14/10/2023
*História do Círculo de Oração no Brasil*
As reuniões de oração sob a direção de mulheres nas Assembleias de Deus ocorreram provavelmente desde o dia 2 de junho de 1911, em Belém (PA), quando as cristãs batistas Celina Albuquerque e Maria de Nazaré, se reuniram na casa da irmã Celina, após estarem convictas da promessa bíblica do batismo no Espírito Santo, conforme foi pregado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Desde então as reuniões de oração não cessaram.
Porém, o nome “Círculo de Oração” e o formato que conhecemos surgiu em Recife, com a irmã Albertina.
*Círculo de Oração no Recife*
Tudo começou em 6 de março de 1942, quando a irmã Albertina Bezerra Barreto, membro da Igreja Assembleia de Deus em Recife (PE), convidou algumas irmãs da sua congregação, no bairro Casa Amarela, para a ajudarem em oração em favor da sua filha Zuleide, que estava enferma. Pois segundo os médicos, a menina não passaria dos oito anos. Ela não andava e não falava. Foi então que sete mulheres passaram a ajudar a irmã Albertina em oração. Durante essa campanha, houve uma profecia sobre a enfermidade de Zuleide. “Essa enfermidade não é para a morte, mas para glória do meu nome. Fui eu quem gerou essa criança para que, por meio dela, fosse aberto esse trabalho”. E para glória de Deus, ela cresceu, andou e viveu 49 anos.
O nome “Círculo de Oração” foi dado depois pela própria irmã Albertina, que se inspirou num folheto que dizia que a oração é como um círculo nos céus. “Quando estávamos orando, lembrei-me da mensagem e disse: - Vamos circular os céus com as nossas orações”.
Em agosto de 1954, muda-se de Poxoréu para a capital mato-grossense a irmã Umbelina, que por ordenança divina realiza o primeiro círculo de oração da cidade. Em 1959, o Círculo de Oração iniciou-se em Cáceres através da nossa querida irmã Tereza Edwviges e essa obra continua florescendo e dando seus mais ricos frutos. Que Deus abençoe a nossa coordenadora geral irmã Lídia Quaresma, que hoje está a frente deste grande exército de mulheres intercessoras. Deus continue abençoando a todas vocês que segundo as misericórdias do Senhor, desenvolvem lindos trabalhos na área da intercessão.