Ilé Àṣẹ Ọba ina idajo

Ilé Àṣẹ Ọba ina idajo casa de Omoloko na região dos lagos do Río de janeiro

27/05/2024

segunda feira dia de exu , santas almas e omolu . você ja agradeceu ?

Hoje, 24 de maio, é o dia consagrado a Santa Sara Kali, Padroeira do Povo Cigano.Que Santa Sarah abençoe, proteja e ilum...
24/05/2024

Hoje, 24 de maio, é o dia consagrado a Santa Sara Kali, Padroeira do Povo Cigano.
Que Santa Sarah abençoe, proteja e ilumine a você e sua família.

Em comemoração ao dia da Divina Santa Sarah oferecemos a você e sua família essa preciosa oração para que alcancem as bençãos da Padroeira. Que a felicidade e saúde e a prosperidade façam morada em sua casa.

Oração a Santa Sarah (abertura de caminhos)

Santa Sarah Kali olhai por nós, pequeninos filhos se Deus. Olhai nas nossas aflições, nas dores, nas doenças e desalentos. Precisamos de teu manto de luz. Daí-nos força para seguir e nos conceda a felicidade por onde passarmos. Com sua benção invocamos o AMOR, A SAÚDE, A SORTE E. PROSPERIDADE.
Tomai-nos de agora para sempre sob sua poderosa proteção e tudo nos será favorável.
O padroeira do Povo Cigano nós mostre o caminho e nos guia sob a Luz de Cristo sempre. Amém! 🙏🏽

Salve Santa Sarah Kali! 💙
Salve a Ciganada!❤️

Salve as santas almas 🌿Vovó não quer casca de coco no terreiro 🎶ILÊ ASÉ OBA INA IDAJO Tenda espírita Ogum Rompe Mato Bab...
13/05/2024

Salve as santas almas 🌿

Vovó não quer casca de coco no terreiro 🎶

ILÊ ASÉ OBA INA IDAJO
Tenda espírita Ogum Rompe Mato

Babalorixá Eduardo D'Xangô

… ele não morreu Diz uma das lendas que certo dia Osóssi chegou a sua aldeia, quase arriando pelo peso da capanga, das c...
07/05/2024

… ele não morreu



Diz uma das lendas que certo dia Osóssi chegou a sua aldeia, quase arriando pelo peso da capanga, das cabaças vazias e pelo cansaço de rastrear a caça rara. Osún, sua mulher e mãe de seu filho, olhou para ele e pensou: só caçou desgraça”. Pois a desgraça para Osóssi foi prevista por Ifá, que ele alertou Osún. Porém, quando ela contou a Osóssi sobre essa previsão, ele disse que a desgraça era a fome, a mulher sem leite e a criança sem carinho. E que desgraça maior era o medo do homem. Quando Osóssi se aproximou de Osún, ela notou que ele trazia algo na capanga, sentiu medo e alegria. Havia caça na capanga do marido e ela imaginou se seria um bicho de pelo ou de pena. Ansiosa, perguntou a ele, que respondeu: “Trago a carne que rasteja na terra e na água, na mata e no rio, o bicho que se enrosca em si mesmo. Falando isto retirou da capanga os pedaços de uma grande Dan (cobra). O bicho revirava a cabeça e os olhos, agitava a língua partida e cantava triste: “Não sou bicho de pena para Osóssi matar”. A grande Dan pertencia a Sàngó e Osóssi não poderia matá-la. Osún fugiu temendo a vingança de Sàngó, indo até Ifá que disse: “A justiça será feita, assim o corpo de Osóssi irá desaparecer, desaparecerá da memória de Ossunmaré e a quizila desaparecerá da vingança de Sàngó”.

Fazia também parte da punição que ele saísse da memória do povo de Ketu. Assim, Osóssi ficou sete anos esquecido. No dia de Orunkó (o nome de santo de cada um), ao ser dado as diginas aos Orixás, o povo de Ketu começou a chorar por não se lembrar do nome de seu rei. Abaixaram os olhos e tentaram compreender por que nunca se lembravam dele. Então, Ifá ensinou-lhes um orô (reza que se faz para o sacrifício de animais):



Omo – Odé – Lailai

Omo – Odé – Kosajô

Abaderoco Koisô

Omo – Odé – Kosajô

Após o orô, o povo começou a se lembrar dele. Ifá disse que esse era o orô de Osóssi, o Orixá caçador, corajoso Rei de Ketu e rei da caça, que nada temia e preservava a vida de seus filhos e dos filhos dos filhos de seus filhos.

OSÓSSI não morreu, ele encantou-se para sempre, pois tem medo de frio, por isso não gosta de EKU, a morte.



… caçador de uma flechada

A cada ano, apos a colheita, o rei de Ijexá saudava a abundância de alimentos com uma festa, oferecendo a população inhame, milho e coco. O rei comemorava com sua família e seus súditos; só as feiticeiras não eram convidadas.

Furiosas com a desconsideração, enviaram a festa um pássaro gigante que pousou no teto do palácio, encobrindo-o e impedindo que a cerimônia fosse realizada.

O rei mandou chamar os melhores caçadores da cidade. O primeiro conhecido como òsótògún tinha vinte flechas. Ele lançou todas elas, mas nenhuma acertou o grande pássaro. Então o rei aborreceu-se, e mandou-o embora. Um segundo caçador conhecido como òsótogí se apresentou, este com quarenta flechas; o fato repetiu-se e o rei mandou prendê-lo. Osótododá, o caçador de 50 flechas, também não foi feliz.

Bem próximo dali vivia òsótokansósó, um jovem que costumava caçar à noite, antes do sol nascer. Ele usava apenas uma flecha vermelha. O rei mandou chamá-lo para dar fim ao pássaro. Sabendo da punição imposta aos outros caçadores, a mãe de òsótokansósó, temendo pela vida do filho, consultou um babalaô que aconselhou que se fosse feita uma oferenda para as feiticeiras, assim ele teria sucesso.

A oferenda consistia em sacrificar uma galinha e na hora da entrega dizer três vezes: que o peito do pássaro receba esta oferenda! Nesse exato momento, òsótokansósó deveria atirar sua única flecha. E assim o fez, acertando o pássaro bem no peito. O povo então gritava: oxó wussi, (oxó é popular) passando a ser conhecido por oxóssi. O rei, agradecido pelo feito, deu ao caçador metade de sua riqueza e a cidade de ketu, “terra dos panos vermelhos”, onde osóssi governou até sua morte, tornando-se depois um Orixá

Ganhei uma rosa de uma moça feiticeiraQue mora na quinta catacumbaE se chama rosa vermelha minha Rainha 🥰
06/05/2024

Ganhei uma rosa de uma moça feiticeira
Que mora na quinta catacumba
E se chama rosa vermelha

minha Rainha 🥰

dentro da casa de axé sempre terá a força das pessoas que amam o sagrado pois nada é mais forte do que o amor pelo axé ....
06/05/2024

dentro da casa de axé sempre terá a força
das pessoas que amam o sagrado pois nada é mais forte
do que o amor pelo axé .....
gratidão e uma palavra linda para mostrar o quanto amo essa missão que baba mi sango me deu e iya mi oya 🥰

Omoloko sempre será minha base 🍃Minha ancestralidade sempre comigo, tenho erros e acertos mas sempre olhando para o futu...
18/01/2024

Omoloko sempre será minha base 🍃

Minha ancestralidade sempre comigo, tenho erros e acertos mas sempre olhando para o futuro. Agradeço a Baba mi xangô e a iya mi oya sempre!
Pois a luta dos meus irmãos e irmãs de fé nunca para .
Temos dificuldades, temos felicidades e temos a mais poderosa arma a fé em nossos orixás e guias 🙏
Sou Omoloko, sou filho oko , sou filho dessa nação!!!
E sou grato por tudo asé motumbá.
Asé Omoloko
Asé baba
Asé iya
Asé essa a palavra que mudou minha vida 😌🙏🍃

ILÊ ASÉ OBA INA IDAJO 🔥🔱⚖️🌪️
Cabo frio Rj

́

A ovelha negra da família é a que mais ajuda quando precisam !
23/11/2023

A ovelha negra da família é a que mais ajuda quando precisam !

Quando não tem ninguém pra ajudar, é o Iyawô que toca atabaque, é o Iyawô que abre bode, é o Iyawô que vira buchada, é o...
20/11/2023

Quando não tem ninguém pra ajudar, é o Iyawô que toca atabaque, é o Iyawô que abre bode, é o Iyawô que vira buchada, é o Iyawô que cozinha ebó, é o Iyawô que mantem os quartos de santo limpo. Quando não tem ninguém pra fazer, é o Iyawô que cria o barco (as vezes até de obrigações acima das que ele tem). É o Iyawô que acorda de madrugada pra dar banho, que prepara o dengué, que reza até de manhã, que já não dorme mais porque tem que lavar a roupa de quem tá recolhido, dar o café da manhã, preparar o almoço, agitar as coisas pra função do dia. É o Iyawô que da os ensaios, é o Iyawô que ensina o ginka e como quem esta no processo iniciatico deve ser portar ao longo da vida. É engraçado que quando não tem ninguém pra ajudar na matança, é o santo do Iyawô que segura o bode e as galinhas. É o Iyawô que atura as baixas e os surtos do Baba/Iya durante a função. É o Iyawô que tem que manter a roça organizada e limpa, É o Iyawô que cozinha os Iyales e faz o axé.
Engraçado que na maioria das vezes, quem faz a função acontecer é o Iyawô.

Mas sempre tem um ofótolu, nkembensa, que se incomoda e que não aceita que alguém "inferior" brilhe mais que ele. Que aprenda mais que ele. Que tenha vez na frente dele.
Sempre tem "umazinha" pra encher o s**o tentando interiorizar o Iyawô, com sua grandiosa idade de santo e com a famosa frase " NO MEU TEMPO NÃO ERA ASSIM"

É que no seu tempo, você nem pra roça ia. No seu tempo, você nunca tinha tempo pra roça. E pagou muito bem pago pra tomar suas grandiosas obrigações e desfilar com suas luxuosas roupas. Porque pra você, betó, roupa cara é ebó. Fio de conta de grau é ouro.
Mas manda acertar o ponto do akassá pra forrar a gamela.. manda fazer um akassá de leite. Manda arrumar uma matança.

A verdade é que;

Ensinar depois dos 7 é jogar um médico na sala de cirurgia, sem nunca ter assistido nenhuma operação.

Autor: desconhecido

Ilé Àṣẹ Ọba ina idajo

Dia maravilhoso demais 🥰
12/11/2023

Dia maravilhoso demais 🥰

Endereço

Cabo Frio, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Àṣẹ Ọba ina idajo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria