01/04/2026
Abril é mês de forjar armaduras com a proteção do ferreiro maior. Mês de recordar, com o coração em chamas, e reafirmar nossas vestes e nossa proteção. Mês de lembrar que é preciso pedir para ser atendido: pois então que se peça, e que o mundo se torne um lugar melhor para viver, onde todas as pessoas possam comungar da força e da coragem de Ogum, que todas possam erguer-se da planície sorumbática de um dia igual ao outro, e perceber, ao seu redor e sobretudo dentro de si mesmas, a força quente do ferro que para nós escorre do Cosmos e grita, espada flamejante em punho: Ogun Yé!
Neste mês de Abril, as Giras de quinta-feira permanecem restritas aos Filhos e Filhas do Terreiro, reunidos nesse dia para cultivar e nutrir o Axé que comungamos nas Giras e atividades abertas.
As linhas em trabalho neste mês, Preto Velho e Baiano, nos abrem os braços nos dois sábados. Benzimentos prosseguem, assim como as Giras de Cura e Restauro, a aula do curso em andamento e o primeiro encontro sobre Literatura Africana. Axé e um bom mês de Abril.