construído até chegar na religiosa és hoje.
Talvez eu nunca consiga expressar por completo todo orgulho e sentimento que tenho por ti. Então vou resumir em duas coisas que carregam toda verdade do meu coração:
eu te amo e sou profundamente grata por tudo.
Que Oyá siga soprando força sobre teus caminhos, e que os Orixás continuem abençoando tuas mãos, tua voz e teu tambor.
Priscila d'Ogum