19/05/2017
Na tarde da última quarta feira, dia 17 de maio, recebemos na sede da ONG Casa de Caridade o Grupo 10 que compõe a FPI São Francisco (Fiscalização Preventiva Integrada).
A FPI São Francisco é um programa continuado, de caráter, principalmente, educativo e preventivo, reunindo diversas instituições que, no seu dia a dia, exercem individualmente o poder fiscalizador.
O Grupo 10 é coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF/AL) e seu principal objetivo é fiscalizar a saúde e segurança do trabalho dos ribeirinhos e dos patrimônios natural e cultural das cidades que integram a Bacia do São Francisco.
Para nós, família Jaguarilobá foi uma honra receber o Ministério Público Federal, representado pelo antropólogo Ivan Soares e todo o seu grupo e podermos apresentar um pouco do trabalho desenvolvido por essa família e parceiros.
Na oportunidade, apresentamos o trabalho social e educativo, realizado pela ONG Casa de Caridade. Apresentamos nossas atividades do Ilè Axé Xangô Agodô, onde cultuamos os orixás. E, apresentamos a Fazendinha do Zé da Pinga, onde cultuamos a Jurema Sagrada.
Foi evidenciado o que somos, o que temos feito e acima de tudo a nossa fé e compromisso com a nossa ancestralidade, bem como com a sociedade em geral, principalmente as pessoas que mais necessitam, independente da religião que seguem.
Foi importante, naquele momento, novamente ressaltar que o lixão que tem se formado no entorno da Favela do Alex, não é causado pela comunidade!
Foi importante mostrar que na Fazendinha do Zé da Pinga uma reserva ambiental tem nascido sob as bênçãos de nossa ancestralidade!
Foi importante ressaltar que hoje somos uma rede, envolvendo não só os adeptos do Candomblé e da Jurema Sagrada, mas uma rede solidária, que vem se fortalecendo por valores humanos!
Foi importante mostrar o que verdadeiramente somos e falar da energia que nos move!
Por aqui, ficamos com a sensação de estarmos caminhando, muitas vezes a passos lentos, outras vezes um pouco mais rápidos, todos os dias aprendendo e cumprindo com aquilo que acreditamos ser nosso dever.
Salve a Jurema Sagrada!
Axé!