Chegaram em Laranjeiras o pastor Paulo Lemos e o presbítero João Ramos para pregar o evangelho, este que vinha da cidade de Itajaí. Em Laranjeiras encontraram alguns irmãos presbiterianos que prontamente ofereceram a casa para realizar o culto. Esses irmão eram: Durval Cabral Martins e sua esposa Rosa Martins e seus filhos, um deles muito conhecido por nós o irmão Ildefonso Martins que se converte
u aos 14 anos de idade. Estes foram os primeiros crentes daquela localidade. As reuniões foram acontecendo até o falecimento do Irmão Durval Martins. Mas a vontade de cultuar a Deus era grande naquele lugar, e logo em seguida uma outra residência foi disponibilizada, o proprietário era o Irmão João Gracindo, os cultos aconteceram em sua residência até que uma igreja foi construída. A primeira igreja era em madeira e veio do Bairro de Louro em Camboriú. Contam os fiéis da época que o poder de Deus era constante e contagiava a todos. Em uma ocasião a Irmã Sebastiana Martins chegou na reunião e a casa já estava lotada, acabou se ajoelhando e orando nos degraus da porta de entrada, foi quando para alegria de todos que ela começou a falar em línguas, foi batizada com o Espírito Santo de Deus. A reverência pelo momento de adoração e da palavra eram tanto que as pessoas sentiam a presença de Deus mesmo fora da residência. Nesta época o pastor presidente era o Irmão Miranda, conhecido de muitos e reconhecido também, pelos serviços prestados. As reuniões foram crescendo e muitas almas foram ganhas para Jesus. Ser crente na época não era muito fácil, o preconceito era maior, as pessoas rejeitavam, outros perseguiam, mas os fiéis do Senhor perseveravam em oração e unidos foram ampliando o reino. Caminhar pelo morro velho e chegar até Laranjeiras era uma missão singular, mas o trajeto sempre reservava particularidades com Deus. Em um dia desses de culto, os três irmãos vindos de Camboriú, avistaram o mar e começaram a admirar a obra do Senhor e seu poder, sua magnitude e de como Deus era admirável e merecedor de toda adoração. Começaram a glorificar e foram sendo cheios do Espírito Santo e logo começaram a falar em línguas. Eis que o Espírito Santo desceu e foram batizados. Já em Meados de 1950 a igreja liderada pelo presbítero Irmão Percílio Jacinto juntamente com o irmão João Gracindo contava ainda com o auxílio do Irmão Agenor Euclides e irmão Julio Graciliano, começaram a ensaiar toques de instrumentos para adorar a Deus durante as reuniões. Tudo pronto, mas sem muitas habilidades musicais na época foram para o culto, que iniciou com um dos hinos, esta reunião começou as 18:30 e terminou as 21:30, não houve pregação pois o culto ficou no primeiro hino, porque o poder de Deus invadiu aquele lugar e todos foram cheios do Esp. Nesta época a igreja contava com aproximadamente trinta fiéis, que se esforçavam para agradar a Deus. No ano de 1959 o Bairro da Barra ganhou uma Congregação, era pequena em madeira, simples. Esta igreja já era conhecida pelos fiéis, pois se tratava da mesma igrejinha, sim aquela de madeira que ficava em Laranjeiras, agora tinha recebido melhorias e passava a abrigar a congregação da Barra. Foi nesse lugar que muitas almas se renderam aos pés de Jesus. Muitas famílias sentiram a presença de Deus. O presbítero Percílio Jacinto era o responsável pela igreja. Ele tinha o auxílio do Irmão Ildefonso Martins e do Irmão Adalberto Estuqui. Nesta missão muitos manteram firme sua dedicação pela evangelização, e a obra crescia, muitas almas eram convertidas ao Senhor. Muitas foram as pessoas que se converteram ao evangelho e depois de algum tempo a igrejinha de madeira já não podia mais comportar o número de fiéis. Enviar
Segunda Igreja ano 1981
Então no ano de 1981 foi lançado a pedra fundamental dando origem a uma nova Igreja muito mais ampla, mais confortável e espaçosa. Muitos foram os valentes e colaboradores que ajudaram nesta construção. No ano de 2002 assume a direção da igreja o pastor Francisco Damasceno filho, com determinação e perfil de um construtor empreendedor logo inicia a construção do novo templo. Não concluiu a obra, mas deixou bons alicerces para que o Pastor Manoel Correa, conhecido carinhosamente por Irmão Nézinho, filho da terra, amado e admirado por muitos, viesse com a missão e convicção de presentear a comunidade da Barra com o atual templo, hoje sendo inaugurado, sob a presidência do respeitado Pastor Orlando Machado. Muitas foram as mãos que colaboraram nesta obra, muitas foram as barreiras superadas, muitas foram as lágrimas, muitas orações mas hoje podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Enviar
Igreja Atual Inaugurada em 19/02/2010
HOJE podemos até citar nomes que foram corajosos homens de fé, determinados em expandir o reino e ajudar nesta causa. Nomes como o saudoso Irmão Antônio Atanázio Correia, o Irmão Nagib Correia que permanece firme na casa do senhor, o Irmão Paulo Correia que foi um desbravador em favor do evangelho no poder legislativo. E muitas são as famílias que unidas em um único objetivo ajudaram a alargar as tendas da congregação, como a família Jacinto, a Silva, a Martins, a família Linhares, a Santos, a Santana, a Graciliano, a família Rosa, a Estuqui, a família Rocha, a Medeiros , a família Tavares, a Longo, a Pereira, família Souza, a Vieira, a Beltramine, a família Oliveira, a Ramos, a Luz e outras tantas famílias que fazem parte desta história de irmãos com um lindo propósito de adorar e exaltar a Deus. E para finalizar dizer a todos que Graças ao bom Deus “a história continua...”