28/07/2018
Reflexão sobre o Evangelho do dia: Mt 13, 24-30
Versículo 25: “Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi-se embora.”
O inimigo semeia enquanto “dormimos”, enquanto estamos inconscientes, distraídos. Por isso, é preciso estarmos sempre atentos para não sermos pegos de surpresa pelo inimigo (“Vigiai e orai para terdes forças contra a tentação”). Na rotina maluca e cheia dessa vida, muitas vezes buscamos meios de “distração”, de “espairecer”, de nos abstrair desse mundo. Esse meio muitas vezes é uma droga (lícita ou ilícita), um hábito, um vício. Uma forma de fugir de nossas próprias vidas: uns “bebem para esquecer”, outros assistem séries sem parar, outros não tiram os fones com música alta do ouvido por nada, outros se metem sem freios na vida das redes sociais. Cada um busca se meter num mundo de fantasia, encontrando sua forma de, ao menos aparentemente, abstrair-se de sua própria vida. O que é impossível, pois, por mais cachaça que você tome, mais série que você assista ou mais conversas (inclusive consigo mesmo) que você ignora com as músicas altas que ouve, não é capaz de fazer sumirem seus problemas. A vida não dá trégua enquanto você “relaxa” usando um desses artifícios para tentar (enganosamente) afastar de você as dificuldades, as dores da vida. Não é esse o caminho. Essas são só oportunidades de te deixar mais inconsciente, distraído de seu verdadeiro rumo, do seu verdadeiro propósito, da verdade da sua vida. CUIDADO. Óbvio, não significa dizer que não deva haver lazer, que não deva haver bons momentos entre amigos e família, mas pense: quais os reais bons momentos que você viveu e vai guardar para sempre? Você estava consciente em cada um deles? Muito provavelmente os momentos que estão e estarão para sempre no seu coração não são aqueles em que você decidiu “abstrair-se da vida”, muitos deles você nem conseguiu registrar no Facebook ou no Instagram. Para viver de verdade, é preciso estar conscientes! O tempo todo! Sem alienações, sem “bitolações”. A verdadeira beleza real desta vida só pode ser vista, tocada, vivida se você se mantiver consciente de seus atos, de seus pensamentos, de suas palavras, de seus sentimentos, de quem você é de verdade. Mesmo em meio a tantas dificuldades, você enxergará a verdadeira felicidade, tenho certeza. Então, chega de dar chances para que o inimigo distraia você e te leve para o buraco. Vigie sempre, ore constantemente, alimente seu corpo e sua alma de boas coisas: bons amigos, bons passeios, bons alimentos, boa música, boa diversão. É este o bom caminho, é este o caminho da verdade, o caminho que te leva a Deus.