Casa de Caridade de Candomblé Ilê Axé Dará Xangô Oyá

Casa de Caridade de Candomblé Ilê Axé Dará Xangô Oyá Ponto de Cultura

A Ong Casa de Caridade de Candomblé Ilé Axé Dará Xangô Oyá, popularmente conhecida apenas por Casa de Caridade, tem sua identidade marcada pela cultura afro-brasileira e pelas culturas populares em geral, em função de haver sido criada a partir da comunidade de um terreiro de Candomblé liderado pelo Babalorixá Alex Gomes, no bairro Itapuã, situado na periferia de Arapiraca em uma área onde funcion

avam, outrora, os prostíbulos da cidade. As religiões afro-brasileiras, conhecidas em Alagoas como Xangôs, se caracterizam por um forte sincretismo cultural que agrega componentes históricos oriundos das civilizações africanas Yorubás, bantos e Jêjes, junto com expressões advindas da chamada Jurema – religião nordestina igualmente sincrética - , que é composta por elementos das culturas índio-cabocla, negro-africana, sertaneja (cangaço e vaqueiros), cigana e das comunidades rurais e das periferias urbanas. Dessa mistura, resulta que os terreiros de Xangô, do qual a Casa de Caridade é um exemplo típico, se configuram como verdadeiros territórios de guarda, manutenção e reprodução de todas essas culturas, vivenciadas em suas práticas cotidianas através da culinária sagrada, das danças e cantos, na organização de suas festividades públicas, dos costumes e estéticas expressas em suas mínimas ações. Coerente com essas características, a Casa de Caridade vem desenvolvendo projetos para a realização de atividades culturais formativas, estruturadas justamente em torno desses saberes e fazeres tradicionais vivenciados comunitariamente, a par de seu potencial educativo, socializante e estruturante da identidade coletiva e individual, posto que fruto de séculos de resistência e auto-afirmação das minorias étnicas submetidas desde o período colonial.

Vamos sinbora vaqueirama
27/02/2018

Vamos sinbora vaqueirama

A 6 cavalgada de São José que acontecerá dia 18 de março de 2018 já estamos nas confecções das camisas se vc ainda não adquiriu sua camisa fale com nossa equipe já encomende pois essa cavalgada será um grande Estouro..

999617383 Alex Gomes
999242864 Equipe de apoio
996496246 Altamir

27/02/2018

Boa noite a todos

30/08/2017

Mais um curta alagoano vai ganhar as telas nacionais. O documentário O Juremeiro de Xangô, de Arilene de Castro, foi selecionado para o I Festival do Filme Etnográfico do Pará, que acontece de 08 a 11 de Novembro, em Belém. Parabéns a toda a equipe.

Conheça mais sobre o evento: http://festivaldopara.com.br/

28/07/2017
27/07/2017

O Projeto de agricultura urbana visa mudar o cenário de áreas ociosas no município. A proposta é destinar terrenos em desuso para a agricultores familiares, por meio de parcerias entre a Prefeitura de Arapiraca e particulares, a fim de que utilizem os espaços para o cultivo de lavouras ou hortas, de...

Nossa caminhada segue na busca por honrar os ensinamentos de nossa ancestralidade e também honrar o apoio, dedicação e s...
23/06/2017

Nossa caminhada segue na busca por honrar os ensinamentos de nossa ancestralidade e também honrar o apoio, dedicação e sabedoria de todos os nossos parceiros.
A cada dia estamos aprendendo e a cada dia buscamos compartilhar nossa aprendizagem, afinal Axé não se divide, Axé se multiplica!
Agarrados a esse axé que vibra em cada um de nós, convidamos todos vocês a fazerem parte desse importante momento para a cultura afro em Arapiraca.
Numa parceria mais que especial entre o SESC Alagoas e a ONG Casa de Caridade de Candomblé, será realizado o “Curso de Percussão com Sandro Santana e Altamir Alves”.

As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita, via link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSY1defZYlipMhoTCYmHxSU6TIx48qmgFN5nhxqPZgI24c4w/viewform

O Curso propõe a proximidade com os instrumentos de percussão, e uma construção junto com a comunidade e entorno no sentido de difundir uma programação cultural e artística cuja diversidade seja valorizada e haja oportunidade de uma aprendizagem continua para todos os participantes. Período: Julho a...

Na tarde da última quarta feira, dia 17 de maio, recebemos na sede da ONG Casa de Caridade o Grupo 10 que compõe a FPI S...
19/05/2017

Na tarde da última quarta feira, dia 17 de maio, recebemos na sede da ONG Casa de Caridade o Grupo 10 que compõe a FPI São Francisco (Fiscalização Preventiva Integrada).
A FPI São Francisco é um programa continuado, de caráter, principalmente, educativo e preventivo, reunindo diversas instituições que, no seu dia a dia, exercem individualmente o poder fiscalizador.
O Grupo 10 é coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF/AL) e seu principal objetivo é fiscalizar a saúde e segurança do trabalho dos ribeirinhos e dos patrimônios natural e cultural das cidades que integram a Bacia do São Francisco.
Para nós, família Jaguarilobá foi uma honra receber o Ministério Público Federal, representado pelo antropólogo Ivan Soares e todo o seu grupo e podermos apresentar um pouco do trabalho desenvolvido por essa família e parceiros.
Na oportunidade, apresentamos o trabalho social e educativo, realizado pela ONG Casa de Caridade. Apresentamos nossas atividades do Ilè Axé Xangô Agodô, onde cultuamos os orixás. E, apresentamos a Fazendinha do Zé da Pinga, onde cultuamos a Jurema Sagrada.
Foi evidenciado o que somos, o que temos feito e acima de tudo a nossa fé e compromisso com a nossa ancestralidade, bem como com a sociedade em geral, principalmente as pessoas que mais necessitam, independente da religião que seguem.
Foi importante, naquele momento, novamente ressaltar que o lixão que tem se formado no entorno da Favela do Alex, não é causado pela comunidade!
Foi importante mostrar que na Fazendinha do Zé da Pinga uma reserva ambiental tem nascido sob as bênçãos de nossa ancestralidade!
Foi importante ressaltar que hoje somos uma rede, envolvendo não só os adeptos do Candomblé e da Jurema Sagrada, mas uma rede solidária, que vem se fortalecendo por valores humanos!
Foi importante mostrar o que verdadeiramente somos e falar da energia que nos move!

Por aqui, ficamos com a sensação de estarmos caminhando, muitas vezes a passos lentos, outras vezes um pouco mais rápidos, todos os dias aprendendo e cumprindo com aquilo que acreditamos ser nosso dever.

Salve a Jurema Sagrada!
Axé!

Nesse momento recebendo o Grupo 10 de defesa do Rio São Francisco.Promotoria Federal, Polícia Militar, Polícia Ambiental...
17/05/2017

Nesse momento recebendo o Grupo 10 de defesa do Rio São Francisco.
Promotoria Federal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, IPHAN, Funai.

A Jurema Sagrada nos guia!

Com muita alegria pai Alex de Xangô convida todos os amigos, irmãos, filhos e parceiros, para estarem conosco, no próxim...
21/04/2017

Com muita alegria pai Alex de Xangô convida todos os amigos, irmãos, filhos e parceiros, para estarem conosco, no próximo dia 28, a partir das 19h30, na sede do Coletivo Afro Caeté.

Simbora, pisar esse Coco com a gente!!!

Endereço

Rua Amancio Matias Da Silva, Bairro Itapuã
Arapiraca, AL
57302-070

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Casa de Caridade de Candomblé Ilê Axé Dará Xangô Oyá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar