23/03/2022
💛💙
Aprendizagem do Ìyáwó !!!..
Por que a Ìyáwó não pode “Não pode dormir com os pés para porta da rua?”.
Por que a Ìyáwó não pode “Não pode dormir de barriga pra cima?”.
Realmente é tabu o iniciado (Ìyáwó) dormir com os pés voltados para rua (direção à porta de saída) porque é nessa posição que o morto é levado.
Não deve dormir de barriga para cima porque é nessa posição que a mulher f**a (normalmente) para receber a semente (es***ma) fertilizadora e isso constitui quebrar um tabu. Logo, o sujeito começa a ter sonhos ruins porque o seu espírito atravessa a linha limite da Terra que em algum ponto do Planeta também se encontra invertida. Leva-se também em consideração a exposição do umbigo que é a fonte alimentadora de todas as cabeças – e nossas cabeças internas ou espirituais não podem ser expostas a nada que possa nos causar preocupações, como por exemplo, os pesadelos.
Por que a Ìyáwó não pode fazer s**o e nem ter atividades relacionadas?
o preceito de não se praticar s**o logo após a Iniciação é porque “Partículas Ancestrais Divinas” são despertadas no indivíduo, estando ainda em fase de acoplamento em sua Orí, Cabeça Interior – que guarda cinco “Cristais” que fornecem ao ser humano a qualidade de ser pensante e/ou inteligente. Por isso, não pode sofrer qualquer tipo de agitação. Por exemplo, s**o pelo movimento que envolve o ato; bebidas alcoólicas porque agita a corrente sanguínea e o cérebro; sol quente sobre a cabeça pela mesma razão; não f**ar exposto à noite na rua porque a cabeça e o organismo do sujeito requerem repouso para alcançar um “nível” civilizado de sua própria genética física e espiritual.
Todos esses cuidados não são invenções do Candomblé nem dos nossos mais velhos – no entanto, não é necessário que se cumpra 1, 2, 3, 6 meses, ou 1 ano desse preceito. Basta observar a própria cabeça – sentindo-se bem, está liberado para voltar as suas atividades .
"Não pode ir a locais de multidão" também pelo mesmo motivo - causa agitação pela troca de energia de gente. resumida a uma só - Ìyáwó deve evitar qualquer coisa que lhe cause agitação.
* Não pode tomar banho de mar e ou quedas de cachoeira.
Por quê?
Primeira resposta:
Por que Ìyáwó não pode tomar banho de mar?
Porque enquanto que o rio tem apenas fluxo, o mar tem fluxo e refluxo que causaria perturbação ao estado de Àsíwàjú-ère = Estado de loucura benéfico, ao “iniciado recente” pela agitação e não por causa do sal.
É uma observação que deve ser lembrada às filhas de Iyemoja e Òsun – ambas correm o risco de serem levadas pelas águas do mar, pois ambas são divindades que dominam os rios que fluem de acordo com a água liberada da terra pela pressão atmosférica. Logo, sentir-se-iam como pássaros nos ninhos de outros.
Esse preceito deve ser cumprindo até que as iniciadas sentam-se seguras de seu estado normal e/ou readaptadas ao meio ambiente – jamais um ano ou coisa do tipo.
Segunda resposta:
Por que Ìyáwó não pode tomar banho de cachoeira?
Um Ìtàn (relato e não lenda ou mito) diz que:
Um dia quando Obàtálá moldava os seres humanos a água de sua cacimba secou. Ele para sanar a dificuldade foi apanhar água no rio de Ìyámi...
Ìyámi viu e o acusou de roubo e logo começou a dar-lhe chutes e pontapés, empurrando-o à casa de todos os Òrísà até chegar à casa de Òrúnmìlà....
Outro Ìtàn diz que:
Um dia Obàtálá estava tomando banho numa cachoeira e as pessoas o viram lá.
Logo depois, uma bela jovem foi estuprada na beira do rio...
Todos o acusam do estupro..Por essa razão, constitui um tabu para os filhos de Obàtálá tomar banho de cachoeira e apanhar água em rios sobpena de serem acusados de crimes que não cometeram. Só aos filhos de Obàtálá aplica-se essa restrição.
Também não podem se sujarem com azeite de dendê. Mas podem comê-lo.
Não podem se sujarem com àdí – óleo do núcleo do coco de dendê.
Não comem inhame d’água.
Não podem comer feijão vermelho.
Não podem f**ar perto de fumaça.
Todas essas coisas são tabus para Obàtálá e seus filhos.
Observação:
Quem não pode tomar café, sujar-se de carvão e comer azeite-de-dendê são os filhos de Obàlùfòn (diga-se de passagem, um Egúngun-funfun).
Filho de Òsógyán pode: Tomar banho de rio, comer dendê a vontade, vestir-se preto... Ele é Òsó! É Iniciado de preto!!!
Crédito
Babá Omobinã