28/01/2022
As Igrejas na era do Novo Testamento eram de fato pequenas assembleias que se reuniam em casas. Durante os três primeiros séculos da era cristã, a Igreja não tinha templos. Foi neste período que ela experimentou o maior crescimento de sua história. Os cristãos se reuniam basicamente nos lares.
“No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a Igreja que está na casa deles.” I Coríntios 16:19
"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração," Atos 2:46
"Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas," Atos 20:20
Portanto, a prática é certamente bíblica. Também parecem haver algumas boas razões para ter igrejas de casas em oposição a grandes encontros: maior intimidade, relacionamentos mais fortes, adoração mais confortável, mente única, etc.
O fato de que grandes igrejas geralmente têm seus próprios pequenos grupos que se encontram em casas fala desse fato. No entanto, devem ser feitas algumas considerações sobre as razões para criar e/ou frequentar uma igreja da casa.
1) Primeiro, o fato de que os cristãos do primeiro século fizeram algo não o estabelece como um padrão para todas as gerações a seguir (a menos que haja também um comando claro para fazê-lo em outro lugar). Simplesmente porque as Escrituras registram um evento ou prática não estabelece, por si só, um comando.
2) Segundo, havia uma razão perfeitamente prática para a igreja primitiva se encontrar em casas. Onde mais eles se encontrariam? Não havia edifícios de igrejas, quadras de esporte ou cinemas que pudessem abrigar grandes grupos. Além disso, mesmo que houvesse espaço em algum lugar, durante este tempo de perseguição pelos romanos, uma reunião pública de centenas ou milhares de pessoas simplesmente não estaria segura.
3) Essa igreja não pode existir por rebeldia e nem por um esforço de combater a igreja institucional, (que se reúne em espaços e templos maiores) que é também perfeitamente bíblica. Uma igreja na casa só pode nascer por uma forma: uma direção clara de Deus.
4) Ela é economicamente mais viável.
Para iniciar uma igreja na casa não se faz necessário grandes quantidades de dinheiro. Nem terrenos, nem prédios,nem púlpitos, nem projetores, nem hinários, etc. Só precisamos nos reunir em nome de Jesus.
Lembrando que a presença Dele já é biblicamente garantida:
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20, RA
Em conclusão, não há nada como uma especificação e ordenação bíblica sobre os cristãos se reunindo regularmente em casas, ou grandes edifícios, ou qualquer outro local
apropriado.
A Bíblia não dá, de fato, qualquer diretriz quanto ao tamanho ou local adequado do espaço.
O que ele faz é explicar o que deve acontecer nessas reuniões
Enquanto os ensinamentos bíblicos e as práticas espirituais bíblicas forem empreendidos por aqueles em assembleia, realmente não importa qual formato de reunião se escolher.