03/04/2020
CARTA AOS DIZIMISTAS
PARTILHAR É ENCONTRAR O RESSUSCITADO
A passagem dos discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35) vem responder a pergunta: onde e como encontrar o Cristo ressuscitado. Os discípulos caminham tristes e desorientados. Caminhar sem Jesus é uma travessia sem sentido, triste e solitária. Jesus se aproxima e começa a caminhar e conversar com eles, porém não o reconhecem. Mesmo assim fazem o convite para permanecer em sua casa: “F**a conosco Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando”. Com a permanência de Jesus e o gesto de sentar-se à mesa para a partilha, vem a certeza que é o próprio Jesus que está com eles. “Nisso seus olhos se abriram e eles reconheceram o Senhor ao partir o pão” (Lucas, 24,30-31).
O reconhecimento de Jesus aconteceu ao partir o pão. É impossível perceber a presença de Jesus em ações egoístas, individualistas e gananciosas. Ele foi sempre doação de si. Até seu Corpo foi entregue: “Isto é o meu Corpo dado por vós” (Lucas 22,19). Ao consagrar o dízimo você se doa, faz o que fez Jesus. É um pouco de si que é doado, consagrado a Deus e à Comunidade. O dizimista pratica uma fé adulta, como a de Jesus: “Não seja o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos, 14,36). E o encontro com o ressuscitado acontece.
Então os discípulos de Emaús, repletos de alegria, deixam o medo para trás e correm para comunicar que o Senhor está vivo. Vivemos dias de apreensão e medo por causa do coronavírus. É hora de dizer ao Ressuscitado: “F**a conosco, Senhor, porque a noite vem chegando” (Lucas 24,29). F**a conosco, Senhor, somos teus seguidores também. Com o dízimo aprendemos o que é solidariedade. É pela solidariedade que vamos nos livrar dessa pandemia. Espalhemos este ensinamento por toda a parte.
Desejamos a você e à sua família dias abençoados de aconchego, luz e paz com os melhores votos de Feliz e Santa Páscoa.
A bênção de Deus para você e sua casa. Pe. Pedro e Pastoral do Dízimo.