14/07/2024
Porque nada trouxemos para o mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
1 Timoteo 6:7-8
Alguém disse uma vez que não há carretas atrás de carros funerais — ou seja, não dá para levar seus pertences após a morte. Há uma história sobre um homem que tentou. Quando os médicos lhe disseram que ele tinha pouco tempo a viver, ele converteu seu dinheiro em barras de ouro, colocou as barras numa mala e deixou instruções para que a mala fosse enterrada com ele. Ao se aproximar dos portões do paraíso carregando a mala, São Pedro o para e pede para ver a mala. O anjo Gabriel pergunta: "O que escoisauala?" "Pavimento", replica São Pedro. A história ilustra que, no céu, aquilo que consideramos ser riqueza na terra não é nada. As ruas do Paraíso, na história, são pavimentadas com ouro — o homem estava levando o mesmo que asfalto ou pedaços de concreto aqui na terra. E é verdade: passamos muito tempo tentando obter coisas na terra, mas não nos dedicamos a obter as coisas de verdadeira importância. É só ver o que acontece quando morre alguém sem deixar herdeiros. Vem um advogado, abre a casa e vende mala?" "Pavimento", replica São Pedro. A história ilustra que, no céu, aquilo que consideramos ser riqueza na terra não é nada. As ruas do Paraíso, na história, são pavimentadas com ouro — o homem estava levando o mesmo que asfalto ou pedaços de concreto aqui na terra. E é verdade: passamos muito tempo tentando obter coisas na terra, mas não nos dedicamos a obter as coisaus de verdadeira importância. É só ver o que acontece quando morre alguém sem deixar herdeiros. Vem um advogado, abre a casa e vende todos os pertences em leilão. Coisas que valem milhares e milhares de dólares são vendidas por uma ninharia. Toda uma vida foi gasta na acumulação destas coisas e o único resultado é que vêm desconhecidos para obter estas posses com um super desconto. Esta passagem nos diz que devemos nos satisfazer com aquilo que temos. Devemos nos satisfazer com alimentos e vestimentas. Desde que as nossas necessidades sejam atendidas diariamente, de nada mais precisamos. Todo o resto é só um bônus, e se passamoso tempo longe das nossas famílias, focados em ganhar mais do que em viver, estamos sendo muito tolos — toda essa riqueza não virá conosco. Quando chegarmos ao fim, as coisas que compramos ficam aqui, em seus armários e garagens. Enquanto estivermos aqui na terra, precisamos tomar as escolhas certas e garantir que fiquemos satisfeitos com aquilo que temos. O importante é cuidar das nossas almas.