26/04/2026
26/04: COMEMORAÇÃO DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
A celebração da Santa Missa foi o primeiro e mais importante ato realizado no Brasil, após a chegada dos portugueses.
A celebração da primeira Santa Missa no Brasil deu-se no Domingo de Páscoa, no dia 26 de abril de 1500, quando colocaram o primeiro grande monumento público, a Santa Cruz, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia.
Essa cerimônia seria a primeira de tantas que, desde então, foram celebradas neste que veio a se tornar o maior país católico do mundo.
Escreveu Pero Vaz de Caminha, na Carta a El-Rei, em 1º de maio de 1500:
“(…) E quando veio o Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles [os índios] se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós… e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção. Enquanto dois carpinteiros separavam um enorme tronco para a feitura da Cruz, os índios, uns oitenta ou mais, tagarelas, estorvantes, rodeavam os marinheiros em seus afazeres, olhando pasmos o efeito do fio do ferro na árvore. Da mata próxima vinham os barulhos da bicharada, o ruído forte dos papagaios, dos bugios, e de umas poucas pombas rolas (…)”
Inicialmente chamada pelos nativos de Pindorama, o local passou a ser denominado como Ilha de Vera Cruz, depois Terra de Santa Cruz para enfim terminar com uma denominação de troca comercial recebida da árvore Pau-Brasil: da gratuidade do ser para o cálculo do receber. E assim nosso País, 526 anos depois, sofre com os interesses pessoais daqueles que acreditam serem donos da Nação, assaltando-a e promovendo a pobreza e o atraso.