27/09/2024
No dia 27 de Setembro, celebramos o dia de São Vicente de Paulo. Esse grande santo da Igreja nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, no seio de uma família de camponeses. Em 1600, com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote. Em 1612, tornou-se pároco de uma igreja em Clichy, na periferia de Paris. Pouco tempo depois começou suas atividades como catequista.
Mas o grande marco de sua vida foi o despertamento para a realidade da pobreza e o desejo intenso de consumir sua vida em favor dos mais necessitados.
É tá tanto que a primeira coisa, que Vicente fez como pároco, foi cuidar de uma família doente. E sua preocupação com os pobres o impulsionou a tomar medidas concretas. Em 20 de agosto de 1617, nasceu a primeira célula da Caridade Vicentina, que foi confiada, às mulheres, que foram chamadas “Servas dos Pobres”, em 1633, Vicente fundou uma Congregação feminina: as Filhas da Caridade.
E além dessas obras e de tantos outros atos de amor foi incansável pregador da Palavra de Deus pelas aldeias.
São Vicente de Paulo faleceu em Paris, em 27 de setembro de 1660, com a idade de 79 anos e foi canonizado por Clemente XII, em 1737, enquanto, em 1885, o Papa Leão XIII o proclamou padroeiro de todas as Associações católicas de caridade.
Que nós não apenas contemos com sua intercessão mas que principalmente possamos inspirar no seu testemunho, no seu legado. Sejamos, a exemplo de São Vicente de Paulo, fiéis católicos que amam a Deus e expressem esse amor através do cuidado ao próximo. Que o ardor do amor de Deus desfaça a frieza do nosso coração em relação ao outro e nos tire da insensibilidade, nos levando a realizar obras materiais e espirituais em favor dos mais carentes.
Imitemos São Vicente de Paulo, para que cada vez mais nos tornemos bons cristãos.
VIVA SÃO VICENTE DE PAULO!