27/10/2024
Nos dias 26 e 27 de outubro aconteceu no Centro de Formação João Paulo II em Caçador/SC, o 4º Seminário Diocesano de Liturgia e Catequese. Tendo como tema "A Música Ritual Litúrgica". Contamos com a assessoria do Padre Claudir Meoti, Presbítero e Edimar e Michele Amaral, leigos da Diocese de Chapecó – SC. Estiveram presentes cerca de 80 representantes de 17 paróquias da nossa diocese.
Louvamos a Deus pelo dom especial de todos que cantam e encantam as celebrações com Jesus e para Jesus. A beleza da liturgia é única e é exaltada com o canto litúrgico que nos aproxima ainda mais do Divino. Ser músico é cantar a missa e não na missa. O canto litúrgico se transforma em oração quando nossos lábios não encontram palavras para expressar nosso amor e devoção.
A música é de extrema importância na liturgia, pois, além de expressar os mais dignos louvores ao Deus Uno e Trino, ela auxilia o povo a rezar cantando.
As canções litúrgicas, além de expressarem louvores e adoração, são também uma espécie de catequese, pois, através de suas letras e melodias, envolvem os fiéis e lhes apresentam Jesus, o Cristo de Deus.
Agradecemos ao Pe Claudir, Edimar e Michele por nos guiarem em uma formação enriquecidora sobre os conceitos e preceitos da música litúrgica, reforçando a importância de uma liturgia bem vivida e celebrada.
A Comissão de Liturgia e Catequese agradece a participação de todos, pelo interesse em aprofundar os conhecimentos no âmbito da música litúrgica. E espera que cada um que participou deste seminário possa partilhar com discernimento o conhecimento adquirido em suas paróquias e comunidades, para que todos celebrem melhor e de forma mais participativa a fé comprometendo-se na caminhada do Reino de Deus.
Créditos da foto