23/05/2021
📆 *23 de Maio de 2021 (Domingo)*
_ _ _ _ _ _
*PENTECOSTES (Vermelho, Glória, Sequência, Creio, Prefácio Próprio � Ofício da Solenidade)*
_ _ _ _ _ _
😇 *Santos do dia.*
S. JOÃO BATISTA DE ROSSI / EPITÁCIO E MIGUEL, BISPO.
_ _ _ _ _
⛪ *Antífona de entrada:*
O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantém unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, aleluia! *(Sb 1, 7)*
_ _ _ _ _ _
☀️ *Oração do Dia*
Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
_ _ _ _ _ _
📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 1-11*
_ _ _ _ _ _
✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo.
6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus?
8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua?
9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia,
10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem;
11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”
*Palavra do Senhor.*
_ _ _ _ _ _
↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 1-11*
*Reflexão - “Podemos entender as maravilhas de Deus na nossa própria língua”*
“Os apóstolos seguiram a orientação de Jesus e permaneceram reunidos no mesmo lugar e o Espírito Santo, prometido do Pai e anunciado por Jesus, lhes veio no dia de Pentecostes para fazer uma revolução nas suas vidas. De tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas” fazendo com que o povo se admirasse porque eles compreendiam no seu próprio idioma. Falar em línguas sob a ação do Espírito Santo é deixar que Ele, na Sua linguagem, exponha por meio dos nossos lábios as moções que Deus deseja nos dar a conhecer. A ação do Espírito Santo é justamente a de nos conceder o entendimento para as coisas que antes nós não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todos nós, batizados, que nos deixamos apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, dentro da nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida. Por isso, é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, Deus nos manda os “recados” por meio de um e de outro. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?”
_ _ _ _ _ _
📖 *Salmo – 103*
🗣 *Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.*
_ _ _ _ _ _
1️⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!🗣
_ _ _ _ _ _
2️⃣ Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.🗣
_ _ _ _ _ _
3️⃣ Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!🗣
_ _ _ _ _ _
↪ *Salmo – 103*
*Reflexão* - “O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que Ele preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.”
_ _ _ _ _ _
📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 12, 3b-7. 12-13*
_ _ _ _ _ _
✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo.
4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito.
5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor.
6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.
12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
*Palavra do Senhor.*
_ _ _ _ _ _
↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 12, 3b-7. 12-13*
*Reflexão - “O mesmo Espírito, em todos”*
“Essa é a beleza da unidade da Igreja, como diz São Paulo: “Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”. O Espírito Santo nos dá os dons necessários para vivermos dentro da nossa realidade. Cada um com a sua parte e todos formando um único Corpo, bebendo de um único Espírito. O Espírito Santo forma comunidade, portanto, em qualquer área ou atividade da nossa vida nós podemos proclamar Jesus o Senhor, da nossa casa, do trabalho, do lazer, porque somos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador. A nossa oração deve ser constante e em todos os momentos devemos suplicar: “Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”. Não podemos nos calar, o Espírito Santo é aquele que nos impulsiona, nos ensina, nos mostra e se não o invocamos, perdemos tempo e oportunidades. – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo em si e nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida?”
_ _ _ _ _ _
🍞🍇 *Evangelho - João 20, 19-23*
_ _ _ _ _ _
_Aleluia, Aleluia, Aleluia_
_Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis, e acendei neles o amor, como um fogo abrasador!_
_ _ _ _ _ _
*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.
23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
*Palavra da Salvação.*
_ _ _ _ _ _
↪ *REFLEXÃO*
*“Sejamos movidos pela graça do Espírito Santo.”*
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam” (At 2,1-2). Reunidos todos no mesmo lugar, os discípulos estavam com Maria, a Mãe de Jesus. Eles aguardavam o cumprimento da profecia, da promessa de Jesus a eles, de que eles receberiam o Espírito Santo. E como eles estavam? No silêncio da espera, da expectativa, da confiança da oração; de repente, foram envolvidos por um barulho, por uma ventania, por um vento forte, mas Deus é silêncio. E como Ele faz barulho? Ele vem irromper os barulhos que estão dentro de nós, para nos encher da graça do Espírito, aquele vento retumbante, forte que vem para sacudir, mexer nas estruturas, para realmente tirar de dentro de nós, jogar para fora aquilo que não é de Deus, e soprar para dentro a graça da unção do Espírito. Veja que graça é o Espírito que nós recebemos, Ele age em nós de dentro para fora, Ele age para a nossa transformação interior, mas Ele age para nos libertar de todas as correntes que nos fazem presos a este mundo, à mentalidade desse mundo e sua forma de pensar, para que sejamos movidos pela graça do Espírito. Se somos submissos ao Espírito, é Ele que nos leva a fazer a vontade de Deus. O Espírito de Deus realiza maravilhas em toda a face da Terra, Ele renova toda a face da Terra, é assim que cantamos hoje em toda Igreja: “Envia Teu Espírito, Senhor, para renovar toda a face da Terra” (cf. Sl 103). Mas o Espírito começa renovando a nossa face, o nosso coração, o nosso próprio interior, dando-nos uma nova disposição, um novo amor pelo Evangelho, um amor sempre renovado, um gosto sempre novo pela Palavra de Deus, um amor sublime pela Igreja. Esse Espírito opera a unidade em meio à diversidade que todos nós vivemos, inclusive, ele opera a graça das línguas. Falamos línguas muito diversas, mais do que nunca, falamos línguas muito confusas nos dias de hoje. Mais do que as línguas diferentes das nações, nós usamos cada vez mais linguagens confusas para nos relacionarmos uns com os outros. E se não formos movidos pelo Espírito, a nossa língua se torna fonte de agressão, de ataques uns contra os outros; a nossa linguagem torna-se dissimulada, a nossa evangelização torna-se fracassada se não formos movidos pela graça do Espírito. Hoje, é dia de nos submetermos à autoridade do Espírito, à graça do Espírito para que ele opere em nós a ação de Deus. Veja, não somos nós que movemos o Espírito, não somos nós que mandamos no Espírito, não somos nós que instrumentalizamos o Espírito, somos nós que devemos ser submissos, movidos, conduzidos e direcionados pelo Espírito. Quando invertemos as coisas, colocamos o Espírito debaixo do nosso ego, do nosso orgulho e das nossas vaidades, não operamos unidade com Deus nem com a humanidade; mas se somos submissos ao Espírito, é Ele que nos leva a fazer a vontade de Deus. Deus abençoe você!
*BOM DIA*☀️☁️🌦️
*ABENÇOADO DOMINGO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!*🙏🙏🙏