31/03/2023
Mãe
Hoje 31 de março, minha mãe faria 85 anos, mas há 13 anos o Senhor a recolheu.
Ela sempre estará em minha memória, e nessa semana, revendo algumas fotos, onde estava com a gente em passeios, festas, com meus filhos que ela ajudou a cuidar com tanto amor.
E olhando para a última foto que tiramos juntas, quanta saudade, ela deixou em meu coração e na minha memória!!!! Esse momento registrado foi a nossa última foto juntas, quando eu estava partindo para um lugar desconhecido do outro lado do oceano - o Japão. Na despedida em sua casa tirei uma foto com ela, antes de irmos para o aeroporto, foi a última vez que vi minha mãe. Um ano depois ela veio a falecer em 2007. De repente me veio em mente: Como ela era, ou qual era o seu melhor.
Me lembro de muitos pequenos detalhes. Lembro-me de poucas palavras reais, sabe!, mas lembro dos momentos, das ocasiões, dos acontecimentos.
Eu me lembro das coisas que ela me ensinou.
É curioso como tenho flashes de memória da minha infância, principalmente das coisas que ela me ensinou...é muito nítido!!! como arrumar uma cama, a fazer croche, a cozinhar, a fazer bolo, ir a feira e comprar as coisas.
Eu me lembro dela dizendo que me amava, que eu tinha que estudar aquilo que eu gostava... e isso foi uma decisão importante em um determinado momento!!! me lembro dela rindo, ou as vezes brava, com cara fechada, quando faziamos alguma brincadeira... mas não consigo lembrar de muitas coisas específicas que ela disse para mim - como frases que ficou marcada.
Realmente, o que eu me lembro são as coisas que ela fez. A pessoa que ela era. Seus hábitos e seu serviço e seu comportamento.
Lembro-me da sua personalidade, como ela sempre fez com as pessoas para que se sentissem acolhidas e amadas.
Eu me lembro como ela se deu sem pedir nada em troca.
Lembro-me de como ela tratava as pessoas.
E eu me sentia amada, segura, conhecida.
Eu acho que como mãe, agora, enfatizamos muito sobre como as palavras exatas que dizemos aos nossos filhos. (Continua nos comentários)💓💓💓💓