Projeto: Conhecer, Sentir, Viver Kardec

Projeto: Conhecer, Sentir, Viver Kardec Projeto: Conhecer Kardec
www.luzdoespiritismo.com

O grupo tem como objetivo postar os textos das obras de Kardec e citações de Jesus.

Visite nosso site: http://www.luzdoespiritismo.com/l

Projeto: Conhecer, Sentir, Viver Kardec

O verdadeiro espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos espíritos. De...
23/11/2025

O verdadeiro espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos espíritos. De nada adianta crer, se a crença não faz com que dê um passo adiante na via do progresso, e não o torne melhor para seu próximo.”

- Allan kardec – máximas extraídas do ensinamento dos espíritos – trecho do livro: ‘o espiritismo em sua mais simples expressão’.

388. Os encontros que se dão algumas vezes entre certas pessoas, e que se atribuem ao acaso, não seriam o efeito de uma ...
21/08/2025

388. Os encontros que se dão algumas vezes entre certas pessoas, e que se atribuem ao acaso, não seriam o efeito de uma espécie de relações simpáticas?

— Há, entre os seres pensantes, ligações que ainda não conheceis. O magnetismo é a bússola dessa ciência, que mais tarde compreendereis melhor.

(O Livro dos Espíritos, 388).

Sofremos a consequência de um mau pensamento não concretizado?Depende. Todo pensamento mau resulta da imperfeição da alm...
08/08/2025

Sofremos a consequência de um mau pensamento não concretizado?

Depende. Todo pensamento mau resulta da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que a pessoa alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, porque ela o repele com energia.

É indício de esforço por apagar uma mancha e a pessoa não cederá, mesmo que se apresente oportunidade de satisfazer a um mau desejo.

Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.

Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo.

É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse, e é assim que sofrerá por causa disso as consequências.

(O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo VIII, itens 5 a 7.)

Parábola do fariseu e do publicano"Também disse esta parábola a alguns que punham a sua confiança em si mesmos, como sen...
17/01/2025

Parábola do fariseu e do publicano

"Também disse esta parábola a alguns que punham a sua confiança em si mesmos, como sendo justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, publicano o outro.

O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: Meu Deus, rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo.

O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo: "Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador".

Declaro-vos que este voltou para a sua casa, justificado, e o outro não; porquanto, aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado."

(Lucas, cap. XVIII, vv. 9 a 14.)

A seguir, um trecho do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, no capítulo que fala sobre a eficácia d...
15/10/2024

A seguir, um trecho do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, no capítulo que fala sobre a eficácia da prece :

"Um homem está perdido num deserto; sofre horrivelmente de sede; sente-se desfalecer e deixa-se cair ao chão. Ora, pedindo a ajuda de Deus, e espera, mas nenhum anjo vem lhe dar de beber. No entanto, um Bom Espírito lhe sugere o pensamento de levantar-se e seguir determinada direção. Então, por um impulso instintivo, reúne suas forças, levanta-se e avança ao acaso.

Chegando a uma elevação do terreno, descobre ao longe um regato, e com isso retoma a coragem. Se tiver fé, exclamará: “Graças, meu Deus, pelo pensamento que me inspiraste e pela força que me deste”. Se não tiver fé, dirá: “Que boa idéia tive eu! Que sorte eu tive, de tomar o caminho da direita e não o da esquerda; o acaso, algumas vezes, nos ajuda de fato! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me haver deixado abater!”.

Mas, perguntarão, por que o Bom Espírito não lhe disse claramente:”Siga este caminho, e no fim encontrarás o que necessitas”? Porque não se mostrou a ele, para guiá-lo e sustentá-lo no seu abatimento? Dessa maneira o teria convencido da intervenção da Providência.

Primeiramente, para lhe ensinar que é necessário ajudar-se a si mesmo e usar as próprias forças. Depois, porque, pela incerteza, Deus põe à prova a confiança e a submissão à sua vontade.

Esse homem estava na situação da criança que, ao cair, vendo alguém, põe-se a gritar e espera que a levantem; mas, se não vê ninguém, esforça-se e levanta-se sozinha.

Se o anjo que acompanhou a Tobias lhes houvesse dito: “Fui enviado por Deus para te guiar na viagem e te preservar de todo perigo”, Tobias não teria nenhum mérito. Foi por isso que o anjo só se deu a conhecer na volta.

(Leia o texto completo em luzdoespiritismo.com)

Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 27, item 8.

Amigos, é com muita alegria e gratidão que comemoramos, neste mês, 19 anos do Projeto Conhecer, Sentir, Viver Kardec. Qu...
26/08/2024

Amigos, é com muita alegria e gratidão que comemoramos, neste mês, 19 anos do Projeto Conhecer, Sentir, Viver Kardec. Que possamos comemorar ainda muitos outros, divulgando e aplicando seus ensinamentos em nossas vidas. 🙏🏽🙌🏾🎉

"Toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei de amor e caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia. É um atentado, à benevolência recíproca e à fraternidade, entretendo o ódio e a animosidade. Enfim, porque depois da humildade perante Deus, a caridade para com o próximo é a primeira lei de todo cristão."

(Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.9, item 4).



A crença no espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje está melhor do que ontem.(Allan Kardec. ...
23/05/2024

A crença no espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje está melhor do que ontem.

(Allan Kardec. O Espiritismo em sua mais simples expressão, 38)

"A moral dos espíritos superiores se resume, como a do Cristo nesta máxima evangélica: “Fazer aos outros o que desejamos...
18/04/2024

"A moral dos espíritos superiores se resume, como a do Cristo nesta máxima evangélica: “Fazer aos outros o que desejamos que os outros nos façam", ou seja, fazer o bem e não o mal. O homem encontra nesse princípio a regra universal de conduta, mesmo para as menores ações.

Eles nos ensinam que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria; que o homem que, desde este mundo, se liberta da matéria pelo desprezo das futilidades mundanas e o cultivo do amor ao próximo, se aproxima da natureza espiritual; que cada um de nós deve tornar-se útil segundo as faculdades e os meios que Deus nos colocou nas mãos para nos provar; que o Forte e o Poderoso devem apoio e proteção ao Fraco porque aquele que abusa da sua força e do seu poder para oprimir o seu semelhante viola a lei de Deus.

Eles ensinam enfim que no mundo dos Espíritos nada pode estar escondido: o hipócrita será desmascarado e todas as suas torpezas reveladas; a presença inevitável e incessante daqueles que prejudicamos é um dos castigos que nos estão reservados; ao estado de inferioridade e de superioridade dos Espíritos correspondem p***s e alegrias que nos são desconhecidas na Terra

Mas eles nos ensinam também que não há faltas irremissíveis que não possam ser apagadas pela expiação. O homem encontra o meio necessário nas diferentes existências que lhe permitem avançar, na via do progresso em direção à perfeição que é o seu objetivo final.”

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, introdução, VI.

"Não imiteis as seitas que se entredevoraram em nome de um Deus de paz que cada um evocava em auxílio de seus furores. A...
23/01/2024

"Não imiteis as seitas que se entredevoraram em nome de um Deus de paz que cada um evocava em auxílio de seus furores. A verdade não se prova pelas perseguições, mas pelo raciocínio. Em todos os tempos as perseguições foram as armas das causas más e dos que tomam o triunfo da força bruta pelo da razão. A perseguição não é um bom meio de persuasão. Ela pode momentaneamente abater o mais fraco, jamais convencê-lo, porque, mesmo na angústia onde tiver sido mergulhado, ele exclamará como Galileu na prisão: e pur si muove! Recorrer à perseguição é provar que se conta pouco com a força da lógica. Jamais useis represálias. À violência oponde a doçura e uma inalterável tranquilidade. Fazei aos vossos inimigos o bem pelo mal. Por aí dareis um desmentido às calúnias e os forçareis a reconhecer que vossas crenças são melhores do que eles dizem."

(Allan Kardec. Revista Espírita, março de 1863).

Desejo aos amigos um Feliz Natal e um ano novo repleto de paz!  Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu...
24/12/2023

Desejo aos amigos um Feliz Natal e um ano novo repleto de paz!
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. João 15:12

"A finalidade da religião é conduzir o homem a Deus. Mas o homem não chega a Deus enquanto não se fizer perfeito. Toda r...
17/12/2023

"A finalidade da religião é conduzir o homem a Deus. Mas o homem não chega a Deus enquanto não se fizer perfeito. Toda religião, portanto, que não melhorar o homem, não atinge a sua finalidade.

Aquela em que ele pensa poder apoiar-se para fazer o mal, é falsa ou foi falseada no seu início. Esse é o resultado a que chegam todas aquelas em que a forma supera o fundo.

A crença na eficácia dos símbolos exteriores é nula, quando não impede os assassínios, os adultérios, as espoliações, as calúnias e a prática do mal ao próximo, seja qual for. Ela faz supersticiosos, hipócritas e fanáticos, mas não faz homens de bem.

Não é suficiente ter as aparências da pureza, é necessário antes de tudo ter a pureza de coração."

– Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 8, item 10.

“Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. ⁣⁣Para ju...
10/09/2023

“Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. ⁣

Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço?⁣

Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos.” ⁣

– Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, Item 10. ⁣


Endereço

Viseu

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Projeto: Conhecer, Sentir, Viver Kardec publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar