19/01/2024
O SANTO FUGIU!
Você já ouviu esta frase?
E eu, logo no início da minha trajetória, me perguntava o que signif**ava "O SANTO FUGIU".
Lembro-me em época de obrigação que meu pai mandava mensagem perguntando se poderia ir ajudar a cuidar dos "presos" (irmãos em obrigação). Um dia, ele disse:
- Ajude-os! Mas não deixe que levantem. Somente para ir ao banheiro e, antes de levantarem, tenha certeza de que todos os espelhos da casa estão cobertos.
Perguntei o porquê. A única resposta dele foi:
Porque não pode!
Pedi uma explicação mais clara. Ele me olhou e disse:
"O SANTO PODE FUGIR" (Fiquei mais confusa, mas fiz conforme o orientado)
Hoje entendo...
Naquela época, o respeito ao sagrado era tanto que tinha que haver um zelo extremo em tudo que fosse feito. Era a forma de demonstrar carinho e respeito ao orixá, principalmente pelo período de obrigação.
Hoje, O SANTO FUGIU...
O SANTO FUGIU quando o conhecimento deixou de ser importante e o terreiro virou status.
O SANTO FUGIU quando a quantidade de vela acesa no cruzeiro e no cemitério para derrubar o irmão é maior do que aquelas acesas no quarto de santo.
O SANTO FUGIU quando os fios de conta que carregamos foram substituídos por cordões gigantescos de ouro.
O SANTO FUGIU quando a comida tradicional do batuque foi posta de lado, sendo substituída por petiscos e tira-gostos.
O SANTO FUGIU quando o quarto de santo deixou de ser sua morada para virar símbolo de status e poder para alguns.
O SANTO FUGIU quando os simpatizantes que iam no terreiro ver a chegada das nossas divindades resolveram se iniciar visando f**ar ricos com religião, achando que seu orixá era empregado e que tinham que entregar tudo nas mãos dele.
O SANTO FUGIU quando viu que o ser humano começou a se mistif**ar passando por ele.
O SANTO FUGIU quando perdeu-se o respeito no tempo em que se alimenta o ori (selfie pós selfie).
O SANTO FUGIU quando pararam de se vestir para ele e começaram a se vestir para causar inveja nos irmãos.
O SANTO FUGIU quando a mão que tocou o ori começou a tocar o corpo.
O SANTO FUGIU quando o ifá virou mercadoria.
Sim, a cada dia mais o orixá se afasta do aiyê. Porque ele mesmo não suporta ver seus próprios filhos se destruindo. Orixá é vivo, e cada vez que algo do gênero acontece, é como se nós mesmos os mandássemos daqui. Porque, se o próprio ser humano se coloca na figura do orixá, por que o mesmo teria que vir até nós?! Quando entra ego, ganância, desrespeito, inveja e devassidão, o orixá não f**a.
Reflitam