Serviço Regional de Evangelização para as juventudes / Leste II

Serviço Regional de Evangelização para as juventudes / Leste II O Serviço Regional de Evangelização da Juventude é um espaço de diálogo, comunhão e acompanhamento das atividades da juventude no Regional Leste 2 (MG/ES).

08/04/2020

Pobres Padres Velhos, que na sua vida não aprenderam a ser cantores, mas muitas vezes tiveram de sustentar o canto porque na missa não havia quem cantasse.
Pobres Padres Velhos, que não sabem se comunicar na televisão, mas que durante toda sua vida enfretaram o desafio de comunicar o evangelho mesmo com tão poucos recursos.
Pobres Padres Velhos, sobre eles não se jogam os holofotes dos palcos, porque aprenderam a ser padres nos sertões da vida, celebrando missas iluminados pela vela e não por canhões de luz.
Pobres Padres Velhos, que viveram toda uma vida ungindo os doentes, mas que levam a fama de não curarem como o padre tal. Padres que não mais arrastam multidão, mas que em tempos longíquos eram, sozinhos, pastores de um rebanho imenso.
Não fico feliz quando as pessoas dizem: queriamos um padre novo como você! Sabe por quê não fico? Porque quando eu ficar velho, vão dizer o mesmo de mim pra outros!
Muito menos fico feliz quando um padre novo se acha melhor que um padre mais velho! Pobre padre novo! Beberá de seu próprio veneno!

Texto: Pe. Thiago Linhares

Nota de solidariedade do SREJ sobre Brumadinho.
27/01/2019

Nota de solidariedade do SREJ sobre Brumadinho.

“Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte
Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais forte
Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos prevalecidos.”
(Pai Nosso dos Mártires – Cirineu Khun)

As Juventudes Católicas do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), por meio do Serviço Regional de Evangelização da Juventude e representação no Conselho Estadual de Juventude, vêm a público manifestar a solidariedade e dor que nos acometem neste momento em que o Brasil chora por Brumadinho/MG.

Conclamamos os jovens a se empenharem nas campanhas solidárias já articuladas, sobretudo pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que prontamente mobilizou sua estrutura para arrecadação de doações. Pedimos, ainda, a unidade na oração em prol das vítimas, desaparecidos, familiares e equipes de resgate.

Aproveitamos para declarar que estaremos vigilantes nos próximos dias para unir nossa voz à denúncia profética a mais este crime ambiental. Reincidência dolorosa que, à exemplo de Bento Rodrigues, sepulta tantos sonhos em nome da idolatria ao dinheiro.

Na fé do Deus que dá a vida (Jo 10, 10), reiteramos nosso compromisso em lutar pela justiça e fazer das Juventudes o sinal de novidade e esperança que urgem nestes tempos difíceis.

Exigimos, desde já, completa e rigorosa apuração das responsabilidades dos fatos que levaram a esse crime ambiental, bem como um aprofundamento na fiscalização e execução no cumprimento das leis, em defesa da vida e colocando-a em primeiro lugar.

Por fim, bebendo da encíclica “Laudato Si”, reproduzimos o chamado de esperança que nos traz o Papa Francisco: “Nós sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona (...) ele não se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de trabalhar em conjunto para construir a nossa casa comum".

Como escreveu o grande Carlos Drummond de Andrade: "Quantas toneladas exportamos de ferro? Quantas lágrimas disfarçamos sem berro?."

Dom Claudio Nori Sturm
Bispo da Diocese de Patos de Minas - MG
Bispo Referencial da Juventude Leste II

Pe. Rafael Rosário P. Santos Garcia
Assessor Regional para a Juventude Leste II

Vinícius Borges Gomes e Edwiges Costa
Conselheiros Estaduais da Juventude

Belo Horizonte, 26 de Janeiro de 2019.

06/10/2017

Mais uma vez o papa nos convoca

15/09/2017

"O primeiro passo para roubar um povo de si mesmo é tirar-lhe sua capacidade Mística. Um povo sem espiritualidade é um povo morto. Confunde-se, contudo, espiritualidade com espiritualismo. O segundo é abundante. Aliena, mata, segrega, cria estereótipos. Como é triste ver a pobreza espiritual que faz o povo se oprimir em si mesmo. Nos aprisionam na expectativa da magia. Nos fazem desistir do agora. Amorfos, piedosos, convictos...
Que Deus nos permita uma fé de dúvidas, transgressão, celebração e comunhão." Publicação do jovem Vinícius Borges

Este final de semana, a Pastoral da Juventude, PJ, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES, em comunhão com Secretari...
05/08/2017

Este final de semana, a Pastoral da Juventude, PJ, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES, em comunhão com Secretariado Diocesano de Pastoral, realiza na cidade de Guacuí - ES o encontro diocesano de pastoral da juventude. Estão inscritos 390 jovens.

Confiamos a intercessão materna da senhora Aparecida por todos os presentes e também pelos trabalhos com as Juventudes en toda a diocese.

"Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça cr...
03/08/2017

"Caros amigos, em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade que as situações de injustiça criam ao redor de vocês, tenham uma certeza: Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário. Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos.(..) Por isso, convido a que vocês (..) integrados nas suas comunidades, não tenham medo de arriscar-se e comprometer-se na construção de uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários! Não tenham medo de lutar contra a corrupção e não se deixem seduzir por ela! Confiantes no Senhor, cuja presença é fonte de vida em abundância, e sob o manto de Maria, vocês podem redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de una cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas que venham a pautar a vida do Brasil (cf. Mensagem à Assembleia do CELAM, 8/5/2017).Vocês são a esperança do Brasil e do mundo. E a novidade, da qual vocês são portadores, já começa a construir-se hoje. Que Nossa Senhora, que em sua juventude soube abraçar com coragem o chamado de Deus em sua vida e sair ao encontro dos mais necessitados, possa ir na frente de vocês, guiando-lhes em todos os seus caminhos."

O Papa Francisco enviou, uma carta aos jovens brasileiros no encerramento do projeto Rota 300, que encerrou dia 29 julho com uma grande festa no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A iniciativa celebrou os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, no Rio Paraíba do Sul (SP).

01/06/2017

Endereço

Belo Horizonte, MG

Telefone

31991634569

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Serviço Regional de Evangelização para as juventudes / Leste II posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar