Ilê Ọkàn Mímọ́ Asé Yemonjá

Ilê Ọkàn Mímọ́ Asé Yemonjá Página destinada aos filhos e amigos do Ilê Egbé Oba Oyo. Divulgação da Cultura africana e do candomblé.

Um agradecimento especial aos mais novos superfãs! 💎 Gabriella AdãoDeixe um comentário para dar a eles as boas-vindas à ...
13/07/2025

Um agradecimento especial aos mais novos superfãs! 💎 Gabriella Adão

Deixe um comentário para dar a eles as boas-vindas à nossa comunidade,

Enquanto vida eu tiver, louvarei ORIXÁ!!! Ìyálòrísá Helen Ty Iyemanja Helen Lisboa
15/05/2025

Enquanto vida eu tiver, louvarei ORIXÁ!!!

Ìyálòrísá Helen Ty Iyemanja
Helen Lisboa

BááléYemoja ágbódò dáhùn ireÌyá mi.Aseperiola.Abèrìn èye lénuIwo l’oko miAbìrìn iyì lésè méjèjìOlówó orí miOmi owó kò wó...
27/03/2023

Báálé
Yemoja ágbódò dáhùn ire
Ìyá mi.
Aseperiola.
Abèrìn èye lénu
Iwo l’oko mi
Abìrìn iyì lésè méjèjì
Olówó orí mi
Omi owó kò wón nílé wa
Omi là bureke
Iyemoja a tó f’ara tì bí òkè
O l’ómi nílé bí egbele
Òrìsà tí nfi omi tútù wo àrùn
A wo àrùn fún olomo má gba èjé
Yemoja a tún orí eni tí kò sunwòn se
Túbò tún orí mi se kalé o.

Báálé !
Yemanjá, de dentro das água, responde com o bem.
Minha mãe,
Que pode ser chamada para trazer prosperidade.
A que sorri elegantemente.
Você é minha senhora.
Louváveis são os passos de seus pés.
Dona do meu orí.
A água que traz prosperidade não falta em nossa casa.
Água em abundância.
Yemanjá,firme como a montanha,nela podemos nos apoiar.
Possui casa formada por muitas águas.
Orixá que cura doenças com água fria.
Que cura as doenças sem pedir sangue aos familiares do doente.
Yemanjá, que melhora o mau ori.
Melhore mais e mais o meu ori, até o fim da minha vida.

Iniciar-se no candomblé é aceitar começar tudo de novo. Aprender os gestos mínimos de educação, esforçar-se para falar p...
07/01/2023

Iniciar-se no candomblé é aceitar começar tudo de novo. Aprender os gestos mínimos de educação, esforçar-se para falar palavras cotidianas em um dialeto tribal que até pouco você ignorava, cantar e dançar perfeitamente sabendo que aquilo não é uma simples festa, mas sim a sua forma de contato com quem lhe deu um sopro diferente de vida.
Tornar-se yaô é abrir mão das longas madeixas cultivadas durante anos. É passar 21 dias isolada longe da sua rotina e das pessoas que lhe são caras. É comer, vestir, acordar, dormir, rezar, viver completamente diferente do que você fez antes de entrar no ronkó. É chorar de emoção depois do primeiro ilá do Orixá e abraçar emocionada quem te criou recendo um sorriso que diz silenciosamente, “Você nasceu”. É aceitar com resignação mais três meses de privações que vão desde o conforto da sua cama, até o seu vestido preto preferido, passando pela ausência da cerveja com os amigos, o afago do namorado e as barras de chocolate acompanhadas de café.
Ser yaô é viver durante 7 anos como tal.
É beijar seu fio e agradecer por ter nascido.
Ser yaô é simplesmente ser feliz por pertencer ao axé. Ser Yaô é futuro lindo do nosso candomblé e aprender quem nunca sentou para aprender nunca levantará para ensinar.

[Ìyàwó] Um Ìyàwó até os três anos de iniciado é um recém nascido e até os sete anos é um adolescente. Ele não tem condiç...
07/12/2022

[Ìyàwó] Um Ìyàwó até os três anos de iniciado é um recém nascido e até os sete anos é um adolescente. Ele não tem condições de decidir sobre a sua vida como Iyawo. A responsabilidade sobre a sua vida religiosa é de responsabilidade de seus iniciadores e Ẹgbọn - ele é um Àbúrò. Não importa se ele é um adulto na vida social, na vida de terreiro, ele não é. Ele está aprendendo, ele está se refazendo, ele não tem condições de agir como um Ẹgbọn porque ele ainda não o é. Se ele age como adulto, pode morrer primeiro que um mais velho. Se ele age como Ẹgbọn, serve de exemplo aos Àbúrò ainda sendo um Àbúrò. Se ele age com a autonomia de um adulto, pode ter de responder como um adulto sem sê-lo. Hierarquia e respeito ao tempo das coisas e das pessoas são valores civilizatórios importantíssimos. Uma jabuticabeira não dá frutos antes dos 10 anos porque, antes disso, ela não tem condições de ofertar frutos doces.

*Texto de Sidney Barreto Nogueira

O feitiço que a mente cria Ebó nenhum tira .A pessoa , troca de asé ,  e  Coloca na cabeça que alguém esta fazendo feiti...
27/11/2022

O feitiço que a mente cria
Ebó nenhum tira .
A pessoa , troca de asé , e Coloca na cabeça que alguém esta fazendo feitiço.
A vela é cara ,A farinha esta cara , Os grãos estão mais caros ainda e o preços dos bichos? nem se fala!
E essas coisas só devem ser gastos para ajudar a quem vale a pena . E o mais engraçado, que
muitas vezes são pessoas que não construiram nada para ninguém invejar.
Não possuem nada na vida, muitas vezes nem um
emprego decente , uma boa carteira de trabalho assinada com bom salário. Nada mesmo.
Pessoas ocupadas na vida é sinal de muito trabalho, e pessoa com muito tempo livre, na vida, é por que a língua é GRANDE e o cérebro pequeno .
Se for pra fazer feitiço , que façamos para ficarmos bem.
E ganhar dinheiro, e não derrubar quem ja não tem nada, é o mesmo que dar murro em, ponta de faca .
Não adianta tomar , obrigação,borí, ebó seja o que for , O que sua mente criou é o que irá travar sua própria vida.
Abra sua cabeça , evolua. Destrave ori.

A cadeira da ingratidão tão cobiçada pelos iniciantes que buscam autoridade e suprir vaidades.A cadeira da ingratidão qu...
27/11/2022

A cadeira da ingratidão

tão cobiçada pelos iniciantes que buscam autoridade e suprir vaidades.

A cadeira da ingratidão que alguns merecem ter outros jamais deveriam nem sair do apotí ou da ení quanto mais ter esse direito.

A cadeira da ingratidão símbolo de um ciclo pago quase sempre com muito sofrimento suor luta batalhas mais também em alguns casos conquistada apenas pelo famoso felebé.

A cadeira da ingratidão chamada assim por tudo que todos os zeladores tem que passar e morrem passando ingratidões traições falsidades muita guerra e luta pra manter a mente sã e o axé vivo apesar de tudo que se passa.

Acadeira da ingratidão tão linda ver orixá nela descansar com seus adornos e ferramentas.

A cadeira que traz o poder da realeza dos orixás.

A cadeira que muitos querem almejam mais poucos merecem tal honra.

A cadeira da ingratidão poderia falar aqui por páginas e páginas mais quem à tem sabe o seu valor e a luta pra conquistar o seu merecimento apesar que alguns apenas a compraram mais título pode até ser comprado mais axé jamais.

A cadeira da ingratidão tão bela e tão sofrida.

Texto de Marcio Ty Oyá.

Asé
12/10/2022

Asé

Difícil não é acolher uma pessoa em seu Asé, difícil é conseguir mudar um Orí negativo para positivo.Difícil não é assen...
12/10/2022

Difícil não é acolher uma pessoa em seu Asé, difícil é conseguir mudar um Orí negativo para positivo.

Difícil não é assentar um santo, difícil é você fazer o Òmò Òrisá entender que perante o sagrado não somos nada, que cada um atrai o que emana!

Difícil não é ter um santo bom, difícil é ter um Orí bom!

Mudança, prosperidade, renovação.. muitas pessoas entram para a vida espiritual em busca disso, mas poucos entendem que para isso acontecer precisamos primeiro cuidar de nosso Orí, e o cuidado que me refiro não é tomar ebó, tomar bori, arriar mil e uma comidas aos pés de Òsalá e Yemanjá, nem nada disso, isso tudo ajuda de certo, mas, o que realmente precisamos fazer não é mudar a vida de ninguém, e sim, melhorar o Orí, melhorar a cabeça de quem nos procura. A forma de pensar, a forma de enxergar a vida, a forma de trilhar os caminhos, de alimentar os pensamentos e a forma de agir principalmente.

Orí é a nossa fonte de recursos para a prosperidade e boa saúde mental.

Se não temos uma mente próspera com pensamentos bons e saudáveis como podemos esperar ter uma vida positiva e frutífera?

Aprender sobre Orí é fundamental, toda casa deveria passar isso aos seus filhos e simpatizantes.

Perante um Orí fraco, sem instrução e negativo, não há benção possível de nenhum Òrisá.

Sem Orí nada se faz, sem um bom Orí muito menos.

Pra quem tem casa aberta, para quem cuida de pessoas, ensinem e falem mais sobre Orí. Vejo que muita gente desconhece ou fala pouco sobre este assunto.

Orí é a chave de tudo!

Fazer Santo é bom, bonito e extraordinário, mas fazer santo em bons Orís faz toda a diferença.

As vezes o problema de uma pessoa não é Òrisá, não é demanda nem quizila, é um Orí negativo.

Há muita cabeça com pano bonito amarrado, porém vazia, sem conteúdo, sem essência, sem saber direcionar a própria vida e pior, com pensamentos ruins.

12/10/2022

Parti pro mundo enorme, precisava sobreviver
De guias, mokan, roupa alva,
Ser Yawo merece todo o cuidado
contra-egum e lenço branco no ori
Sou recém casado!

"Cabeça baixa, olhos no chão
Silêncio, mantenha a calma interior. "
Repetindo o mantra
Fui comprar uma rosa branca
Mas em troca de uma benção
a ganhei do vendedor.

Por cada rua que passava,
querendo que chegasse logo minha casa
uma legião de olhos me acompanhava.
Curiosidade, espanto, admiração
Nenhuma dessas emoções me incomodava
Mas quando senti a tal intolerância na pele
Não consegui ignorar, não.

Esperando o ônibus, deu meio-dia
E fui correndo pra debaixo de uma sombra pedir agô
Ali concentrado, me sentindo mariado
Chegou perto de mim um tal senhor.
Entre berros e palavrões, dizia que Jesus me amava
Falava sobre o sangue de Cristo, que expulsava as mazelas
Enquanto me xingava.
[Todos passavam e ninguém fazia nada]

Ali parado, perdido entre a vontade de sair correndo e chorar
Pensei ser prova necessária pra alguém que acabou de iniciar.
"Qual o problema, que ninguém diz a esse homem pra parar?
Não foi Jesus mesmo quem disse que nós devemos nos amar?"

Olhei pra minha rosa, e lembrei do mensageiro Verger
disse que minha religião sobrevive
Porque não impõe verdade absoluta
a ninguém que não queira ver!
Meus ancestrais não impuseram
e sob as chibatas, sobreviveram firmes.
Deixemos as pessoas serem felizes
serem livres!

Permanecendo calado e triunfante
Por ter vencido aquele sentimento ruim
Veio alguém pra me ajudar
E tirou o homem de perto de mim.

Esse último, na despedida
Disse que a palavra de Deus salvava sim
(como quem pudesse me converter)
E que com o comportamento do meu opressor
não tinha nada a ver.

"Respeito sua fé, moço,
todos podem acreditar - ou não - no que for.
Mas já está na hora de tirar preconceito
- e o desrespeito - do caminho
que eu quero passar com a minha flor." Desconheço a autoria.
Foto:Vinicius Lima

Endereço

Avenida 9, 1829
Barretos, SP
14783072

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Ọkàn Mímọ́ Asé Yemonjá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilê Ọkàn Mímọ́ Asé Yemonjá:

Compartilhar

Categoria