12/02/2021
Sou iniciado em CANDOMBLÉ, religião de matriz africana, mas brasileira por excelência!
Aqui não tem mistura com esses papos de tradição! Tradicional é quem respeita sua matriz, valoriza e segue o AXÉ q recebeu.
SANTO não atravessou o Atlântico à toa!
Veio porque acompanhou seus filhos no momento de provação maior de FÉ: a escravidão.
Então, esses mesmos agbás que vieram, organizaram uma RELIGIÃO, um culto pros seguidores daqui, a duras p***s... E o SANTO aceitou e responde ha séculos. Não sou eu q vou mudar!
O que foi adaptado e chegou até MIM, de um jeito autossuficiente, eu recebo e aceito com muito orgulho.
Quem tiver de entender q entenda...
SANTO aqui mora em sopeira de porcelana, sim! SANTO aqui conhece e aceita azeite de oliva, sim! SANTO aqui conhece e aceita vinho moscatel, sim!
Não tem esse papo de bebida destilada (gin), não! Exu aqui aceita cachaça, sim! SANTO manda seus recados nos búzios, sim! Eu sigo o que aprendi com meu pai, sim! A matriz ainda faz o que os antigos estipularam, sim! Eu sigo o AXÉ que me deram, sim! Eu sou de CANDOMBLÉ, sou brasileiro, meu AXÉ é com x, sim! Eu ponho cerveja no pé de Ogun, sim! Meus bichos são calçados, sim! Iyagba usa baiana e camisu, sim!
Essa mistura banalizada na internet não me serve! Meu CANDOMBLÉ é na oralidade, aprendido na cozinha, fazendo, praticando, ouvindo os antigos abaixado, tomando a bênção, respeitando a hierarquia, tomando baixa, perdendo noites, sorrindo, chorando... Nunca tive uma apostila, nem um caderninho... Aqui é tudo na cabeça! Meu SANTO entende muito bem o meu português, sim! Me responde. Faz milagres na minha VIDA e na de quem tem fé, sim!
Sou do obi e do orogbo! Sou do wagi, do ekodide!
Não é qualquer bobagem que me convence...
Se o SANTO chegou até mim desse modelo, não sou eu que vou fazer diferente! Eu aceito! E amo como o recebi. Tenho cuidado nestes 48 anos de iniciado e tem dado certo. Estou vivo, sadio e FELIZ. Tenho um teto sobre minha CABEÇA e comida em minha mesa. E a cada dia tenho mais AMOR e FÉ!
Esse papo de africanizar pra mim não dá! Eu sou brasileiro, do CANDOMBLÉ e sou FELIZ!
Respeitarei sempre a origem, o continente de onde partiram até chegar a MIM. Mas eles não vieram pro Brasil à toa, como disse...
E se forem prestar bem atenção, são mais bem cultuados e respeitados aqui do que na própria TERRA de origem. O q eles tem feito por lá é vergonhoso. Banalizaram Ifá, banalizaram Egungun e estão banalizando ORIXA... Tipo pagou, levou. Estão banalizando geral. Vendem até títulos falsos. Nada disso me seduz! Sou FELIZ e realizado como estou. Amo meu CANDOMBLÉ brasileiro! Aqui eu sou FELIZ!
(texto compartilhado, porem muito bem compilado, feito mudanças na data de iniciação para nosso tempo.)