29/04/2026
SEMINÁRIO SÃO TIAGO COMPLETA 64 ANOS DE CRIAÇÃO.
O Seminário Diocesano São Tiago completa nesta quarta-feira, 29, 64 anos. A sua criação se deu no dia 29 de abril de 1962, por ato de Dom Delfim Ribeiro Guedes. É no Seminário que tem início o processo de amadurecimento da vida espiritual de um vocacionado ao sacerdócio, por meio de uma rotina de oração individual e comunitária.
Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.
FORMADORES DO SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO TIAGO
– Pe. Jair Rodrigues de Castro (Pró-Reitor)
– Côn. Agostinho José de Resende (Reitor)
– Pe. Francisco Andrade (Prefeito de Estudos)
– Pe. José Rocha Neto (Reitor)
– Pe. José Nacif Nicolau (Reitor)
– Dom Delfim Ribeiro Guedes (Reitor, sendo Mons. Juvenal o Pró-Reitor)
– Mons. Juvenal Vaz Guimarães Filho (Reitor)
– Pe. Francisco Lustosa (Vice-Reitor)
– Pe. Valério Cardoso, scj (Reitor)
– Pe. Francisco Andrade (Reitor)
– Pe. Sílvio Firmo do Nascimento (Pró-Reitor)
– Dom Antônio Carlos Mesquita (Reitor, sendo Pe. Sílvio o Pró-Reitor)
– Pe. Luiz Eustáquio do Nascimento (Reitor – Seminário Maior em Juiz de Fora)
– Pe. Nélio José dos Santos (Reitor – Propedêutico e Seminário Maior em Juiz de Fora)
– Pe. Geraldo Antônio Soares (Reitor – Propedêutico)
– Pe. Antônio Carlos Trindade da Silva (Reitor – Seminário Maior em Juiz de Fora)
– Pe. Claudir Possa Trindade (Reitor – Seminário Propedêutico e Filosofia)
– Pe. Álisson André Sacramento (Reitor – Propedêutico e Seminário Maior em Juiz de Fora)
– Pe. Geraldo Sérgio França (Reitor – Propedêutico)
– Pe. Javé Domingos da Silva (Reitor – Seminário Maior em Juiz de Fora)
– Pe. Elissandro José Campos de Carvalho (Reitor – Propedêutico)