A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindo dos Estados Unidos. No dia 4 de janeiro de 1918, foi registrada, oficialmente como Assembleia de Deus. Histórico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz-ES
A Primeira Igreja Evangélica Assembléia de
Deus no município de Aracruz/ES teve início no ano de 1941, dois irmãos vindos de Vitória/ES, dentre estes o irmão Oscar Castelo, começou a pregar o evangelho na residência do irmão Policarpo Azeredo Rangel, em Biriricas. Devido algumas dificuldades o irmão Oscar teve que se ausentar, retornando seis meses depois com muita disposição para dar continuidade à obra iniciada. Posteriormente passou a realizar os cultos na casa do irmão Joaquim Vicente. Em maio de 1942, iniciou a construção do Templo para congregar os novos cristãos, que a cada dia aceitava ao Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal. Muitas foram às dificuldades que surgiram, entre elas a conclusão da obra, pois não havia recursos financeiros suficientes, quando Deus agiu poderosamente usando o fazendeiro Antonio Ribeiro da Rosa Loureiro, que forneceu toda madeira necessária para a cobertura. No dia 03 de abril de 1943 o Templo foi inaugurado com muito júbilo e debaixo de tremendo poder de Deus, sob a liderança do Pastor Belarmino Pedro Ramos, tendo como Presidente o Pastor Waldomiro Martins Ferreira. Não parou por ai a obra do Senhor, estendendo para Sede do Município de Aracruz, antigo Sauassú, iniciando em "Acampamento", hoje Rua 23 de maio, Bairro Ginásio, na casa do irmão Estevão Francisco do Nascimento, de saudosa memória. O primeiro Templo em Aracruz foi construído no ano de 1958, debaixo de árdua perseguição dos inimigos da obra do Senhor Jesus Cristo, que durante a noite destruíam o que era erguido durante o dia. Nesta ocasião Deus usou poderosamente o presbítero Solon do Nascimento Loureiro então oficial de justiça, que acompanhado do Pr. Flodoaldo Rodrigues , 1º presidente do campo em Aracruz, que vigiavam a construção durante a noite e assim a obra pôde ser concluída. O pastor Flodoaldo encerrou a sua primeira gestão em fevereiro de 1959, sendo substituído pelo Pastor Odilon Nascimento Duarte, que atuou até dezembro de 1963, que foi sucedido pelo Pastor Saul Inácio Ferreira em janeiro de 1964, que por força de circunstância transferiu o pastoreio ao Pastor Flodoaldo em fevereiro de 1965, agraciado pela segunda vez como Pastor deste campo, sendo substituído em janeiro de 1969, pelo Pastor Menezes Barbosa, que exerceu suas funções pastorais em Aracruz até o dia 12 de janeiro de 1972, quando por determinação do Sumo Pastor Jesus Cristo, cedeu lugar ao Pastor Genaro Martins de Oliveira, que ostentou o bordão por 21 anos, até o dia 05 de janeiro de 1993, momento em que foi promovido as mansões celestiais. Quando aprouve Deus escolher o Pastor João José Barreiros para dar continuidade a esta gloriosa obra até o mês de setembro de 2003, quando pela presciência de Deus a sorte recaiu sobre o servo menor entre seus irmãos para dar sequência à tão árdua e gloriosa tarefa, o Pastor Geraldo Pinto de Oliveira.