17/05/2026
Catequistas da RENSC participam de formação sobre Catequese Inclusiva
Na tarde de sábado, 16 de maio de 2026, a Catedral Cristo Rei acolheu cerca de 250 catequistas da Iniciação à Vida Cristã (IVC) para uma formação promovida pelo Colegiado Catequético da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC). O encontro foi conduzido por Margareth Rosalina de Jesus, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB, que trabalhou o tema “Catequese Inclusiva”.
De forma dinâmica, provocadora e construtiva, a assessora conduziu os catequistas a refletirem sobre sua caminhada e missão. Perguntas instigantes levaram os participantes a avaliarem se o trabalho desenvolvido está em sintonia com documentos fundamentais da Igreja, como o Diretório Nacional de Catequese, Catequese Renovada, Iniciação à Vida Cristã e o Diretório para a Catequese.
Margareth ressaltou a importância de conhecer profundamente cada catequizando, especialmente aqueles que apresentam alguma deficiência, para que o processo catequético seja mais acolhedor e enriquecedor. Alertou sobre a necessidade de superar preconceitos ainda enraizados na sociedade e apresentou o novo Símbolo da Acessibilidade, criado pela ONU em 2015, o qual representa de maneira mais ampla e inclusiva as diferentes variações de deficiência.
O encontro foi marcado por momentos de reflexão, partilha e aprendizado. Além disso, os catequistas foram incentivados a buscar novas formas de fortalecer o acolhimento às Pessoas com Deficiência (PcD) nas comunidades, ampliando seus conhecimentos e utilizando subsídios práticos para promover uma catequese mais inclusiva, vivida à luz do Evangelho e comprometida com o fortalecimento da missão catequética. Colaboração: Joelma / Colegiado de Catequese Rensc