Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília - Nossa Senhora de Fátima

Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília - Nossa Senhora de Fátima Seminário Maior Aquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima Assim, Dom Rocco entrou em contato com o Pe. Telesfóro Gagnon, PSS.

A cidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 como a nova capital da República Federativa do Brasil. Com ela, nascia também a Arquidiocese de Brasília, confiada aos cuidados pastorais de Dom José Newton de Almeida Baptista, o qual já havia sido bispo de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul (1944), e arcebispo de Diamantina, em Minas Gerais (1954). A ideia da construção de um seminário na

nova capital apareceu, em primeiro lugar, na bula de criação da Arquidiocese de Brasília "Quandoquidem nullum" (16 de janeiro de 1960), do Papa João XXIII, que indicava a grave obrigação de edif**ar, ao menos, um seminário menor. Depois, o primeiro Arcebispo de Brasília, no seu discurso de posse (21 de abril de 1960), colocava a construção do seminário entre as suas primeiras metas pastorais. Em 12 de outubro de 1960, seis meses após a inauguração da Arquidiocese, foi lançada a pedra fundamental do Seminário Arquidiocesano. Nessa ocasião, Dom José Newton afirmou que esse seminário constituiria a "fonte de vida da Arquidiocese de Brasília". Inaugurado parcialmente em 1º de março de 1962, esse Seminário Menor, confiado à direção dos padres lazaristas, depois de funcionar durante alguns anos, teve de ser fechado. Desde então, Dom Newton passou a buscar uma solução para a questão vocacional da jovem Arquidiocese. Em 26 de agosto de 1973, o Papa Paulo VI dirigiu uma carta ao Superior Geral dos Padres de São Sulpício, Pe. Constant Bouchaud, manifestando confiança e reconhecimento pelo serviço prestado por essa Companhia à Igreja no campo da formação dos futuros sacerdotes. Lendo essa carta, publicada no "L' Osservatore Romano", Dom Newton pensou em convidar os Padres Sulpicianos para dirigir o tão almejado Seminário Maior de Brasília. Para tanto, escreveu ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmine Rocco, apresentando-lhe toda a situação e a possibilidade de solicitar a cooperação da Companhia de São Sulpício. Bouchaud, pedindo-lhe oficialmente, por uma carta (18 de abril de l974), que providenciasse a fundação e a direção do Seminário Maior de Brasília. Com prontidão, já nos dias 24 a 30 de setembro, o Pe. Roland Dorris, Superior Provincial dos Sulpicianos do Canadá, junto com o Pe. Rodrigo Arrango, Reitor do Seminário Maior de Bogotá, faz uma visita a Brasília, para tratar dos projetos de fundação do novo seminário. A fundação f**a definitivamente aprovada por uma carta do Arcebispo de Brasília, em 30 de junho de 1975. Em 05 de agosto, Dom José Newton envia uma carta circular a várias dioceses do Brasil, oferecendo-lhes o novo Seminário de Brasília para a formação dos seus futuros sacerdotes. Assim ele se expressava nessa carta: "Venho oferecer a Vossa Excelência nosso Seminário Maior, isto é, o seu Primeiro Ano de Filosofia, a iniciar-se em março de 76. Em 1977, teremos também o Segundo Ano de Filosofia, e assim por diante, até completar o curso dos três anos de filosofia e quatro de teologia... Sentimo-nos felizes por ter obtido da Sociedade de São Sulpício, Província do Canadá, a direção e, pois, a formação de nossos futuros sacerdotes... O sistema sulpiciano tem a vantagem de larga e exclusiva experiência e beneficia-se de criteriosa atualização de seus métodos". Em 10 de fevereiro, chegam dois padres sulpicianos: o pe. Rodrigo Arrango Velásquez, PSS, que seria o primeiro Reitor do Seminário de Brasília, e o pe. Além desses, um padre de Brasília, monsenhor Damasceno Assis, atual Arcebispo de Aparecida, junta-se à equipe de formadores do seminário. Finalmente, no dia 08 de março de l976, chegaram os primeiros oito alunos. A inauguração oficial se deu na Solenidade da Anunciação do Senhor, em 25 de março de 1976. Nessa data, o padre Reitor afirmava: "O nosso programa de orientação pode resumir-se em uma frase: fidelidade à Igreja. Em matéria de pedagogia sacerdotal, a Igreja possui diretrizes de formação definidas, experimentadas e atualizadas. Não vamos inventar o que é um Seminário Maior". O pedido expresso pelo Sínodo foi plenamente recebido pelo Santo Padre que, no n. 62 da Exortação apostólica pós-sinodal Pastores dabo vobis, convidou a Congregação para a Educação Católica a recolher “todas as informações sobre as experiências feitas ou que se estão a fazer” acerca do período propedêutico e a comunicá-las depois às Conferências Episcopais. Sendo a praxe existente nos diferentes países muito diferenciada, a Exortação, no mesmo número 62, sugeria ser necessário limitar-se só a uma fase de estudo e de experimentação, para poder definir de maneira mais conveniente e signif**ativa os diversos elementos de tal período, que, aliás, deve ser coordenado com os anos sucessivos da formação no seminário. Na nova Ratio do Brasil foi traçado um programa para unif**ar as iniciativas neste sector. Prescreve-se um período propedêutico concebido como uma « instituição autônoma, distinta e coordenada com outras etapas de formação ». Trata-se dum curso com uma residência própria, com uma programação específ**a, que deve ter uma duração não inferior a um ano e ser realizado depois da conclusão dos estudos secundários sob a direção de formadores bem escolhidos. A sua obrigatoriedade estende-se também aos alunos provenientes dos seminários menores e dos grupos vocacionais. Entre os seus principais objetivos, mencionam-se os seguintes: discernimento vocacional, amadurecimento humano-afetivo, formação espiritual com uma experiência viva de Deus alimentada com leituras bíblicas, com a oração e a liturgia. O curso visa, além disso, completar a formação intelectual, a iniciação à vida comunitária e uma compreensão mais aprofundada da Igreja, do sacerdócio e do ministério presbiteral. Para cada uma das principais dimensões formativas (humana, espiritual, intelectual e pastoral) são dadas orientações detalhadas.

Com alegria e gratidão, o Seminário Nossa Senhora de Fátima convida todo o povo de Deus para a celebração de abertura do...
15/01/2026

Com alegria e gratidão, o Seminário Nossa Senhora de Fátima convida todo o povo de Deus para a celebração de abertura do Jubileu de seus 50 anos de história — um tempo especial para louvar a Deus pelas vocações, pela missão e por todos aqueles que fizeram e fazem parte desta caminhada.

A celebração acontecerá no dia 31 de janeiro, às 9h, na Catedral Metropolitana de Brasília, e será ainda mais signif**ativa, pois nela ocorrerá a Ordenação Diaconal dos seminaristas Arthur Reis Bom Tempo e Lucas Téu Nascimento, renovando em nossos corações o sinal vivo da fidelidade de Deus para com a sua Igreja, que continua a suscitar vocações.

Venha unir-se a nós neste momento de graça, celebrando este marco jubilar e participando da ordenação de nossos seminaristas.

Contamos com suas orações e presença!

O logo do Jubileu de 50 anos do nosso seminário foi elaborado com o intuito de ser um sinal visível da fé que nos susten...
15/01/2026

O logo do Jubileu de 50 anos do nosso seminário foi elaborado com o intuito de ser um sinal visível da fé que nos sustenta e da história que construímos sob o olhar providente de Deus. Mais do que um elemento gráfico, ele expressa, de forma simples e catequética, o sentido profundo deste tempo de graça.
Cada detalhe pensado relembra o núcleo de toda caminhada sacerdotal: Cristo, fundamento de toda vocação. Os cinquenta anos representados nele falam de uma história marcada por fidelidade, serviço e entrega, construída por tantas mãos e corações que passaram por esta casa ao longo do tempo.
A presença materna de Maria Santíssima nos aponta a Igreja que gera vocações, acolhe, forma e envia. É a Virgem de Fátima, modelo de escuta e obediência, quem nos ensina a dizer ‘sim’ todos os dias, confiantes de que Deus conduz a sua obra.
Este logo jubilar nos convida, portanto, a fazer uma memória agradecida, a renovar nossa fé e a olhar para o futuro com esperança. Que, ao contemplá-lo, sejamos levados a rezar pelas vocações e a renovar nosso compromisso de formar pastores segundo o Coração de Cristo.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todos os acontecimentos do nosso Jubileu de Ouro.

Nosso seminário está se preparando para celebrar com entusiasmo e amor esse tempo de graça que Deus nos concede em nossa...
07/01/2026

Nosso seminário está se preparando para celebrar com entusiasmo e amor esse tempo de graça que Deus nos concede em nossa história, e para isso há de nos perguntarmos: “O que é um Jubileu?”

Jubileu é uma oportunidade de reconhecer e agradecer as graças alcançadas em nossa história e pedir por aquelas que ainda nos virão das mãos chagadas de Cristo, Nosso Senhor.

Assim como a Igreja, que nos ensinou essa gloriosa tradição, nos convida a celebrar os mistérios e graças que Deus nos concede a cada dia. Convidamos você a celebrar e rezar conosco esse momento que marca tão profundamente a caminhada da nossa casa de formação dos sacerdotes.

Foram muitas as vidas que passaram por nossos corredores, marcando, rezando e acima de tudo, fazendo acontecer a vida de nossa arquidiocese, e com a graça de Deus, ainda passarão muitas outras.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os acontecimentos do nosso Jubileu de Ouro.

“Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4,4)Este ano de 2026 será de grandes festividades para o nosso ...
05/01/2026

“Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4,4)

Este ano de 2026 será de grandes festividades para o nosso seminário, pois celebraremos o jubileu de 50 anos da nossa casa de formação.

Realizaremos ao longo de todo ano celebrações jubilares em datas que marcam a vida formativa de nosso seminário.

A abertura do ano jubilar acontecerá no dia 31/01, às 09h, na Catedral Metropolitana de Brasília. Convidamos todos a estarem presentes nessa celebração.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os acontecimentos de nosso Jubileu de Ouro.

No último sábado celebramos a Missa de encerramento do ano de 2025, na qual também nos despedimos da turma do 4° ano da ...
02/12/2025

No último sábado celebramos a Missa de encerramento do ano de 2025, na qual também nos despedimos da turma do 4° ano da Configuração. Agora estamos de férias, preparando-nos para a Missão de Férias e para celebrarmos o Jubileu de Ouro de nosso Seminário em 2026. Agradecemos a todos pelas orações e por nos apoiarem neste caminho de seguimento a Cristo. Deus abençoe a cada um de nós!

Com grande alegria, o Seminário Maior Arquidiocesano aprovou 32 novos candidatos para o seminário.Nesta data, 15/11, os ...
15/11/2025

Com grande alegria, o Seminário Maior Arquidiocesano aprovou 32 novos candidatos para o seminário.

Nesta data, 15/11, os vocacionados em processo de discernimento foram informados sobre a aprovação de seu ingresso no Seminário Propedêutico São José da Arquidiocese de Brasília para o ano de 2026. Rogamos para que possam se assemelhar cada vez mais a Jesus, o Bom Pastor.

⚠️ Último encontro vocacional deste ano! No dia 09 de novembro, às 8h, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidioc...
28/10/2025

⚠️ Último encontro vocacional deste ano!

No dia 09 de novembro, às 8h, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília, abre suas portas para o último Encontro de Discernimento Vocacional de 2025.
Um momento de oração, formação e partilha para quem deseja ouvir mais de perto a voz de Deus! 💬🕊️

📍 Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima
🗓 Data: 09/11
🕗 Horário: A partir das 8h

Venha descobrir o que Deus preparou para você!

Hoje celebramos a memória litúrgica de São Bruno, presidida pelo Pe. Andrey Almeida, dos Arautos do Evangelho. Os Arauto...
07/10/2025

Hoje celebramos a memória litúrgica de São Bruno, presidida pelo Pe. Andrey Almeida, dos Arautos do Evangelho.

Os Arautos do Evangelho são chamados a agir com perfeição em busca da pulcritude em todos os atos da vida diária.
O carisma Arautos do Evangelho nos ensina, pela graça, que este chamado à perfeição não f**a restrito aos atos interiores, mas deve exteriorizar-se em todas as atividades, de modo que melhor reflitam a face de Deus em nós e no mundo.

Peçamos a intercessão da Virgem Santíssima, para que ela nos ajude a cumprir aquilo que Jesus nos ordenou: “Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

🎯 Sentes que Deus te chama?No dia 05 de outubro, de 8h às 14h30, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de...
20/09/2025

🎯 Sentes que Deus te chama?

No dia 05 de outubro, de 8h às 14h30, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília, abre suas portas para o Encontro de Discernimento Vocacional.
Um momento de oração, formação e partilha para quem deseja ouvir mais de perto a voz de Deus! 💬🕊️

📍 Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima
🗓 Data: 05/10
🕗 Horário: A partir das 8h

Venha descobrir o que Deus preparou para você!

Hoje a Igreja nos convida a celebrar a memória de São Zygmunt Felinski, bispo e fundador da congregação Irmãs Franciscan...
17/09/2025

Hoje a Igreja nos convida a celebrar a memória de São Zygmunt Felinski, bispo e fundador da congregação Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria – congregação que também está presente em nosso Seminário, auxiliando-nos com zelo e dedicação. São Zygmunt nasceu em 1822, na região da atual Ucrânia, e desde cedo experimentou o sofrimento de ver sua família perseguida por causa da fé e da situação política da Polônia. Foi ordenado sacerdote em 1855 e, movido de compaixão pelos órfãos e pobres, fundou um asilo para crianças abandonadas e a congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, para que o carisma do cuidado e da caridade chegasse a muitos. Em 1862 foi nomeado arcebispo de Varsóvia e, por sua firme defesa da fé e do povo, foi exilado pelas autoridades russas, permanecendo cerca de vinte anos na Sibéria. Mesmo no sofrimento, continuou sua missão, assistindo espiritualmente os exilados e anunciando o Evangelho. São Zygmunt faleceu em 17 de setembro de 1895, deixando para a Igreja o testemunho de um pastor corajoso, fiel, humilde e profundamente dedicado aos pobres e necessitados. Peçamos hoje sua intercessão para que também nós sejamos servidores fiéis do Evangelho, perseverantes nas dificuldades e cheios de confiança na Providência Divina.

Como de costume, às segundas-feiras nossa missa é celebrada por um padre convidado. Hoje foi o Pe. Pablo dos Santos, vig...
26/08/2025

Como de costume, às segundas-feiras nossa missa é celebrada por um padre convidado. Hoje foi o Pe. Pablo dos Santos, vigário da Paróquia da Ressurreição (Ceilândia), o qual nos falou sobre a importância de sermos dóceis ao Espírito Santo. É sempre uma alegria receber um padre formado nesta casa. Portanto, peçamos a intercessão da Virgem de Fátima, para que ela abençoe a vida e o ministério de nossos sacerdotes.

Hoje celebrou para nós o Pe. Diego Castro, da Diocese de Luziânia. Em sua formação, fez a etapa da Configuração em nosso...
19/08/2025

Hoje celebrou para nós o Pe. Diego Castro, da Diocese de Luziânia. Em sua formação, fez a etapa da Configuração em nosso seminário. Atualmente o padre é formador do Seminário Propedêutico São João Paulo II e faz parte da comissão para as vocações.

Endereço

SHIS QI 17 AE S/N
Brasília, DF
71645-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília - Nossa Senhora de Fátima posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília - Nossa Senhora de Fátima:

Compartilhar

Categoria