Igreja Evangelica Pentecostal Luz da Libertação Congregação Monte Horebe

Igreja Evangelica Pentecostal Luz da Libertação Congregação Monte Horebe "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". (Mt. 11.28) ¶ E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à al

ma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação. Jonas 2:1-9

Cultos em nossa igreja!
30/04/2015

Cultos em nossa igreja!

13/12/2014

Daqui a pouco vigília abala Belém, participe conosco.

23/09/2014

Bom estava lendo um pouco sobre Homilética na net, e Deus trouxe ao meu coração de dividir um pouco mais de conhecimento aos meus amados irmãos (afinal conhecimento nunca é demais!), então vou postar a cada dia um pouco de estudo, mais voltado pra Teologia, mas lembrando aos meus irmãos que, de nada adianta ter conhecimento da letra, pois tudo isso se perde se antes de uma pregação você não se preparar espiritualmente para aquele momento, afinal cada pregação é única o impacto que ela pode causar na vida de uma pessoa pode ser bom (levando aquela alma ao arrependimento) ou pode ser mau (fazendo com que aquela pessoa não tenha mais nenhuma vontade de voltar aquele lugar ou qualquer outro templo) então antes de pregar lembra-se que você esta sendo responsável pelas almas que ali se encontram, lembre-se sempre de pedir a direção do Espirito Santo.
Um forte abraço e bom estudo!

Vamos iniciar conhecendo o que é a Homilética:
HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões]

DEFINIÇÃO DO TERMO

O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que signif**a, multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar.

O termo Grego "HOMILIA" signif**a um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética signif**a "A arte de pregar".

A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.

Vejamos algumas definições que envolve essa matéria:

Discurso - Conjunto de frases ordenada faladas em público.

Homilética - É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão.

Oratória - Arte de falar ao público.

Pregação - Ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma notícia.

Retórica - Conjunto de regras relativas a eloquência; arte de falar bem.

Sermão - Discurso cristão falado no púlpito.

FINALIDADE

O estudo da Homilética abrange tudo o que tem a ver com a pregação e apresentação de práticas religiosas: como preparar e apresentar sermões de maneira mais ef**az.

IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA

Sendo a HOMILÉTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O próprio Jesus Cristo em Lucas 16 : 16 disse: Ide pregai o evangelho...

Quando a Homilética é observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreensão do texto.

A observação da Homilética traz orientação ao orador.

A ELOQUÊNCIA

ELOQUÊNCIA é um termo derivado Latim Eloquentia que signif**a: Elegância no falar, Falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. É a soma das qualidades do pregador.

Não é gritaria, pularia ou pancadaria no púlpito. A elocução é o meio mais comum para a comunicação; portanto deve observar o seguinte:

1. Voz - A voz, é o principal aspecto de um discurso.

Audível Todos possam ouvir.

Entendível Todos possam entender. Pronunciar claramente as palavras. Leitura incorreta, não observa as pontuações e acentuações.

2. Vocabulário - Quantidade de palavras que conhecemos.

Fácil de falar - comum a todos, de fácil compreensão - saber o signif**ado

Evitar as gírias, Linguagem incorreta, Ilustrações impróprias.

ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA

- Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto.

- Conhecimento do publico ouvinte.

- Procurar saber o tipo de reunião e o nível dos ouvintes.

- Seriedade pois o orador não é um animador de platéia.

- Ser objetivo, claro para não causar nos ouvintes o desinteresse.

- Utilizar uma linguagem bíblica.

- Evitar usar o pronome EU e sim o pronome NÓS.

A POSTURA DO ORADOR

É muito importante que o orador saiba como comportar-se em um púlpito ou tribuna. A sua postura pode ajudar ou atrapalhar sua exposição.

A fisionomia é muito importe pois transmite os nossos sentimentos, Vejamos :

- Ficar em posição de nobre atitude.

- Olhar para os ouvintes.

- Não demonstrar rigidez e nervosismo.

- Evitar exageros nos gestos.

- Não demonstrar indisposição.

- Evitar as leituras prolongadas.

- Sempre preocupado com a indumentária. ( Cores, Gravata, Meias )

- Cabelos penteados melhora muito a aparência.

- O assentar também é muito importante.

Lembre-se que existem muitos ouvintes, e estão atentos, esperando receber alguma coisa boa da parte de Deus através de você.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERMÃO

O sermão é caracterizado como um bom sermão não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pelas qualidade do sermão:

1. UNÇÃO

Todo sermão deve ter inspiração divina. Um sermão sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edif**ação.

Devemos lembrar que ao transmitir um sermão estamos não estamos transmitindo conhecimento humano mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção.

2. FIDELIDADE TEXTUAL

Fidelidade textual é importante, visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido. Há muitos pregadores que tomam um texto como referência e depois esquecem dele.

3. UNIDADE

Todo sermão tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo.

"Há sermões que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, idéias e ensinos".

4. FINAL

Tudo tem um começo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte está se alimentando espiritualmente.

Um sermão bem terminado será muito produtivo ao ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais.

RECOLHENDO MATERIAL

Quase toda pesquisa serve como base para sermões. Todavia, é verdade incontestável que, quanto mais instrução tem uma pessoa, tanto mais condições terá para preparar e apresentar sermões.

Toda pessoa que deseja ocupar-se na obra do Senhor, e especialmente falar diante do público, deve formar paulatinamente uma biblioteca segundo suas capacidades mentais e financeiras.

Os quatro primeiros livros a serem adquiridos e que dever servir como base da sua biblioteca são: Bíblia de estudo; Dicionário bíblico; Concordância; Um comentário bíblico. Depois pode ir adquirindo outros, de acordo com as necessidades.

Ontem culto de Monte Horebe, Deus derramou muitas bênçãos e deu livramentos! Toda honra e toda glória seja dada ao nosso...
23/09/2014

Ontem culto de Monte Horebe, Deus derramou muitas bênçãos e deu livramentos! Toda honra e toda glória seja dada ao nosso Deus!

23/09/2014

Bom tarde povo de Deus!!!!!!!!
Passei um bom tempo sem posta um estudo mas estou de volta, com muitas coisas boas pra edif**ar nossa vida espiritual.
Então aguarde...

24/08/2014

Bom aqui esta um pouco do estudo sobre 2 Pedro 22.
bom estudo.

O CÃO VOLTOU AO SEU PRÓPRIO VÔMITO, E A P***A LAVADA AO ESPOJADOURO DE LAMA (2 Pe 2.22)

O cão e o porco são animais irracionais e que, portanto, nesta condição, só realizam atos de acordo com a natureza irracional que ambos possuem. O cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. O porco é um animal maciço, omnívoro de pelagem espaçada e de cor geralmente rosada.

Somente um cão tem a capacidade de agir naturalmente retornando para seu próprio vômito. Essa atitude, para os seres humanos sadios e normais, para as pessoas racionais de bem e de vergonha é absurdamente repulsiva, jamais um ser humano em sã consciência retornaria ao seu vômito para saboreá-lo e engoli-lo. Mas para o cão, não. Para o animal irracional isso não é grande coisa, isso é, na verdade dos fatos, um deleite próprio, um prazer incomensurável. Um cão não tem vergonha de seus atos, tão pouco de comer a sua própria imundície. Um cão não tem culpa de ser cão, afinal de contas, não passa de um animal ignorante, imundo e incapaz.

Um ser humano insensato se parece com um cão. Talvez tenha períodos em que f**a livre de sua insensatez, mas seguindo a regra de sua natureza (pois ele é um insensato), nunca se reforma; nunca aprende. Volta sempre a praticar seus horrendos hábitos imundos, suas atitudes medíocres e suas práticas sujas, os quais, para ele, são o seu bom vômito. O povo hebreu considerava o cão como um animal imundo, da mesma forma como considerava o insensato.

Por outro lado, quem mais, além de um porco, depois de lavado, tratado e cuidado regressaria à lama? Somente um homem insensato, que muita das vezes é recebido cheio de lama, totalmente apedrejado, difamado e ferido. É bem tratado, alimentado, nutrido, acolhido, valorizado e quando menos se espera, a natureza, que lhe é fonte de dominação e aprisionamento plenos, prevalece e, àquilo que é loucura e imundície para os homens de vergonha e respeito, é a coisa mais natural para um insensato, é a própria natureza do porco que nasceu para viver na lama.

Mas o que me chama a atenção nesses dois animais brutos (cão e p***a) é que ambos, juntamente com o homem insensato, são imundos por causa da natureza irracionável que os detém. Os dois primeiros se fundem, dentro desta linha de raciocínio, por serem de origem suja, nojenta, impura e repugnante. Já este último, por tratar-se de uma vulnerabilidade mental que transforma suas atitudes em loucura.

Toda família sensata se envergonharia sobremaneira quando um de seus membros toma uma atitude interesseira e insensata, de retornar ao próprio vômito e de se lambuzar na mesma lama, principalmente, quando esta pessoa, no mesmo instante em que saía da lama e da sarjeta, vomitava misérias e mais misérias do espojadouro em que se encontrava.

É desprezível a insanidade e a demência de um homem insensato, pois suas atitudes são a causa de gerar um fedor contaminável, que lhe é peculiar, e é, absolutamente, aos meios humanos, impossível restaurar uma pessoa assim, da mesma forma como é impraticável retirar da p***a, o desejo de estar na lama e, do cachorro, o anseio pelo seu vômito.

É oportuno lembrar Judas Iscariotes. Judas foi retirado do lamaçal de pecado tendo sido resgatado pelo próprio Jesus que o fez um dos seus doze apóstolos. Jesus honrou Judas e o amou até o fim (Jo 13.1). Mas o insensato é reconhecido por ter natureza imunda e Judas era uma pessoa insensata e ambiciosa, tanto que atendeu aos principais sacerdotes para trair àquele a quem lhe chamou e lhe lavou da podridão, Jesus Cristo, em troca de trinta moedas de prata (Mateus 26.14-16; Marcos 14.10-11; Lucas 22.3-6). Mas pela sua própria natureza, Judas retorna à lama, permitindo que o próprio satanás entrasse nele (Jo 13.27). O Senhor Jesus ao chamar Judas Iscariotes ao apostolado o considerou seguidor e discípulo (a p***a sendo lavada), entretanto, Judas converteu-se no traidor (a p***a voltando para a lama). Judas morreu cheio de culpa e “foi para o seu próprio lugar” (At 1.25).

Felizmente, devem existir pessoas certas para que a palavra de Deus se cumpra totalmente. No caso de Judas, ele foi usado por satanás para trair Jesus. Assim como Judas, devem existir pessoas, por exemplo, que sejam protagonistas deste versículo bíblico, “O cão voltou ao seu próprio vômito e a p***a lavada ao espojadouro de lama”. Amados, a palavra de Deus se cumpre dia após dia. E são muitos os que se deixam enganar pelo inimigo de nossas almas se tornando autênticos exemplos do cumprimento fiel da palavra de Deus. Que nós, não sejamos mais uma dessas pessoas que se encaixam em frases bíblicas como esta que faz o título deste artigo, pois se nos encaixamos é porque estamos em situação de risco e sendo usados pelo diabo. Que Deus nos guarde de sermos considerados um cachorro ou uma p***a ou um filho da perdição, traidor e insensato. Mas que possamos ser verdadeiramente filhos de Deus, lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.

Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém.

Bom dia povo de Deus, ai vai um capitulo da bíblia pra você refletir!Não se deixem enganar por pessoas que tem usado o n...
24/08/2014

Bom dia povo de Deus, ai vai um capitulo da bíblia pra você refletir!
Não se deixem enganar por pessoas que tem usado o nome de Deus pra proferir um evangelho que satisfaz suas próprias vontades, que outrora prega uma coisa e vive outra,destas pessoas deveis se afastar, pois a bíblia diz que a luz não tem comunhão com as trevas e também que não podemos agradar a dois senhores.
Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez.Provérbios 26:11
Fiqueis atentos, não se deixem impregnar pelos ouvidos!
bjos, amados!
Logo mais posto um estudo sobre isso!

2 Pedro 2
1 ¶ E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

3 ¶ E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, f**ando reservados para o juízo;

5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;

7 ¶ E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis

8 (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);

9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

10 ¶ Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;

11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,

13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;

14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;

15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;

16 Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.

17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.

18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,

19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;

22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a p***a lavada ao espojadouro de lama.

Aliança de oração foi uma grande benção hoje. ( com a pregação da nossa, Diaconisa Cristina Almeida)!!!!!!!
22/08/2014

Aliança de oração foi uma grande benção hoje. ( com a pregação da nossa, Diaconisa Cristina Almeida)!!!!!!!

18/08/2014
"Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portan...
18/08/2014

"Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice".

1 Coríntios 11:26-28

17/08/2014

A paz do Senhor povo de Deus!
Alguns personagens da Bíblia se destacam por sua fé, outros por seus atos de heroísmo, outros por sua beleza e outros, ainda, pela perversidade. É o caso da rainha Jezabel. O nome desta mulher tornou-se sinônimo de idolatria, falsos profetas, prostituição, falsos ensinos, tolerância ao pecado, perseguição aos servos de Deus, heresias entre outros. É com esse sentido que o nome Jezabel aparece em Apocalipse 2.20.

No estudo de hoje vamos falar um pouco sobre a perversa Jezabel,
que se tornou cega para Deus e cega ao sofrimento dos outros por causa da sua busca a Baal. Possivelmente estava morta espiritualmente. Acabe e Jezabel trouxeram à tona o pior um do outro. Eles queriam dominar a vida um do outro e a dos outros também, deixaram que suas fraquezas o dominassem; Confiaram em si mesmo.
Acabe e Jezabel são exemplos perfeitos de duas pessoas que tomaram decisões erradas. Todos nós podemos aprender muito com eles e fazer o oposto, seguindo a Deus, confiando nele em tudo o que fizermos e amando e respeitando um ao outro.

Convivemos diariamente com várias Jezabéis. Este estudo é uma grande oportunidade de ajudar essas mulheres a se livrarem de sua cegueira e da surdez espirituais.
Bom estudo!

JEZABEL, A RAINHA QUE FOI COMIDA PELOS CÃES
Tudo começou para o povo de Israel exatamente como tudo se inicia nas nossas vidas, com uma decisão. Tempos atrás o povo de Israel pediu um rei para Deus e Ele deu ao povo o que eles pediram, um rei – primeiro Saul, logo depois Davi, depois Salomão. Durante o reinado de Salomão a idolatria se espalhou tão espantosamente que Deus decidiu acabar com o reino de Salomão. Porém, Ele tinha prometido a Davi que o reino pertenceria aos seus descendentes. Então Deus cumpriu sua promessa, dividiu a terra de Israel em dois reinos: Norte e Sul dando o pequeno território do sul à descendência de Davi. O reino do Sul (Judá-Roboão) havia tolerado a idolatria, mas foi no reino do Norte que a ela foi promovida - com Jeroboão, quando fez os dois bezerros de ouro para que o povo não fosse até Jerusalém adorar ao Deus eterno.

Acabe foi o sétimo rei de Israel (reino do Norte), e é nesse cenário que surge Jezabel com seus ídolos. Todos os reis idólatras de Israel foram maus, mas o pior de todos foi Acabe. Seu nome, três mil anos depois de sua existência, segue associado à JEZABEL.

Jezabel era feia de alma. Ela casou com o fraco rei Acabe e acabou por ser o elemento dominante da relação. Ninguém fala de Acabe como fala de Jezabel que virou sinônimo de crueldade. Vamos por partes. Jezabel era uma princesa fenícia, filha rei dos Sidônios chamado Etbaal, da Sidônia ou Sidon, que hoje é a terceira maior cidade do Líbano e, na época de Jezabel, era a cidade mais importante da Fenícia. O casamento aconteceu para estabelecer uma aliança política entre os fenícios e Israel.
Esta união, no entanto, trouxe a ruína moral, espiritual e social do reino do norte, Israel. A capital Samaria tornara-se a partir de então o centro religioso do culto a Baal e a Astarte, contendo no palácio 450 profetas de Baal e 400 sacerdotisas de Astarote ou Asera (1Rs 18.4). Isto signif**a que não apenas foram mortos os profetas, mas também muitos sacerdotes fiéis a Iavé.

Neste período lúgubre, o palácio transformou-se em antro de luxúria, malandragem, excessos e vícios se***is. Tudo com a participação do rei Acabe, da rainha Jezabel e dos profetas e sacerdotisas de Baal e Astarte. O paganismo de Jezabel unia prostituição e homossexualismo com religião e religiosidade. Esta é uma das principais razões pelas quais Jezabel é conhecida como pr******ta. E na verdade o era, entretanto, uma hieródula, ou pr******ta sagrada.

É impossível desassociar o culto pagão ao casal herogâmico Baal e Astarte da prostituição sagrada, da falolatria, dos sacrifícios de crianças, das ervas alucinógenas, feitiçaria entre outros desvios (2Rs 9.22). E, segundo a tradição fenícia e canaanita, o rei e a rainha eram elementos indispensáveis nessas festividades, pois a presença deles assegurava o favor das divindades cultuadas. A rainha Jezabel incitava o rei Acabe para fazer o que era “mau aos olhos do Senhor”, diz o redator das crônicas dos reis (1 Rs 21.25).

Uma das primeiras iniciativas da rainha Jezabel foi perseguir e exterminar os profetas do Senhor e colocar no palácio os sacerdotes, sacerdotisas e profetas de Baal e Astarte. Depois, preocupou-se em matar os poucos servos de Deus que lhe resistiam o poder inconteste. Assim, começa a perseguir Elias, o único profeta ainda a lhe resistir o poder publicamente (1Rs 18 e 19) e, mais tarde, o indefeso Nabote (1Rs 21.14).
Os sacerdotes israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto, devido à perseguição da rainha.

• Salmo 135:15-18

Esta escritura descreve os ídolos e seus adoradores. Jezabel se tornou cega para Deus e cega ao sofrimento dos outros por causa da sua busca a Baal. Possivelmente estava morta espiritualmente.

1. Cega para Deus

Todos nós fomos criados com uma real necessidade de Deus para vivermos uma vida plena como diz em II Pedro 1:3-4

Os ídolos oferecem um rápido co***lo que temporariamente sana o vazio, eles são como um amuleto para nos sentirmos seguros e para alcançarmos o que esperamos, porém, nunca nos satisfazem plenamente. Ao contrário, nos decepcionam e nos tornam cegos e incrédulos. Ídolos não são somente imagens como as que Jezabel adorava. Qualquer coisa que colocamos no lugar de Deus, aquelas que temporariamente sanam o nosso vazio, são ídolos. Às vezes pode ser nossa própria ambição: trabalho, realização profissional, etc., como também pode ser pessoas: namorado, marido, mãe, irmão, filhos, etc

Ter ídolos não é uma prática exclusiva dos pagãos, é uma franqueza. Tanto faz se você é cristã ou não. Pode acreditar: idolatria é uma de suas fraquezas. Constantemente precisamos verif**ar se algo está no lugar que somente Deus pode ocupar em nossas vidas.

A maior resistência enfrentada por Jezabel foi do profeta Elias, a quem ela perseguiu para matar, sem, contudo, obter êxito. Deus usava o profeta Elias para falar duramente contra Acabe e Jezabel. Elias desmoralizou Baal e matou seus quatrocentos e cinquenta profetas, por isso Jezabel odiava o homem de Deus.

O mais dramático exemplo de cegueira de Jezabel foi a do Monte Carmelo.

Recorde do desafio de Elias, onde os profetas de Baal aceitaram a proposta e começaram a clamar por seu deus (Baal), a dançar, e Elias, em contrapartida, começou a zombar deles dizendo que gritassem mais alto, pois talvez Baal estivesse dormindo ou teria dado uma “saidinha”, etc. Eles passaram o dia inteiro tentando chamar a atenção do deus deles. Ao final da tarde Elias começou a preparar o altar para Deus: “Com as pedras construiu um altar em honra ao nome do Senhor e cavou ao redor do altar uma valeta na qual poderiam ser semeadas duas medidas de sementes. Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha. Façam-no novamente, disse, e eles o fizeram de novo. Façam-no pela terceira vê, ordenou e eles o fizeram pela terceira vez. A água escorria do altar, chegando a encher a valeta. À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas essas coisas por ordem tua.Responda-me ó Senhor, responda-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e que fazes o coração deles voltar para ti. Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto,a lenha, as pedras e o chão e também secou totalmente a água da valeta. Quando o povo viu, todos caíram prostrados e gritaram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Então Elias ordenou-lhes: prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar. Eles os prenderam e Elias os fez descer ao riacho de Quison e lá os matou”( Reis 18:32-40).

Elias tinha pedido que Acabe convocasse todos os profetas de Baal, e é interessante notar que Jezabel não estava lá. Ela se dizia chefe dos profetas. Possivelmente não quis se expor a nada que pudesse desestabilizar seu sistema de crenças.

Deus deu a ela a oportunidade de livrar-se de sua cegueira, como faz com todos nós e como faz com todas as pessoas. Ele tentou revelar seu poder para ela através de:

“Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre” (Daniel 12:3).

1. Sua autoridade, impedindo que chovesse por três anos consecutivos (I Reis 17:1);
2. Seu poder; ao responder Elias através do sacrifício no Monte Carmelo;
3. Sua justiça, matando a todos os falsos profetas de Baal;
4. Sua misericórdia, ao restaurar a chuva (I Reis 18:41);
5. Sua amorosa paciência, ao dar-lhe tempo para que se arrependesse.

Jezabel continuou com seu coração obstinado e endurecido:

• I Reis 19:1-3

Você pode imaginar essa situação? Um homem que aparentemente era corajoso teve pavor dessa mulher! Um homem que tinha suas orações respondidas por Deus! Somente um tempo cara-a-cara com Deus, e a companhia de Eliseu ajudaram a restaurar a coragem deste homem desesperado. Elias necessitou ser convencido por Deus, e este lhe mostrou que sua quieta e pequena voz era infinitamente mais poderosa que os vitoriosos alaridos de Jezabel.

2. Surda ao sofrimento dos outros

O deus pagão da terra e da fertilidade exigia a prostituição no templo e o sacrifício de crianças. Sacrificá-las era tão fácil como cortar o cabelo. Obviamente Jezabel não deu honras a Deus porque ela não tinha respeito pelas pessoas criadas à imagem dEle..

• I Reis 21:1-16

A cegueira para com Deus ensurdece nossos ouvidos ao clamor dos outros. Jezabel também era surda ao clamor da alma do seu marido. Ressentido por causa das inquestionáveis demonstrações do poder de Deus, o coração de Acabe não se voltou para o Senhor.
No episódio O ambicioso rei desejou possuir a vinha de Nabote. Jezabel reprovou a atitude do marido, porém, não confrontou seu pecado e não o ajudou a ir para Deus. Como poderia se ela mesma não conhecia Deus? Ela tomou o problema em suas mãos: Decidiu fazer feliz ao seu marido sendo complacente com a natureza pecaminosa dele. Valendo-se de enganos e mentiras assassinou Nabote.

-"Essa é mais uma das nossas fraquezas: auto suficiência, que tem a raiz no egoísmo. Ela se aflora mais quando nos casamos. Queremos dominar as situações. Muitas de nós chegam a pensar em como nosso marido é fraco e “devagar”. Que tolice acreditar que por tentar resolver nossos problemas com nossas próprias mãos eles serão resolvidos!.Paramos de depender de Deus e queremos depender das nossas próprias forças. O egoísmo nos torna surdas ao sofrimento alheio"

Deus resolveu exterminar Acabe, Jezabel e toda a sua casa, a maldade deles chegou ao Trono de Deus e o sangue dos profetas mortos por Jezabel clamava por justiça no altar. Deus é Justiça plena e nada escapa aos Seus olhos.

A ira do Senhor se acendeu fortemente contra Acabe e Jezabel e o profeta Elias foi até Acabe e profetizou dizendo: “Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue. Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel. E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.” (1 Reis 21:19, 21 e 23). A sentença do Senhor estava selada.
Pois bem. Três anos depois da profecia de Elias, Acabe foi gravemente ferido numa batalha contra o rei da Síria e foi levado num carro de volta a Israel e a tarde ele morreu. Quando seus servos foram lavar o carro, o sangue de Acabe foi lambido pelos cães, exatamente como predisse Elias.

3. Conseqüências da cegueira e da surdez de Jezabel

• II Reis 9:30-37
• I Reis 21:20-26

A falta de vulnerabilidade e humildade foi cara para Jezabel. É muito triste ver que ela chegou até as portas do inferno cheia de arrogância e soberba. Viveu sua vida como quis sem se importar com o custo disso, jamais se curvou diante de Deus. Seu futuro foi um fracasso. Já era viúva antes de morrer. Foi uma péssima mãe, não nutriu nem amou as almas de seus filhos; os viu nascer somente para depois vê-los morrerem em humilhação.

Acazias, sucessor de Acabe no trono, reinou por dois anos em Israel e morreu depois de uma queda da sacada se sua casa.

O herdeiro natural do trono de Israel era Jorão, filho mais velho de Acabe, porém o Senhor mandou ungir rei a Jeú, filho de Ninsi, no lugar de Jorão e o novo rei recebeu de Deus a missão de ferir a casa de Acabe, para vingar o sangue de todos os profetas do Senhor da mão de Jezabel. Havia uma sentença do Senhor contra a casa de Acabe e, em especial, contra Jezabel.

Jeú marchou com seu exército para Jezreel, onde estava Jorão convalescendo das feridas da guerra contra os sírios. Quando Jorão soube que Jeú estava chegando à cidade mandou dois mensageiros propondo paz, como ambos não voltaram, Jorão mandou aparelhar seu carro e foi pessoalmente ao encontro de Jeú e perguntou a ele se ele vinha em paz, ao que respondeu Jeú a Jorão: “Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?” (2 Reis 9:22b).

Jorão tentou fugir de Jeú, mas ele entesou seu arco e matou o filho de Acabe e mandou que seus servos lançassem seu corpo no campo de Nabote, conforme determinou o Senhor e Jeú foi a Jezreel, onde estava Jezabel, viúva de Acabe e quando ela soube que Jeú estava entrando na cidade, pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando da janela do palácio.
Possivelmente o fato de ela ter se arrumado quando viu Jeú fosse por causa do sofrimento que estava sentindo ou simplesmente era muito orgulhosa e queria morrer de maneira “digna”.
Havia chegado a hora de o Senhor requerer das mãos de Jezabel todos os seus crimes e blasfêmias e Jeú mandou que dois homens jogassem Jezabel da janela. O sangue de Jezabel espirrou na parede do palácio e nos cavalos e Jeú a atropelou. Jezabel estava morta, mas inda faltava se cumprir a palavra dada através do profeta Elias, então Jeú mandou seus servos sepultarem Jezabel, mas eles só encontraram o crânio, os pés e as mãos de Jezabel, o resto já havia sido devorado pelos cães.

Quando Jeú soube do que aconteceu ao corpo de Jezabel, ele disse: “Cumpriu-se a palavra do Senhor anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel, os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: 'Esta é Jezabel' ". (2 Reis 9:36-37).

Ela deu a seus filhos terras que não eram dela e que só lhes causaram destruição. Seus filhos foram sacrif**ados no altar de seu próprio orgulho.

Foi mãe de Atalia, e não se sabe qual das duas foi mais cruel. Atalia foi dada em casamento a Jeorão, rei de Judá (reino do Sul), com a intenção de promover união entre Israel e Judá. Seu filho foi morto no mesmo dia em que morreu sua mãe (Jezabel). Quando soube da morte do filho mandou matar todos os descendentes da família real, inclusive seus netos, e governou Judá por seis anos. A Bíblia diz que Judá somente teve paz depois que Atalia morreu à espada no seu próprio palácio.

Sete anos após a morte de Jezabel, não restou nenhum descendente dela como Deus havia profetizado.

-"Se somarmos as perversas bruxas dos contos de fadas mais a personagem do filme “O Diabo veste Prada”, teremos a figura de Jezabel, porém, ela não foi uma fantasia ou um personagem de uma estória, foi tão real quanto nós, aqui, hoje. Sem Deus no centro de nossos corações, nós também podemos nos tornar uma Jezabel. Se ela tivesse vivido nos dias de hoje, a veríamos constantemente nas capas das mais famosas revistas. Sentir-se-ia livre para expressar sua sexualidade à sua maneira. Seu esposo seria um homem importante e líder, sobre quem ela teria uma forte influência. Ela certamente foi uma mulher de impacto e poder. Estava sempre enfocado em lucrar com o que lhe era proposto, era muito segura de si mesma e imponente. Suas características são muito estimuladas nos dia de hoje, no mundo, para nós mulheres.Jezabel, uma mulher que se parece muito com a mulher contemporânea e “inteligente”, capaz de realizar várias funções. Era uma mulher feminina, mas terrivelmente destrutiva:
- Atraente;
- Sedutora;
- De língua persuasiva;
- Com ideias contundentes;
- Tinha grandes qualidades de liderança;
- Era uma mulher determinada;
- Independente;
- Sem escrúpulos.
Ao invés de Acabe influenciar sua esposa, era Jezabel quem influenciava Acabe e governava de fato Israel, isso porque, Acabe era fraquinho de dá dó e Jezabel uma mulher forte, independente, determinada e que não se intimidava com nada, não se importava com os meios que teria de usar para conquistar seus objetivos. Isso lembra muita gente boa por aí.
Não foi uma morte bacana a de Jezabel, mas foi o resultado de sua vida de crimes e blasfêmias. Nada f**ará impune, ainda que nossos olhos humanos sejam incapazes de ver a sentença dos que lutam contra o Senhor e contra os Seus amados. Assim como Deus vingou a morte de Seus servos das mãos de Jezabel, Ele tomará vingança por nós, porque está escrito: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19).
A história de Jezabel nos ensina muitas lições por contraste, tudo o que foi e fez Jezabel não devemos ser e nem fazer. Jezabel foi vaidosa até na hora da morte, quando ela soube que Jeú estava chegando, ela tratou de pintar os olhos e arrumar os cabelos, mas se esqueceu do fundamental: sua alma.
Muitas pessoas são como Jezabel, vaidosas e fúteis e cuidam da aparência, mas descuidam do principal: a salvação da sua alma. Só tem um jeito de cuidar da alma e é reconhecendo Jesus como Salvador, todo o resto é consequência da beleza espiritual que somente essa decisão traz".

Endereço

Travessa 14 De Março, 2898
Belem Do, PA
66055-490

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 16:00 - 19:00
Quarta-feira 16:00 - 18:30
19:00 - 21:00
Quinta-feira 08:00 - 10:00
Sexta-feira 15:00 - 18:00
19:30 - 21:00
Domingo 08:00 - 10:00
18:30 - 20:00

Telefone

+559180691350

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Igreja Evangelica Pentecostal Luz da Libertação Congregação Monte Horebe posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Igreja Evangelica Pentecostal Luz da Libertação Congregação Monte Horebe:

Compartilhar

Categoria