24/08/2020
Pacto pela vida e pelo Brasil
Todos os ensinamentos contidos na Bíblia têm como meta
orientar as pessoas sobre o valor e o sentido da vida em todas as
suas dimensões, principalmente a vida humana. Além da existência
de uma história, ela tem um destino proclamado nas palavras do
Mestre. Jesus confirma, em seu ensinamento, o desejo do Pai e faz
um pacto de aliança, de unidade e de vida com o ser humano.
Diante da trágica realidade de mortes causadas pela covid-
19, e dos desacertos na administração pública no enfrentamento
desse problema letal, com consequências para as famílias no Brasil, a
CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em parceria com
outras organizações da sociedade, convoca os brasileiros para unir
forças a partir de um “pacto pela vida e pelo Brasil”.
Na verdade é uma convocação para unidade de pensamento
e de preces pela superação dessa crise que afeta bruscamente a
todos. Foi redigido um documento e encaminhado aos presidentes
dos três Poderes da Nação. Ali está pedindo “união da sociedade,
solidariedade, disciplina e conduta ética e transparente do governo”,
para um cuidado mais pertinente no enfrentamento do coronavírus.
Há uma frase bíblica intrigante: “Quem quiser salvar a sua
vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai
encontrá-la” (Mt 16, 25). Essas palavras atribuídas a Jesus estão em
sintonia com o pacto da vida, que precisa ser defendida, mesmo
necessitando de sofrimento. É o sentido visto na cruz, imagem dos
enfrentamentos que acontecem também por muitos na pandemia.
São praticados muitos atos arbitrários em relação à vida. O
da menina de dez anos estuprada com adiantada gravidez, fato
estranho, mas de fácil entendimento em uma cultura hedonista. A
decisão pelo ab**to foi uma atitude agressiva e contrária aos
princípios sagrados da vida humana. Isso clama aos céus e pesa
sobre os administradores da justiça uma consciência ferida.
O “Pacto pela vida e pelo Brasil” foi lançado no dia 7 de abril
passado e assinado por dezenas de entidades do país. A finalidade
principal é motivar o conjunto da sociedade brasileira numa união de
cidadãos, governos e poderes constituídos da República para “formar
uma ampla aliança para enfrentar a grave crise sanitária, econômica,
social e política que vive o Brasil”, principalmente na pandemia.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.