Orientações para Visitantes
É fundamental que o consulente saiba que existem situações que não devem ser expostas ou pedidas às entidades. Falar com as entidades, ouvir seus conselhos e buscar a cura física ou espiritual é o objetivo daqueles que têm fé. Quando o visitante entrar no Terreiro, do lado direito existe uma casinha fechada chamada Tronqueira, é onde ficam as seguranças da Casa. Ao pa
ssar em frente o visitante deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira. Diante da entidade o seu comportamento deverá ser de espera, aguardando a iniciativa da entidade ou do cambone. Inicia-se a conversação e a consulta propriamente dita. O consulente não deve ter intimidade com a entidade, ser respeitoso e expor os problemas na medida que for convidado para fazer isso. Jamais deve o consulente perguntar o que a entidade tem a dizer. Isso é condenável por parecer que a entidade está sendo testada. Os limites do consulente
Todos devem saber que uma entidade incorporada tem um limite de ação que vai até a capacidade e a qualidade do médium. A entidade em sua sabedoria e informações é ilimitada, mas ao se unir com o espírito do médium tem a sua limitação até a capacidade, como disse, do próprio médium. É fundamental que o consulente saiba que existem situações que não devem ser expostas ou pedidas às entidades. Tudo que ferir o bom senso, a ética, o respeito e a honestidade não podem ser pedidos. Coisas às vezes triviais até são atendidas com certo carinho pelos espíritos, porque a eles o que interessa é fazer o bem, mesmo que seja uma banalidade. Mas os limites existem e não devem ser questionados. Não deve consultar na mesma gira com duas entidades. Seria a mesma coisa que tomar dois remédios diferentes para a mesma doença. Situações proibidas
Alguns tipos de mensagem são proibidas, como insinuar traições conjugais, prever acidentes com o consulente ou seus parentes, insinuações de traições de amizades e principalmente previsões de morte com o consulente ou com seus parentes. No nosso Terreiro se essas regras forem violadas o médium será afastado definitivamente do Terreiro. A incorporação por pessoas que estão na assistência são também proibidas. Isso porque a incorporação exige uma função. Os médiuns incorporam para atender ao público. Mas para que isso aconteça, passa por um processo de aprendizagem, de saber o que pode ou não pode ser feito, de conhecer seus guias, de estudar muito. Uma pessoa que simplesmente "incorpora" numa casa sem fazer parte da corrente atrapalha a sessão e põe todo o trabalho em risco.