Grupo de Acólitos. Comunidade Santo Ignácio de Loyola-Camama1

Grupo de Acólitos. Comunidade Santo Ignácio de Loyola-Camama1 PASTORAL ST. INÁCIO DE LOYOLA

01/10/2021

01 de Outubro.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
Santa e Doutora da Igreja

Nasceu dia 02 de janeiro de 1873, na cidade de Alençon, França.
Viveu vinte e quatro anos, dos quais quinze passou com sua família e nove no Carmelo.

Aos quatro anos ficou órfã da mãe e com 15 anos entrou para o Convento do Carmelo de Lisieux.
Nenhum fato extraordinário marcou sua vida religiosa, passando despercebida aos olhos do mundo. Viveu intensamente cada hora de sua existência, cumprindo cada mínima ação por amor à Jesus.

Achando-se pequena demais para escalar a montanha da santidade, foi à procura de uma pequena via completamente nova, bem reta, bem curta, para ir, assim mesmo, ao céu.
É esta via que ela aponta a todas as pequenas almas.

Morreu em 30 de setembro de 1897.
Foi beatificada em 1923 e declarada santa em 1925, padroeira das Missões em 1927 e Doutora da Igreja em 1997 pelo Papa São João Paulo II.
Sua festa litúrgica é no dia 1°de outubro.
Era um tesouro escondido e valioso, uma fonte inesgotável da ciência do amor à Deus, um farol luminoso que, uma vez descoberto, encontrou e continua a surpreender a quantos lêem a História de uma Alma.

Santa Teresinha do Menino e da Sagrada Face, rogai por nós !

04/05/2021

QUANTO TEMPO DE FORMAÇÃO É NECESSÁRIO PARA TORNAR-SE MADRE/PADRE, IRMÃO/IRMÃ?
Antes de irmos ao tema! Gostaria de saber se FREIRA, IRMÃ e MADRE, é mesma coisa?

Há vários termos para identificar uma religiosa, por tanto, trago os três nomes:FREIRA, IRMÃ E MADRE.

FREIRA, é feminino de FREI, que vem do latim: Frater, que significa IRMÃO. Por tanto, FREIRA é mesma que irmã. podemos usá-la para qualque mulher consagrada. Que pertence a uma congregação ou ordem religiosa, e professa os fotos de castidade, pobreza e obediência.

MADRE: do latim mater, que em português significa MÃE.
O título é dado à irmã religiosa coordenadora de IRMÃS, ou de uma ordem ou congregação religiosa.

Para que um jovem ou uma jovem, assuma a vida religiosa ou presbiteral é necessário um tempo suficiente para sua experiência de amadurecimento humano, afetivo, intelectual, comunitário e espiritual. Para crescer nessas dimensões é necessário muita paciência, treinamento, fé e - porque não dizer - fracassos.

O Seminário, convento ou Casa de Formação, é um lugar especial das experiências de crescimento que vive-se numa dinâmica de aprendizagem de "ensaio e erro". Na Comunidade de Formação a vivência dos valores evangélicos, formandos e formadores vão crescendo juntos, desconstruindo paredes e reconstruindo a casa interior no solo seguro da Igreja.

Cada Congregação ou Diocese tem um jeito de ser, um Carisma e uma Espiritualidade que distingue uma da outra. Aí reside um a riqueza incomensurável. Todas tem exigências a serem cumpridas, critérios para a formação, trabalhos diferentes, modo de alcançar resultados na Missão. Dessa forma, não é possível aplicar á Formação de todas as Congregações uma quantidade de tempo único para o término da Formação Inicial.

"Não é a quantidade de tempo que garante que o formando ou a futura Freira estarão bem equiparados e prontos para enfrentar os desafios da evangelização".

Não é a quantidade de tempo que garante que o formando ou a futura Freira estarão bem equiparados e prontos para enfrentar os desafios da evangelização. Até porque depois do tempo de seminário, todo religioso, Irmão, Padre e Freira precisa continuar seu processo de educação, de aperfeiçoamento, de estudos.

Quem deixa de estudar, começa a regredir em todas as dimensões da Missão, rumo à mediocridade.

Para os candidatos ao sacerdócio na vida Diocesana é exigido ao menos dois cursos superiores: Filosofia e Teologia.

Para os Religiosos (Congregações masculinas e femininas), há sempre alguns anos a mais, pois a prioridade é a vivência do Carisma e Espiritualidade próprios daquelas instituições e, para isso é necessário mais tempo para assumirem as "heranças" da família religiosa que optaram.

Os jovens que trilham o caminho Redentorista, por exemplo, tendo terminado o Ensino Médio passarão 10 anos de estudos até o tempo dos Votos Perpétuos , a partir daí, os que desejam ser Padres, partirão para o caminho da ordenação diaconal e depois presbiteral; os Irmãos, iniciarão seus trabalhos missionários de forma mais intensa.

:: Quanto tempo leva o processo para ingressar num seminário ou convento?

Portanto, para tornar-se um Padre ou uma Freira, não há um tempo padrão. Depende a tradição da família religiosa que o (a) jovem escolheu. Nesse sentido é muito mais importante viver com intensidade as propostas formativas da Casa de Formação e não correr querendo terminar os estudos para logo fazer os Votos ou chegar a ordenação.

Um ditado popular nos ensina muito: "a pressa é inimiga da perfeição". Portanto, quem deseja entrar nesse rumo vocacional, deve esquecer o "tempo cronológico" (medido pelo relógio) e mergulhar no "tempo kairológico" (medido pela intensidade da experiência de Deus). É isso que fará do homem e da mulher uma verdadeira pastora, um verdadeiro pastor, vocacionados por Deus para apascentar Suas ovelhas.
SEMINARISTA AMADEU!

Endereço

Luanda
670

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Grupo de Acólitos. Comunidade Santo Ignácio de Loyola-Camama1 publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Grupo de Acólitos. Comunidade Santo Ignácio de Loyola-Camama1:

Compartilhar